Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá tenho o seguindo programa a fazer,e já quebrei a cabeça e não consegui,alguém me ajude!por favor!!

O valor de seno(x) pode ser dado pela sequência de Taylon, e o ângulo para se calcular o seno deve ser informado em radiano, e não em graus.

Implemente uma função para calcular o

valor do seno de x. Note que xk+2 é igual a

xk*x2 e (n+2)! = n!*(n+1)*(n+2).

Tenho este também que não consegui fazer,fazefunção em pascal que retorne o número em binário,só que entra string e não sei trata-la.

Escreva um programa contendo uma

função

Function binario(n:integer):TipoString;

Que retorna um tipo chamado

TipoString, declarado como:

Type TipoString = string[50];

String contendo o número n na base

binária.

Posted (edited)

O meu do seno ta retornando "values out of range"...não da certo!!

Program seno;
var a: integer;
function s (x : real) : real;
var y, k : real;
var i, f, z, n, t : integer;
begin
t:= 0;
n:= 3;
k:= x;
y:= x*x*x;
f:= 6;
x:= x - x*x*x/3*2;
for i:= 1 to 100 do
begin
z:= f*(n+1)*(n+2);
f:= z;
n:= n + 2;
y:= y*(k*k);
if (t = 1)
then
begin
x:= x - y/z;
t:= 0;
end
else
begin
x:= x + y/z;
t:= t + 1;
end;
end;
s:= x;
end;
begin
readln (a);
writeln (' O valor do seno de a = ', s (a));
end.
Edited by thoga31
GeSHi
Posted

Dicas para o seno: cria uma função à parte para o cálculo dos factoriais. Assim farás, por exemplo, factorial(n) em vez de fors dentro de fors que só vai criar código ilegível.

Quanto ao Out Of Range, significa que o tipo de dados não suporta os resultados que estão a dar: substitui Integer por LongInt.

Knowledge is free!

Posted

Ah, é verdade, outra coisa, indenta o teu código para ser muito mais legível. Eu não consigo perceber nada do código.

E comenta-o, habitua-te a isso, torna-se essencial.

Knowledge is free!

Posted

Tenho este também que não consegui fazer,fazefunção em pascal que retorne o número em binário,só que entra string e não sei trata-la.

O quê que não sabes? Trabalhar com strings?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

E o professor manda fazer algo que inclui criar tipos novos sem dizer como se trabalha com strings? 😕

Então é assim.

Ao declarares uma variável do tipo string, podes guardar nela valores alfanuméricos, texto no fundo.

Esses valores têm de estar obrigatoriamente entre pelicas ( ' ).

Ex.:

program teste;
var
  s:String;
begin
  s:= 'Olá Ana!';
  writeln(s);
end.

Isto iria escrever no ecrã as palavras: Olá Ana!

Posto isto, há alguns truques para trabalhar com strings:

1. Para limitar uma string a um tamanho especifico, coloca-se à frente da declaração o nº de caracteres máximo, entre parentesis rectos:

var
  s: string [50]; // aceita no máximo 50 caracteres

2. Se quiseres aceder a um caracter específico da string, só tens de colocar, também entre parentesis rectos, o nº da posição que queres aceder:

s:='Olá Ana!';
writeln(s);  // Isto irá mostrar no ecrã as palavras: [b]Olá Ana![/b]
s[8]:='.'
writeln(s);  // Isto irá mostrar no ecrã as palavras: [b]Olá Ana.[/b]

Estas são as bases das strings. A partir daqui, tens várias funções que te permitem copiar ou apagar partes da string, mas aí já depende especificamente do que quiseres fazer. Como exemplo, deixo-te mais um:

s:='Olá Ana!';
writeln(s); // Isto irá mostrar no ecrã as palavras: [b]Olá Ana![/b]
r:='Tudo bem ' + Copy(s,5,999);  // Isto irá colocar na variável r (String) a junção do valor 'Tudo bem' com uma cópia do valor que estiver em s, a partir da 5ª posição ('A').
		    // O 999 é a quantidade máxima de caracteres que serão copiados, podia-se neste caso usar qualquer numero acima de 4.
writeln(r); // Isto irá mostrar no ecrã as palavras: [b]Tudo bem Ana![/b]

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Penso que o que tu queres é um programa que introduzas um número e o obtenhas o correspondente em binário. Além de eu achar que te devias esforçar por tentar resolver esse problema que nem é tão dificil assim.... o pessoal aqui ajuda-te.... acho que podes encontrar isso na Wiki.

xk*x2

@Ana, não quererias escrever xk*x^2?