Jump to content

Recommended Posts

Posted

Viva,

Sou chamado um newbie em Visual Basic e estou a desenvolver um programa que pelos vistos é avançado demais para os poucos conhecimentos que tenho em Visual Basic.

Já pesquisei e não consigo encontrar algo que me faça isto. Leia um texto todo procure as linhas que contem [ ] e retire o valor ou a palavra que se encontre entre os parentesis rectos.

Consigo ter o valor em código VBScript mas em VB.Net não faço a minima ideia de como fazer isto. Nota que o ficheiro não tem a extensão INI isto porque o que pretendo é a informação do ficheiro rasphone.pbk que é muito parecido estruturalmente com um ficheiro INI.

Const ForReading = 1
Dim objFSO : Set objFSO=CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
Dim strFile : strFile = "rasphone.pbk"
Dim objIniFile
Dim strLine
Dim strSection
If objFSO.FileExists(strFile) Then
Set objIniFile = objFSO.OpenTextFile(strFile, ForReading, False)
Do While objIniFile.AtEndOfStream = False
strLine=Trim(objIniFile.ReadLine)
If Left(strLine,1)="[" The
strSection=Left(strLine, Len(strLine) -1)
strSection=Right(strSection, Len(strSection) -1)
wscript.echo strSection
End If
Loop
objIniFile.Close
Else
Wscript.echo strFile & "Not exist"
End If

Se conseguirem fornecer-me algumas luzes de como fazer este código em VBasic ficaria grato.

Obrigado

Posted

Para ler só tens de fazer algo como:

Dim total As Integer = 0
    Dim fileName As String = "c:\teste.txt"

' Guarda num Array linha a linha
    Dim lines() As String = IO.File.ReadAllLines(fileName)

' Ciclo que irá mostrar linha a linha
    For Each line As String In lines
	    Debug.WriteLine(line.ToString)
	    total += 1
    Next

' Mostra o total de linha lidas
    Debug.WriteLine("Total de linhas:" & total.ToString)

Fonte: http://www.jorgepaulino.com/2008/06/vbnet-utilizao-de-ficheiros-de-texto.html

Depois podes usar regex para extrair o que está dentro dos parentises ou através de funções de texto.

Posted

<p>Obrigado Jpaulino mas acho que expliquei-me mal. Então é assim. Tenho este ficheiro rasphone.pbk cujo o conteudo é o seguinte:<br />

<br />

[VPN One]<br />

Encoding=1<br />

PBVersion=1<br />

<br />

[VPN Two]<br />

Encoding=1<br />

PBVersion=1<br />

<br />

[VPN Tree]<br />

Encoding=1<br />

PBVersion=1<br />

<br />

etc..etc<br />

<br />

O que pretendo é lêr o ficheiro todo e "retirar" e inserir numa combobox os valores que estão entre os parênteses rectos [ ]. Até ao momento o código que fiz foi o seguinte.<br />

<br />

<br />
Imports System.IO<br />
Public Class Form1<br />
Private Sub Form1_Load(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Me.Load<br />
<br />
Dim ficheiro As New IO.StreamReader("C:\ProgramData\Microsoft\Network\Connections\Pbk\rasphone.pbk")<br />
Dim Texto As String = ""<br />
Dim Seccao As String<br />
<br />
Do While ficheiro.Peek() <> -1<br />
<br />
Texto = ficheiro.ReadLine()<br />
Seccao = Split(Texto, "[") <------ Erro Value of type 1- dimensional array of string cannot be converted to string<br />
Loop<br />
<br />
End Sub<br />
<br />
Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click<br />
  Me.Close()<br />
  Process.Start("rasphone.exe", "-d " & Chr(34) & "VPN One" & Chr(34))<br />
End Sub<br />
<br />
Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click<br />
 Me.Close()<br />
 Process.Start("rasphone.exe", "-d " & Chr(34) & "VPN Two" & Chr(34))<br />
End Sub<br />
<br />
Private Sub Button4_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button4.Click<br />
 'Botão Cancel<br />
 Me.Close()<br />
End Sub<br />
<br />
Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click<br />
 'Botão OK<br />
 'ComboBox1.SelectedIndex = 0<br />
 'Posiciona a primeira 'MsgBox(ComboBox1.Items.Count) 'Informa quantas linhas tem o texto<br />
End Sub<br />
<br />
End Class<br />
<br />
<br />

<br />

<br />

Sei que o código está incompleto e que tem coisas a mais que não devia ter tais como os buttons_click. Usei estes botões apenas e só apenas para testar se conseguia iniciar a VPN pretendida. Mas o processo que desejo é eliminar os botões e passar a informação para a combobox. Portanto o organigrama do programa será.<br />

<br />

1º Lêr o ficheiro rasphone.pbk <--- Check<br />

2º Retirar a informação que se encontra entre parênteses rectos. <--- Como fazer?<br />

3º Inserir a informação na combobox <--- Provamente será combobox1.items.add(linha)<br />

4º Seleccionar o Item da combobox desejado e clicar no OK para iniciar a ligação à VPN <--- Verifica qual o index(0,1, 2 ou 3) e inicia a VPN<br />

<br />

Obrigado<br />

<br />

</p>

Posted (edited)

aos bocadinho lá vou conseguindo....

Pronto já consigo retirar o que está entre parenteses rectos e inserir numa combobox. Agora tenho que ver como retirar os parenteses rectos para não aparecer no indexamento da combobox e apenas aparecer o que está entre eles, depois associar o index(0) ou index(1) à tecla OK.

Nota se utilizar o strLine = strFile.Readline.Split("[") dá-me erro. Escrevi o erro no código em cima.

Do While strFile.Peek() <> -1 'Utiliza Peek para ler o ficheiro até que não haja mais linhas
strLine = strFile.ReadLine()
If InStr(strLine, "[") > 0 Then
strSection = strLine
ComboBox1.Items.Add(strSection)
End If

Conseguem ajudar-me no que falta?

Muitissimo obrigado

Edited by Caça
GeSHi
Posted (edited)

Caros,

Muito obrigado mas já consegui realizar o que queria. Venho por este meio partilhar o código completo e perguntar se detectam algum erro que me tenha escapado.

O input do ficheiro é o rasphone.pbk e é composto da seguinte forma.

[VPN ONE]

Encoding=1

PBVersion=1

[VPN TWO]

Encoding=1

PBVersion=1

[VPN TREE]

Encoding=1

PBVersion=1

Portanto o ficheiro é igual a um ficheiro INI e o objectivo era criar um form com uma combobox e dois botões onde podemos seleccionar a vpn que queremos iniciar.

O que o código tinha que fazer? É abrir e lêr todas as secções do ficheiro [ ] e inserir numa combobox. Depois seleccionar a secção e iniciar a VPN.

O código que realizei é o seguinte:

Public Class Form1
Dim namevpn As String
Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
Dim strFile As New IO.StreamReader("C:\ProgramData\Microsoft\Network\Connections\Pbk\rasphone.pbk")
Do While strFile.Peek <> -1
Dim textline As String = strFile.ReadLine
If textline.Contains("[") Then
Dim section As String = textline.Remove(0, textline.IndexOf("[") + 1)
section = section.Substring(0, section.IndexOf("]"))
ComboBox1.Items.Add(section)
End If
Loop
End Sub

Private Sub ComboBox1_SelectedIndexChanged(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ComboBox1.SelectedIndexChanged
'Dim intSelectedindex As Integer
'intSelectedindex = ComboBox1.SelectedIndex

Dim objselecteditem As Object
objselecteditem = ComboBox1.SelectedItem

'MsgBox(intSelectedindex)
'MsgBox(objselecteditem.ToString())

namevpn = objselecteditem.ToString()
End Sub

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
Me.Close()
'Process.Start("rasphone.exe", "-d " & Chr(34) & "VPN ONE" & Chr(34))
Process.Start("rasphone.exe", "-d " & Chr(34) & namevpn & Chr(34))
'MsgBox(namevpn)
End Sub

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
Me.Close()
End Sub
End Class

Obrigado a todos.

Edited by Caça
GeShi
Posted

Caros,

Muito obrigado mas já consegui realizar o que queria. Venho por este meio partilhar o código completo e perguntar se detectam algum erro que me tenha escapado.

O input do ficheiro é o rasphone.pbk e é composto da seguinte forma.

[VPN ONE]

Encoding=1

PBVersion=1

[VPN TWO]

Encoding=1

PBVersion=1

[VPN TREE]

Encoding=1

PBVersion=1

Portanto o ficheiro é igual a um ficheiro INI e o objectivo era criar um form com uma combobox e dois botões onde podemos seleccionar a vpn que queremos iniciar.

O que o código tinha que fazer? É abrir e lêr todas as secções do ficheiro [ ] e inserir numa combobox. Depois seleccionar a secção e iniciar a VPN.

O código que realizei é o seguinte:

Public Class Form1
Dim namevpn As String
Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
Dim strFile As New IO.StreamReader("C:\ProgramData\Microsoft\Network\Connections\Pbk\rasphone.pbk")
Do While strFile.Peek <> -1
If textline.Contains("[") Then
Dim section As String = textline.Remove(0, textline.IndexOf("[") + 1)
section = section.Substring(0, section.IndexOf("]"))
ComboBox1.Items.Add(section)
End If
Loop
End Sub

Private Sub ComboBox1_SelectedIndexChanged(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles ComboBox1.SelectedIndexChanged
'Dim intSelectedindex As Integer
'intSelectedindex = ComboBox1.SelectedIndex

Dim objselecteditem As Object
objselecteditem = ComboBox1.SelectedItem

'MsgBox(intSelectedindex)
'MsgBox(objselecteditem.ToString())

namevpn = objselecteditem.ToString()
End Sub

Private Sub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
Me.Close()
'Process.Start("rasphone.exe", "-d " & Chr(34) & "VPN ONE" & Chr(34))
Process.Start("rasphone.exe", "-d " & Chr(34) & namevpn & Chr(34))
'MsgBox(namevpn)
End Sub

Private Sub Button2_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button2.Click
Me.Close()
End Sub
End Class

Obrigado a todos.

Posted

O problema que te estava a dar com o Split era porque tinhas de declarar como array e não como uma simples string.

Dim Seccao() As String

Mas se o conteúdo de uma linha é apenas "[VPN TREE]" (exemplo), podias simplesmente fazer o replace de "[" e de "]" por nada. Exmplo:

ComboBox1.Items.Add(textline.Replace("[", "").Replace("]", ""))
  • Vote 1
Posted

O problema que te estava a dar com o Split era porque tinhas de declarar como array e não como uma simples string.

Dim Seccao() As String

Mas se o conteúdo de uma linha é apenas "[VPN TREE]" (exemplo), podias simplesmente fazer o replace de "[" e de "]" por nada. Exmplo:

ComboBox1.Items.Add(textline.Replace("[", "").Replace("]", ""))

Viva jpaulino,

Também é uma ideia.

Muito obrigado pela ajuda, brevemente terei um novo projecto e estarei cá para expor as minhas dúvidas...

Obrigado