Jump to content

Recommended Posts

Posted (edited)

Estou a tentar fazer com que ele leia um ficheiro e que guarda linha a linha sendo que a primeira linha será user a segunda senha e assim sucessivamente guardando em ListaUtilizadores(i).user & ListaUtilizadores(i).senha os dados que eu quero ... mas está me a dar um erro a dizer que ultrapassou o fim do ficheiro sendo que tem lá um EOF(1) Alguém sabe como resolver isto ?

OpenFileDialog1.CheckFileExists = True
		OpenFileDialog1.ShowDialog()
		Try

FileOpen(1, OpenFileDialog1.FileName, OpenMode.Input)
			Do Until EOF(1)
				ReDim Preserve ListaUtilizadores(i + 1)
				Dim a As New Utilizador
				ListaUtilizadores(i) = a
				ListaUtilizadores(i).user = LineInput(1)
				ListaUtilizadores(i).senha = LineInput(1)
				i += 1
				ReDim Preserve ListaUtilizadores(i + 1)
			Loop
			n = i - 1

Catch ex As Exception
			MsgBox(ex.ToString)
		Finally
			FileClose(1)
		End Try
End Sub
Edited by Caça
GeSHi

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Posted

Podes postar o ficheiro para melhor análise???

o ficheiro só tem

abc

abc

lucas

lucas

Sem espaços sem paragrafos sem nada tal como está .

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Posted

Não terás uma linha em branco no fim do ficheiro ? Quando o abres num editor e fazes Ctrl+End o cursor fica no final do segundo 'lucas' ?

Como estás a fazer dois LineInput por cada EOF se o ficheiro tiver um número impar de linhas vai dar erro no segundo LineInput.

Posted (edited)

O .net tem outras classes para fazer esse trabalho, em vez de utilizares como estás a fazer, porque não utilizas algo deste género:

Dim listaUtilizadores As New List(Of Utilizadores)
	Try
		Dim conteudoFicheiro As String() = IO.File.ReadAllLines(OpenFileDialog1.FileName)
		For i As Int16 = 0 To conteudoFicheiro.Length - 1 Step 2
			Dim novoUser As New Utilizador
			novoUser.user = conteudoFicheiro(i)
			novoUser.pass = conteudoFicheiro(i + 1)
			listaUtilizadores.add(novoUser)
		Next
	Catch ex As Exception
		MsgBox(ex.ToString)
	End Try

E tens de ter atenção como foi referido à possibildade de existirem linhas em branco no fim do ficheiro...

Edited by Tuntankamon
Posted

O .net tem outras classes para fazer esse trabalho, em vez de utilizares como estás a fazer, porque não utilizas algo deste género:

Dim listaUtilizadores As New List(Of Utilizadores)
	Try
		Dim conteudoFicheiro As String() = IO.File.ReadAllLines(OpenFileDialog1.FileName)
		For i As Int16 = 0 To conteudoFicheiro.Length - 1 Step 2
			Dim novoUser As New Utilizador
			novoUser.user = conteudoFicheiro(i)
			novoUser.pass = conteudoFicheiro(i + 1)
			listaUtilizadores.add(novoUser)
		Next
	Catch ex As Exception
		MsgBox(ex.ToString)
	End Try

E tens de ter atenção como foi referido à possibildade de existirem linhas em branco no fim do ficheiro...

Qual a diferença ?

Posted (edited)

Gostava de fazer login por cada utilizador mas nao estou a conseguir também

For Each listaUtilizadores As Utilizador In ..........

login()

Next

Obs: Fiz o seguinte

Dim l As Integer

For l = 0 To listaUtilizadores.Count

login()

Next

vou testar agora

Obs: Não deu ele repete sempre o primeiro 😕

Edited by Lukas S.

Posted

Tens de dar indicação no Sub login sobre qual o utilizador. Fazer tão-somente login() não vai indicar nada à subrotina.

Ah,k e a diferença é haver bibliotecas novas e cheias de novas funcionalidades na plataforma .NET enquanto tu estás a utilizar métodos do VB clássico, métodos estes mantidos actualmente apenas por uma questão de facilitar a compatibilidade.

Knowledge is free!

Posted

Tens de dar indicação no Sub login sobre qual o utilizador. Fazer tão-somente login() não vai indicar nada à subrotina.

Ah,k e a diferença é haver bibliotecas novas e cheias de novas funcionalidades na plataforma .NET enquanto tu estás a utilizar métodos do VB clássico, métodos estes mantidos actualmente apenas por uma questão de facilitar a compatibilidade.

thoga ensinam-me estes métodos na escola e sempre os usei ... :X um bocado complicado

Posted

thoga ensinam-me estes métodos na escola e sempre os usei ... :X um bocado complicado

Ensinam em pleno 2012 métodos ante-2005? Valha-nos Santa Justa e mais o seu elevador...

Mete o "Until EOF" no Loop e não no Do - poderá ajudar, não sei, foi um palpite que me surgiu de repente...

Knowledge is free!

Posted

Ensinam em pleno 2012 métodos ante-2005? Valha-nos Santa Justa e mais o seu elevador...

Mete o "Until EOF" no Loop e não no Do - poderá ajudar, não sei, foi um palpite que me surgiu de repente...

só por curiosidade tás a falar do que ?

Posted

só por curiosidade tás a falar do que ?

Possivelmente do teu problema...

Sugeri que no teu ciclo Do Loop Until metas a condição no Do e não no Loop, poderá ajudar, não sei... Muutas vezes estes erros acontecem por estas cenas um pouco inexplicáveis.

Knowledge is free!