Jump to content

Site com motor de pesquisa

Go to solution Solved by taviroquai,

Recommended Posts

Posted

Boas. é meu primeiro post aqui no site. Não vou pedir código ou algo parecido.

Apenas preciso uma pequena informação.

Acontece que quero implementar uma base de dados no meu site.

Site será para venda de bens imóveis e portanto quero adicionar

uma funcionalidade que permite a um utilizador por exemplo pesquisar

quantas casas estão a venda na zona de Coimbra.. algo desse género.

Portanto, eu só gostava que alguém me oferece uma dica como fazer isso,

qual linguagem usar, ou software. Eu de momento uso Adobe dreamweaver.

Sei que pareco muito noob, é porque sou. Mas quero aprender, apenas não sei

por onde começar e não quero perder tempo.

Obrigado pelo seu tempo.

Cumprimentos

Posted

PHP e MySQL são uma solução possível. Mas se não tens experiência em programação, eventualmente um CMS tipo Drupal pode facilitar-te o trabalho.

(Implementando o site directamente, sem CMS, consegue-se melhor, mas leva algum tempo a adquirir todos o conhecimentos necessários para se fazer um site em condições e seguro.)

Posted

Eu instalei hoje o PostgreSQL, apache, e tenho o adobe dreamweaver.

Eu quero fazer um site de raiz. tenho 1 mês para isso.

Primeiro vou começar com a base de dados. Algo do género,em que um utilizador introduz seu nome

e esse nome é guardado na base de dados. E se conseguir isso, vou tentar implementar a "procura", que

permite procurar utilizadores pelo seu nome. Eu tenho muitas ideas, mas estou ir com calma, tentar perceber tudo.

Va la que sou estudante, e tenho uma biblioteca enorme aqui perto.

Eu sei programar em C, java, haskell.... e aprender nova linguagem não sera um desafio.

Agora que disseste, eu nao sei nada sobre segurança para sites. xD

Tenho de ler sobre isso em algum lado.

De momento estou ler um livro sobre html, porque nunca mexi em html.

Depois tenho um livro "PHP and MySQL", talvez me vai ajudar.

Estou muito serio sobre este projecto. =)

Bem. obrigado. !

Posted

sim. nem faço mínima ideia como alguém pode atacar/prejudicar o meu site.. O__o

Tantas maneiras, desde SQL injection, vulnerabilidades nas verificações do php, XSS, etc,etc,etc.

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

Posted

Se queres um motor de pesquisa sobre o teu site, aconselho-lhe a usares o Solr.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Boas pessoal. Não esperava tanta gente a responder. xD

Bem. Obrigado pelo Solr, mas eu não quero uma pesquisa sobre o site,

em principio eu vou ter uma lista de objectos, e vou querer pesquisar os que me interessem mais,

nada de pesquisar em site todo. ^^

Eu tenho notepad++, mas dreamweaver é fixe. é bonito.

Eu acho que vou parar de usar postgreSQL, e mudo para MySQL.

encontro mais cenas como "dreamweaver + MySQL + php".... na net.

Eu ja fiz uma vez uma base de dados, mas nunca chegei a conectar a propria base de dados ao site.

Porque ate nunca fiz sites. Com dreamweaver acho que sera facil fazer isso.

Ja nao sei o que dizer xD eu ainda estou ler os livros. tenho de pelo menos apanhar o skill

de olhar para html, e ver logo o que esta ai....por enquanto so veijo <> <>> <>> haha xD

OK. eu depois volto aqui com mais duvidas.

obrigado a todos. Dicas sao sempre bem vindas. ^^

Posted (edited)

O dreamweaver é só um editor, e é bem atafulhado. Não esperes que te poupe trabalho. Pelo contrario, até te empata por ser pesado e mal jeitoso. Saca o notepad++ ou um parecido.

Eu acho que ambas são boas ferramentas. o NPP quando é preciso uma edição rápida e incisiva e o DreamWeaver para um dia inteiro de trabalho.

Pesado? Só se for a abrir, porque depois é um mimo (dreamweaver) e.. Não sei se é só de mim (posso ter desactivado e nao me lembro) mas sei que o debugger do npp não me funciona - o que é uma chatisse, quando uma pessoa se esqueçe de um ; e a maquina não avisa syntax error.

InTopic:

Fazer o que tu queres parece mais dificil do que realmente é.

Desde que antes de mergulhares no projecto faças um bom trabalho de casa, por exemplo:

Ir estudar/ler/script-kiddar um login.php e estudar funçoes MySQL.

Estudar insert, update e remove SQL statements com php

e por ai a diante.

Eu vou-te dar um link que me audou imenso, no entanto eu ja tinha alguma noção de programação portanto foi "só aprender" php e zás-trás-pás

http://pt2.php.net/g...m/from/a/mirror <- isto é um ficheiro .chm (o antigo Help File) de php com 25k user-notes. é uma mais valia p'ra onde quer que vás.

Boa sorte com isso!

Edited by MoshMage

If all Else fails, use Else If;

Posted

Boas pessoal. xD

Vou so actualizar o estado das coisas.

Eu ja consegui conectar a base de dados ao me site. (MySQL ----> Dreamweaver)

Acabei por instalar o XAMPP que traz o MySQL e Apache. Portanto para manipular a base dados uso phpMyAdmin.

Já consigo enviar dados para base de dados atraves de php+sql... mas vou ser sincero, tenho um pequeno problema que é o seguinte.

Eu criei um espaço na pagina onde utilizador introduz seu nome, e aquilo supostamente devia enviar/guardar o nome para base de dados.

MAS !,, nao esta funcionar.. algo corre mal. Mas se eu NAO LER do input, mas por la o nome no codigo antes, o codigo executa e guarda o tal nome. =(

portanto ,deve ser so o meu mau codigo....

Obrigado

MoshMage

por o manual de php xD . Não parece ser mau, vou usar de certeza.

Agora tenho de corrigir a cena da leitura e envio para base de dados. Depois vou tratar login e depois pesquisa..

Estou gostar imenso de fazer isso, o mais engraçado é que 5 dias atrás não sabia o que eram tags em html ou querys... ^^

Bem, volto mais tarde para dar noticias, ou pedir ajuda. se ate amanha nao corrigir o meu erro, talvez ponho o code aqui

e alguem me ajuda. =)

Obrigado

• Solution
Posted

Eu recomendava que fizesses pequenos exercícios antes de iniciares o desenvolvimento desse projeto que indicaste no 1º post, que me parece um projeto já de uma dimensão considerável...

1. Criar o esquema da base de dados no phpMyAdmin (melhor seria aprenderes SQL e escrever 1 script para criar o esquema)

2. Com PHP, inserir, actualizar e devolver dados da base de dados (o melhor será usar PDO http://www.php.net/manual/pt_BR/ref.pdo-mysql.php)

3. Criar um formulário HTML e ler os dados submetidos pelo formulário com PHP

4. Validar os dados e devolver mensagens de erro para o utilizador

No final destes 4 exercícios, estás apto a criar o teu projecto.

• Vote 1
  • 3 weeks later...
Posted

Boas noites. (Não sei se alguem vai ler isto)

è so para dizer, que ja consegui tudo que queria. foi so necessario 72 horas, mas demorei 3 semanas, pk tenho aulas e trabalhos..etc.

Tenho sistema de login a funcionar muito bem, so se pode navegar se estas logado..

Consigo pesquisar a base de dados, apagar, mostrar....etc. tudo com "interface" em html.

xD

Agora so falta a parte desgin do meu amigo, e o site vai estar a funcionar.

Obrigado a todos, acho que é melhor fechar este topico.

Adoro o vosso site. !! ^^

PS. ainda nao tive nenhuma idea, como enviar imagens para base de dados..... dava-me jeito. xD

Posted

PS. ainda nao tive nenhuma idea, como enviar imagens para base de dados..... dava-me jeito. xD

Na minha opiniao, guardar imagens de um site na base de dados, tem varios problemas, guarda antes a localizacao da imagem na base de dados, e' mais facil e pratico.

• Vote 1

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."