Jump to content

Curriculum Vitae ... O que vale mais no curriculo

Lukas S.
 Share

Recommended Posts

A pergunta foi lançada ...dêm-me as vossas opiniões...

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Experiência profissional recente, e principais tecnologias que dominas.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

hmmm interessante gostaria de obter mais respostas

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

Depende do que te queres candidatar a.

Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!

Há quem coloque fotos em CVs, há quem não coloque. Pessoalmente não coloco, um profissional deve ser avaliado pelas suas capacidades e não pela sua cara, no caso de explicitamente pedirem foto, então aí já coloco.

Uma carinha laroca ou um belo decote podem ajudar a conseguir uma posição... mas não me parece que seja muito agradável. LOL

Tentando adicionar um pouco mais aqui à discussão, o currículo em si não diz muito do que és. Apesar dos conselhos que o Heckel deixou acerca de adaptar o currículo à proposta em questão, algo que também deves fazer é uma carta de apresentação para a empresa em questão. Várias pessoas de Recursos Humanos já referiram que a carta é mais importante que o CV uma vez que é algo mais pessoal que um CV. Dependendo da tua experiência e cargo a que te estás a candidatar (imagina-te saído da Universidade, por exemplo), a carta vai diferenciar-te enquanto que o currículo será basicamente igual a todos os outros que receberão.

Como dicas para a carta, sugiro que não uses um template. Faz uma apresentação a dizer a qualificação brevemente e onde viste o anúncio (ou se é espontâneo) e depois explica como é que as tuas habilitações se enquadram no cargo (definido no anúncio) e como é que tu podes ser importante para a empresa em questão. Nota que aqui é que está o segredo. Deves tentar investigar o que se tem passado na empresa e puxar isso à baila (desde que seja positivo, claro).

Isto indica que não és mais um a pegar num .doc, mudar o nome/área da empresa, imprimir e enviar.

Ahhh, podes nunca encontrar isto, mas convém teres em atenção a caligrafia. Existe quem tenha isso em atenção... se bem que para um engenheiro informático seja uma... mariquice. LOL

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Quando eu vejo um currículo interessa-me ver o que a pessoa fez.

Se eu vir:

ASP.net, C#, PHP, SQL, HTML, JavaScript, ABC, Letras Seguidas que nunca vi na vida, ...

provavelmente não dou grande importância.

Mas se vir:

- Site da empresa X recorrendo a tecnologia .net ou java.

- Líder do projecto Y que rendeu milhões à empresa Z.

fico com melhor noção do que a pessoa realmente sabe fazer.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Heckel, o plural é 'curricula'.

Como já disseram, depende do emprego a que te candidatas. Se estiveres à procura de um emprego para hackers... é fundamental um link para o teu perfil no github, e que tenha la coisas interessantes.

Para a maioria dos empregos em portugal, tendo em conta o péssimo nivel tecnico e a institucionalizaçao de hierarquias de dimensões absolutamente ridículas, eu diria que se conseguires passar a ideia que estás a fazer valer-te mais do que o que vales, até tens vantagem em relação ao pessoal mais honesto.

Por outras palavras, valoriza-se o ser chico esperto.

voltando aos empregos reais de programador (raríssimos em portugal).

Não faças o CV longo demais porque não o vão ler, vão ficar aborrecidos. Eu usava o formato europass, mudei para um formato mais simples de uma só página, omitindo muita informação, tive muito melhores resultados. Deixar algumas dúvidas no potencial empregador é importante, porque te dá oportunidade de contares calmamente a tua versão quando te perguntarem mais detalhes nas entrevistas.

Outras coisas como projectos pessoais, hobies, etc. tambem são importantes.

O conteúdo do curriculo não é tudo, o seu visual é igualmente importante. Usa a estrutura EuroPass, mas não uses o seu template, os recrutadores recebem CENTENAS de CVs com o mesmo template, e parecendo que não, mas um CV com um template diferente realça logo no meio dos outros.

Não uses recrutadores. Encontra a(s) empresa(s) onde queres trabalhar e candidata-te directamente.

<3 life

A pergunta começa logo mal, não é "no curriculo" mas sim "nos curriculos".

O conteúdo do curriculo não é tudo, o seu visual é igualmente importante. Usa a estrutura EuroPass, mas não uses o seu template, os recrutadores recebem CENTENAS de CVs com o mesmo template, e parecendo que não, mas um CV com um template diferente realça logo no meio dos outros.

A estrutura também deve ser adaptada consoante a oferta a que te candidatas, daí recomendar a teres vários CVs diferentes. Por exemplo, em tempos andava a enviar CVs e sem obter respostas, pois a minha experiência mais recente foi na área de Marketing (orientado à tecnologia), quando a minha formação é Engenharia de Software. Mudei a estrutura, meti a educação em primeiro lugar pois naquele contexto era o que deveria ter mais destaque e fui chamado para quase todas as ofertas a que me candidatei.

O que queres enviar não é um Curriculum Vitae, o que queres e deves enviar é um "Resumé". Deve ser algo sucinto, mas relevante. O documento que vais enviar é o que te vai fazer chegar a uma entrevista, é na entrevista que te deves vender e "contar" o teu Curriculum Vitae.

Há quem coloque fotos em CVs, há quem não coloque. Pessoalmente não coloco, um profissional deve ser avaliado pelas suas capacidades e não pela sua cara, no caso de explicitamente pedirem foto, então aí já coloco. Para teres uma ideia, a Google pede CVs SEM foto e SEM sexo.

O conteúdo do CV também depende um pouco da área, para investigação convém teres um resumo dos teus projectos anteriores, para Engenharia de Software convém ser um CV curto e conciso.

Formações, experiências profissionais e afins devem estar por ordem cronológica descendente, a mais recente no topo. Infelizmente muitos recrutadores vêm CVs na diagonal, portanto é extremamente importante que tenhas o CV bem pensado.

Incluí uma secção para actividades extra-curriculares, muitas empresas valorizam imenso voluntariado, artes e afins,  mas não faças dessa secção algo extenso, 2 ou 3 linhas é mais do que suficiente.

Há pessoas que "fazem vida" em treinar pessoas para entrevistas, e até a fazerem CVs. Se queres algo bem feito, tens de dedicar algum tempo a isso, e procurar emprego é um emprego a full time só por si.

E já agora, a carta de apresentação é a coisa mais importante que deves ter, e deve ser o mais personalizada possível. Antes de abrirem o teu CV, o recrutador vai ler o texto no email, se o primeiro parágrafo não chamar a atenção o mais provável é ele nem se dar ao trabalho de ler o resto e muito menos abrir o teu CV em anexo.

E acima de tudo:

Se numa entrevista és apanhado numa mentira..., esquece a oferta B) Eu já tive uma entrevista em Francês (em Portugal), para a qual não estava minimamente preparado..., por acaso não menti no CV B)

Tens ai um Resumé como tu dizes ? Gostava de ver um modelo mais ou menos

Heckel, o plural é 'curricula'.

Como já disseram, depende do emprego a que te candidatas. Se estiveres à procura de um emprego para hackers... é fundamental um link para o teu perfil no github, e que tenha la coisas interessantes.

Para a maioria dos empregos em portugal, tendo em conta o péssimo nivel tecnico e a institucionalizaçao de hierarquias de dimensões absolutamente ridículas, eu diria que se conseguires passar a ideia que estás a fazer valer-te mais do que o que vales, até tens vantagem em relação ao pessoal mais honesto.

Por outras palavras, valoriza-se o ser chico esperto.

voltando aos empregos reais de programador (raríssimos em portugal).

Não faças o CV longo demais porque não o vão ler, vão ficar aborrecidos. Eu usava o formato europass, mudei para um formato mais simples de uma só página, omitindo muita informação, tive muito melhores resultados. Deixar algumas dúvidas no potencial empregador é importante, porque te dá oportunidade de contares calmamente a tua versão quando te perguntarem mais detalhes nas entrevistas.

Outras coisas como projectos pessoais, hobies, etc. tambem são importantes.

Pedrotuga podes dar também um modelo sfv ?

bruno1234, o problema que se coloca, é que um CV não é para dar melhor noção ou pior de uma pessoa, mas sim fazer essa apresentação. A entrevista serve para o recrutador esclarecer essas dúvidas e ficar com essa "noção".

Quando uma empresa recebe centenas de CVs, achas que vai haver algum recrutador a ler texto por extenso? Eles querem contratar, e por norma, querem contratar JÁ! Não há tempo a perder, e se o que lhes interessa não salta à vista, então passam para o próximo.

O Triton também disse que para ele as contribuições opensource são muito importantes, eu cá gosto de puré de batata. Se cada um for dizer o que gosta ou gosta menos, o CV vai passar a ser uma enciclopédia.

O importante a reter, é que cada CV deve ser ajustado à oferta a que se candidatam, e deve ser o mais directo possível. Guardem as entrevistas para explicarem onde aplicaram as tecnologias e afins.

Outra recomendação que dou, a nível de entrevistas, é a irem mesmo que a proposta não vos agrade. Já recebi IMENSO feedback de CVs que enviei, onde poderia melhorar e afins em entrevistas de ofertas que nem me interessavam. Além do mais, serve como prática, o nervosismo é algo que se vai resolvendo com a prática.

Não uses recrutadores. Encontra a(s) empresa(s) onde queres trabalhar e candidata-te directamente.

Qual é o nome que dás às pessoas que recrutam nas empresas? "Entrevistadores"?

Não falei em agências de recrutamento, falei em recrutadores (que é uma profissão).

• Vote 1

bruno1234, o problema que se coloca, é que um CV não é para dar melhor noção ou pior de uma pessoa, mas sim fazer essa apresentação. A entrevista serve para o recrutador esclarecer essas dúvidas e ficar com essa "noção".

Quando uma empresa recebe centenas de CVs, achas que vai haver algum recrutador a ler texto por extenso? Eles querem contratar, e por norma, querem contratar JÁ! Não há tempo a perder, e se o que lhes interessa não salta à vista, então passam para o próximo.

Eu concordo contigo, a minha opinião foi no sentido do que eu gosto de ver, e não do que um recrutador vai procurar.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

O meu tem esta estrutura:

* EMPLOYMENT HISTORY

Na nossa area isto é o mais importante, pus à cabeça B)

* TECHNICAL SUMMARY

Copy paste da respectiva secção no meu antigo CV em formato europass. (ver documentação sobre o europass)

* EDUCATION & TRAINMENT

Aqui inclui o meu percurso académico e formações que fiz já enquanto trabalhador

* OTHER RELEVANT EXPERIENCE

Projectos meus, interesses, negócios que tive, etc.

Tem uma página e meia, em comparação com o meu antigo europass tem praí um terço ou menos texto.

Cheguei ao openoffice e usei o tipo de letra default que lá está (não sei qual é) e deixei a formatação toda ao mínimo. De referir que tive qu instalar o openoffice para o efeito, lol. Software de pruditividade tem, de outra forma, utilidade nula para mim.

Google:

sample CV

sample technical CV

Programmer CV

Latex CV template

CV template,

etc.

O Triton também disse que para ele as contribuições opensource são muito importantes, eu cá gosto de puré de batata. Se cada um for dizer o que gosta ou gosta menos, o CV vai passar a ser uma enciclopédia.

Obviamente que são importantes para mim, cada pessoa pode achar diferente. Mas não vou contratar um programador sem ver o código que faz... B)

Qual é o nome que dás às pessoas que recrutam nas empresas? "Entrevistadores"?

Pensei que estivesses a falar de agências de recrutamento, que recebem carradas de currículos e os enviam para diferentes empresas.

<3 life

Obviamente que são importantes para mim, cada pessoa pode achar diferente. Mas não vou contratar um programar sem ver o código que faz... B)

+1

Mas como não estou em posição de contratar ninguem, invertendo a frase:

Não estou interessado em nenhum emprego em que estejam dispostos a contratar-me sem olhar para código fonte que eu escrevi. Claramente não é um emprego indicado para o meu skill set.