Overrun™ Posted October 29, 2005 at 04:41 PM Report #5989 Posted October 29, 2005 at 04:41 PM Boas ppl, para futuras explicações achei por bem criar este tópico onde pergunto mais ou menos as diferenças entre as "filosofias" das diferentes linguagens de programação, no Título coloquei apenas a orientada a objectos e a relacional, não sei se ha outro tipo de linguágem de programação, mas, de qualquer forma não cabia. Portanto peço que me expliquem a mim e aos Noobs o que é uma linguágem de programação orientada a objectos e o que é uma linguágem de programação relaciona, no caso de existirem outros tipos de linguágem postem também. Cumps. Overrun
will09 Posted October 29, 2005 at 08:37 PM Report #6009 Posted October 29, 2005 at 08:37 PM Tb tenhu exa duvida?? bom tópico! vou acompanhado pa fikar a saber mais! PEACE ;)
vbmaster Posted October 29, 2005 at 08:51 PM Report #6014 Posted October 29, 2005 at 08:51 PM com muito sentido de humor este tutorial explica um pouco todo este paradigma. http://www.codeproject.com/cpp/beginneroop.asp http://www.codeproject.com/cpp/das.asp 😛
mrodrigues Posted October 30, 2005 at 01:20 PM Report #6030 Posted October 30, 2005 at 01:20 PM Olá. Vbmaster, bons links sem dúvida alguma. Há imensos links sobre OOP, e qualquer tutorial/manual de uma linguagem que permita OOP - normalmente - vem com uma inical sobre a respectiva programação orientada a objectos. Até aí, todo o mundo já sabe. Will09, trabalhas com C# e não sabes o que é OOP? Ai ai, não andas a estudar a lição 😛 Falaram em programação relacional ou procedimental. Esta é a mais comum. Quando por exemplo em C ou Pascal ou whatever, vocês declaram o procedimento mãe ou principal (ou em outras linguagens, os IDEs declaram-no), e escrevem código lá dentro. Depois, aprenderam na escolinha muito bem, que é boa prática reduzir código, e porque o programador deve ser preguiçoso, condiciona-lo em pequenas porções que servem para resolver determinados problemas em determinadas alturas, várias. Depois dentro da mãezinha, vão chamando as tais funçõezinhas e procedimentozinhos, etc, certo? Pronto, isto é programação procedimental, relacional, whatever. Não sei se leram ou não os links que o vbmaster colocou - se não leram, deviam - que são interessantes. O OOP não veio complicar a vida a ninguém. A malta mais iniciada costuma achar que oop é um bicho de 7 cabeças. Na verdade são menos cabeças: EncapsulaçãoHerançapolimorfismo Não vou estar a repetir o que os manuais dizem. A OOP serve para melhor estruturar um programa, para simplificar a programação e para ser mais concisa, objectiva, precisa e funcional. Muitas vezes, podemos até comparar a OOP à vida real, aliás essa é uma das vantagens. Também não temos sempre que re-escrever código, é fácilmente reutilizado. Não precisamos também duplicá-lo ou mesmo alterar o que já existe para atender a novas necessidades. Podemos herdar o que já existe e escrever apenas o código novo. Podemos também declarar uma função que consoante a acção tem código diferente. Imaginem um relógio de ponteiros. Existem inúmeros relógios no mundo de ponteiros, que parecem iguais. Mas a sua implementação interna é eventualmente diferente, depende do fabricante. Isto são tudo vantagens que nos levam a aderir à OOP. Não disse nada de concreto nem pretendo fazê-lo, acho que os links estão explicativos. Qualquer dúvida, este tópico serve para isso. Abraços
will09 Posted October 30, 2005 at 01:26 PM Report #6031 Posted October 30, 2005 at 01:26 PM LOL mrodrigues trabalho nao! estou a aprender a trabalhar em C# e sabes bem k há cenas k os profs se eskecem de dizer! pra ixo e k servem os foruns para aprendermos uns com os outros! MAx visto k ja sabes tudo tasse! PEACE ;)
mrodrigues Posted October 30, 2005 at 01:32 PM Report #6034 Posted October 30, 2005 at 01:32 PM Então peço desculpa. Realmente vi agora que estavas a dar na escola C#. Concordo que as coisas devam ser dadas dentro do seu devido tempo. Mas não digas que o teu prof se esqueceu de dizer isso 😛 . Não é uma coisa que se esqueça lol, nem é uma coisa que se dá - para que todos os alunos percebam - numa aulinha de 2 horas. Sim, os foruns felizmente existem :-) Outra coisa, eu não sei tudo ou pouco ou nada. E já que mandaste a boquita, ainda que inconscientemente é certo, sim, podias na mesma estudar a lição, não é preciso foruns, certo? PEACE 😛
ouvi_dizer Posted October 31, 2005 at 09:40 AM Report #6071 Posted October 31, 2005 at 09:40 AM A malta mais iniciada costuma achar que oop é um bicho de 7 cabeças. Na verdade são menos cabeças: EncapsulaçãoHerançapolimorfismo Não vou estar a repetir o que os manuais dizem. A OOP serve para melhor estruturar um programa, para simplificar a programação e para ser mais concisa, objectiva, precisa e funcional. Só gostava de acrescenta overwriting e overloading, actualmente, embora não pertença ao paradoxo da OOP, tudo o que é um linguagem OO possui elaborados mecanismos de trap de excepções. Mas de uma forma simplista OOP vs Procedimental é que em OOP existe uma grande preocupação em criar entidades lógicas estanques (preferencialmente reutilizaveis), enquanto que em programação procedimental a preocupação é quase apenas algoritmica.
mrodrigues Posted October 31, 2005 at 04:30 PM Report #6089 Posted October 31, 2005 at 04:30 PM As linguagens OOP permitem o tratamento de excepções. Mas o overriding e overloading, dinamic binding, etc etc, pertencem já à encapsulação e polimorfismo. Mas concordo, agora pode-se abrir a àrvore e falar mais especificamente nessas vantagens.[/b] E sim, de uma forma geral, e a nível de conceito é isso mesmo que referiste. Obrigado 😛
ouvi_dizer Posted October 31, 2005 at 05:35 PM Report #6090 Posted October 31, 2005 at 05:35 PM Mas o overriding ... Tens toda a razão... grande falta da minha parte. Algumas das grandes vantagens de OOP é que é mais simples e fácil a reutilização de código, quer se seja proprietário do mesmo ou não. A utilização / criação de API's é muito mais prático e acessivel que em qualquer linguagem procedimental.
mrodrigues Posted October 31, 2005 at 08:25 PM Report #6097 Posted October 31, 2005 at 08:25 PM Exactamente ouvi_dizer, hoje em dia a construção de de frameworks é bastante mais simples, em que vários programadores que podem não conhecer todo o código existente, podem adicionar mais código para fazer determinados objectivos, o melhor exemplo, os projectos opensource.
Recommended Posts