Jump to content

Duvida: parametros da linha de comandos

Recommended Posts

Posted

Boa tarde, mais uma vez trago aqui um assunto que me esta a trazer algumas duvidas: parametros.

Gostava de perceber qual é o modo de sintaxe para em parametros adicionar uma especie de help em qe quando executado aparecenos opcoes, por exemplo

./hello_word -h

e aparecia nos printf's de por exemplo

Este e o Ola Mundo

Ola parametros, etc

Alguem me pode dar uma ajuda? Abraço

Posted

No método main(string [] args) da sua aplicação, este args, são os parâmetros recebidos da linha de comando. Para mais informações, veja aqui:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa288457%28v=vs.71%29.aspx

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

Em C é praticamente igual, você pega por exemplo:

int main(int argc, char *argv[])

argc é é o número de parametros passados, e argv[] são os próprios argumentos/parâmetros.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

a única razão para isso acontecer é porque declaraste a tua função main como :

void main() {

como a tua função main tem como returno do tipo void não necessitas da instrução:

return 0;

deverás ter a tua função main com o tipo de return "int" para ser mais compatível com versões antigas de compiladores/sistemas operativos

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

Em C, para ser compativel com o Standard que define a linguagem, a funcao main tem de devolver um int.

Qualquer outro tipo de valor de retorno, torna o programa nao Standard (excepto em caso de "free-standing"). Alguns compiladores aceitam um tipo diferente, mas isso torna-os compiladores com extras.

void main() /* ... */ // programa nao standard
double main() /* ... */ // programa nao standard
int main() /* ... */ // programa standard mas sem prototipo para a funcao main
int main(void) /* ... */ // programa standard com prototipo valido para a funcao main
int main(int argc, char **argv) /* ... */ // programa standard com prototipo valido para a funcao main
int main(int argc, char **argv, char **envp) /* ... */ // programa valido num compilador que descreva o terceiro parametro de main

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

obrigado a todos pela ajuda, consegui resolver o meu problema, apliqei tudo o qe me disseram para o meu trab final e ja nao tem erros e abre por parametros bem =) agora é fazer o resto 😄

abraço