Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, sou novo aqui no forúm por isso não sei se estou a postar na "zona" certa...mas cá vai:

Estou a desencolver um programa no meu estágio para um centro de cópias em que a sua finalidade é registar todas as operações efetuadas e quem as efetuou...o programa também deve ser capaz de gerar relatórios (estou a usar o Crystal Reports)...2 tipos de relatórios aliás...o 1º é o tipico relatório estilo fatura onde existe a possibilidade de pesquisar um determinado utilizador e no relatório são apresentadas todas as operações que esse utilizador efectuou....o 2º tipo de relatório é mais estilo estatistica (do genero quantas operações ocorreram este mes, ou este ano e esses dados são apresentados num gráfico de barras)...e é aqui que estou a bloquear porque simplesmente o relatório que gerei aparece em branco...ora eu tenho a certeza que existem dados para mostrar e a configuração do grafico não é muito dificil de fazer porque existe um wizard para isso embutido no VB...

O objectivo dos relatórios além do controlo também servem para ser armazenados (em PDF) e também imprimidos...

Se alguém aqui trabalhou, ou trabalha, com relatórios deste genéro e me possa explicar como gera-los, por favor responda.

Obrigado

Cumprimentos

Posted

Boas Caça,

Obrigado antes de mais, os reports do 1º estilo já e funcionam agora os de tipo chart não porque é como te digo só segui o wizard e no final nao aparcem dados nenhuns na form para onde eu mandei o relatório...

Cumprimentos

Posted

A BD é em Access, porque é uma aplicação pequena....para o relatório estou a fazer assim:

1 - Adiciono um novo item ao projeto (um crystal report);

2 - Adiciono a fonte de dados que é o dataset do projecto;

3 - Adiciono um chart ao relatório e defino os campos do X e Y...

4 - Numa form aparte insiro um reportviewer e declaro como fonte de dados o relatório que criei anteriormente

5- Por fim, quando chamo a form vê-se um quadrado cor de laranja, o grafico, mas em branco....

Posted

Fui agora ver e realmente ele nao mostra dados no relatório  :wallbash:, arrastando os campos...o que é estranho pk nos outros relatórios os dados aparecem...o que poderá ser?

Posted

Não seguiste correctamente os passos no Wizard. na minha opinião não devias usar os Wizards, devias começar com um report em branco e depois fazes dele o que queres.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Posted

Sim eu usei o report em branco...o wizard de que estou a falar é durante a criação do gráfico....

Ok. Pera la....se eu eliminar o grafico do relatório e arrastar os campos...os campos ja aparecem com dados....há bocado nao apareciam porque eu tinha arrastado os campos para uma secção diferente da do grafico achando que resolvia...ou seja o problema está no grafico?