Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal, aposto que já tinham saudades das minhas duvidas!  😉

Portanto tou a ler o livro Visual Basic 2010 Curso Completo de Henrique Loureiro, e ao fazer um dos exercicios não me aparecem os dados na tabela... ? (para quem tem o livro é na página 306)

O código é este

Option Explicit On ' esta parte acrescentei eu, não estava no livro
Imports System.Data.SqlClient

Public Class Form1
    Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        'conection string cópia da janela de propriedades
        Const constr As String = "Data Source=.\SQLEXPRESS;AttachDbFilename=C:\Users\Mário\Documents\RH.mdf;Integrated Security=True;Connect Timeout=30;User Instance=True"
        'construção da classe sqlconnection
        Dim db As New SqlConnection(constr)
        'abertura da ligação
        db.Open()
        'instrução sql
        Dim varsql As String
        varsql = "INSERT INTO RH (Contribuinte, Nome, " & "Sexo, Departamento)" & "values ('200024656', 'Hugo' , 'M' , 'DRH')"
        'construção da classe sql comand
        Dim cmd As New SqlCommand(varsql, db)
        'execução do comando no servidor
        cmd.ExecuteScalar()
        'fecho da ligação
        db.Close()
    End Sub
End Class

Tentei correr o código, e ele dáva erro, dizia que não podia duplicar a chave primária (contribuinte), então alterei o valor do contribuinte e já deu...

depois fui ao database explorer e com o botão direito do rato escolhi a opção Show Table Data, e estava à espera de ver 2 linhas com valores, ou no pior caso apenas uma (com valores), mas só me aparece Null nos campos todos..

O que fiz de errado?

Obrigado pela ajuda!

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

Posted

? vamos esquecer.. aparentemente estava a ligar à base de dados errada ... ? fiz o teste de ligação, e disse-me para escolher a base de dados.. assim que fiz isso apareceram-me 2 bases de dados com o nome similar, e ao tentar ver os dados da tabela nessa nova, já me aparecem os dados todos.p.s sou mesmo cromo.. :nono1:

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Posted

Viva.

Em vez de fazeres assim:

"Data Source=.\SQLEXPRESS;AttachDbFilename=C:\Users\Mário\Documents\RH.mdf;Integrated Security=True;Connect Timeout=30;User Instance=True"

Faz assim:

"Data Source=.\SQLEXPRESS; Initial Catalog=[nome_tabela]; Integrated Security=SSPI;"

Eu tenho assim,nunca deu problemas.

Posted

Obrigado pela dica, ainda estou a dar os primeiros passos.  😄

Tentei o teu código, e ele dá-me erro, diz que o login falhou, mas penso que é de eu ter apenas um form vazio.. (vou testando o código no evento Load), e desconfio que para usar o teu código, teria de ter uma textbox para nome de utilizador e para password.. será isso?