Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas, programadores!

Estou com um problema num trabalho. Para praticar o que tenho aprendido, decidi fazer o jogo do galo (em texto, sem GUI, o que ainda torna o trabalho mais complicado de certa maneira), e está-me a dar um erro que estou com problemas a resolver.

Este é o código que já fiz:

import java.util.Scanner;

public class Jogo {

public static void main(String args[]){

int coordenadaVertical;
	int coordenadaHorizontal;

String arrayJogo[][] = new String[4][4];

arrayJogo[1][1] = " ";
	arrayJogo[1][2] = " ";
	arrayJogo[1][3] = " ";
	arrayJogo[2][1] = " ";
	arrayJogo[2][2] = " ";
	arrayJogo[2][3] = " ";
	arrayJogo[3][1] = " ";
	arrayJogo[3][2] = " ";
	arrayJogo[3][3] = " "; 

String desenho = (" _________________\n|     |     |     |\n|  "+ arrayJogo[1][1] +"  |  "+ arrayJogo[1][2] +"  |  "+ arrayJogo[1][3] +"  |\n|_____|_____|_____|\n|     |     |     |\n|  "+ arrayJogo[2][1] +"  |   "+ arrayJogo[2][2] +" |  "+ arrayJogo[2][3] +"  |\n|_____|_____|_____|\n|     |     |     |\n|  "+ arrayJogo[3][1] +"  |  "+ arrayJogo[3][2] +"  |  "+ arrayJogo[3][3] +"  |\n|_____|_____|_____|");

Scanner teclado = new Scanner(System.in);

//------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

System.out.println(desenho);

System.out.println("Jogador 1:");
	System.out.println("Insira o número da coordenada vertical (1-3):");

coordenadaVertical = teclado.nextInt();

System.out.println("Insira o número da coordenada horizontal (1-3):");

coordenadaHorizontal = teclado.nextInt();

arrayJogo[coordenadaVertical][coordenadaHorizontal] = "X";

System.out.println("coordenadaVertical:" +coordenadaVertical);
	 System.out.println("coordenadaHorizontal:" +coordenadaHorizontal);
	 System.out.println("arrayJogo[coordenadaVertical][coordenadaHorizontal]:" +arrayJogo[coordenadaVertical][coordenadaHorizontal]);

}

}

(os prints de todas as variáveis foram inseridos para verificar o estado de cada um e ver se assim percebia onde estava o erro, mas sem sucesso)

Este código, quando executado, retorna isto:

|          |          |          |

|_____|_____|_____|

|_____|_____|_____|

|_____|_____|_____|

Jogador 1:

Insira o número da coordenada vertical (1-3):

2

Insira o número da coordenada horizontal (1-3):

2

coordenadaVertical:2

coordenadaHorizontal:2

arrayJogo[coordenadaVertical][coordenadaHorizontal]:X

|_____|_____|_____|

|_____|_____|_____|

|_____|_____|_____|

O problema é que na segunda impressão, deveria aparecer um X nas coordenadas escolhidas, de acordo com o código. Mas não sei porquê, não aparece.

Tenho a certeza que algo me está a passar ao lado e que este é um erro bem simples, mas não estou a encontrar uma solução. 

Alguém me pode ajudar?

Obrigado desde já,

Angus Young

Isto porque, saber a composicão do granito, os estágios da evolucão psicológica humana ou as deambulacões do Sartre não indicam puto sobre as competências de alguém num determinado campo específico e muito menos sobre o que as pessoas gostam de fazer ou a sua capacidade de aprendizagem. - bubulindo, 15 de Fevereiro de 2013 - 02:01

Posted

A string desenho foi definida em cima com os "campos" em branco.

Ao imprimires a 2ª ves, vais imprimir a mesma string.

Tens que voltar a "construir" a string desenho.

arrayJogo[coordenadaVertical][coordenadaHorizontal] = "X";

String desenho = (" _________________\n|     |     |     |\n|  "+ arrayJogo[1][1] +"  |  "+ arrayJogo[1][2] +"  |  "+ arrayJogo[1][3] +"  |\n|_____|_____|_____|\n|     |     |     |\n|  "+ arrayJogo[2][1] +"  |   "+ arrayJogo[2][2] +" |  "+ arrayJogo[2][3] +"  |\n|_____|_____|_____|\n|     |     |     |\n|  "+ arrayJogo[3][1] +"  |  "+ arrayJogo[3][2] +"  |  "+ arrayJogo[3][3] +"  |\n|_____|_____|_____|");

System.out.println("coordenadaVertical:" +coordenadaVertical);
System.out.println("coordenadaHorizontal:" +coordenadaHorizontal);
System.out.println("arrayJogo[coordenadaVertical][coordenadaHorizontal]:" +arrayJogo[coordenadaVertical][coordenadaHorizontal]);

ou então crias um método para imprimir a tela do jogo.

Engenharia de Sistemas Informáticos @ IPCA

"Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança." - Steve Jobs

Posted

Sabes quando acontece aquele "clique" no teu cérebro e uma luz se acende?

Foi o que me acabou de acontecer  😉

Isto porque, saber a composicão do granito, os estágios da evolucão psicológica humana ou as deambulacões do Sartre não indicam puto sobre as competências de alguém num determinado campo específico e muito menos sobre o que as pessoas gostam de fazer ou a sua capacidade de aprendizagem. - bubulindo, 15 de Fevereiro de 2013 - 02:01

Posted

Consegui resolver o erro! Obrigado  😉

Posted

Sabes quando acontece aquele "clique" no teu cérebro e uma luz se acende?

Foi o que me acabou de acontecer  😉

Tipo à desenhos animados 😁

Engenharia de Sistemas Informáticos @ IPCA

"Estou convencido de que cerca de metade do que separa os empreendedores de sucesso daqueles malsucedidos é a pura perseverança." - Steve Jobs