Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas é o seguinte tenho que fazer um jogo de blackjack usando classes mas ja estou a ter um problema: queria saber como posso fazer push_back para um vector de classes, estou a dividir o meu codigo em .h e .cpp, esta-me aqui a dar um erro que nao faço ideia o que seja, junto posto o meu codigo

//Card.h
#ifndef CARTA_H
#define CARTA_H

class Carta
{
public:
int naipe;
int tipo;
//void SetNaipe();
};

#endif

//Jogo.h
#ifndef JOGO_H
#define JOGO_H
#include "Carta.h"
#include <vector>
using namespace std;

class Jogo
{
private:
vector <Carta> Baralho;
public:
Jogo();
void BaralhaCartas();
};

#endif

//Jogo.cpp

#include "Jogo.h"
#include "Card.h"
#include <iostream>
using namespace std;

char naipe [4] = { 'C', 'E', 'O', 'P' };
char tipo [13] = { '2', '3', '4', '5', '6', '7', '8', '9', '10', 'Q', 'J', 'K', 'A'};
vector <Carta> Baralho

void Jogo::BaralhaCartas()
{
for (int i=0; i<4; i++)
{
		naipe [i];
		for (int n=0; n<13; n++)
	Baralho.push_back(Carta(naipe[i], tipo[n]));
}
}

//main.cpp

#include <iostream>
using namespace std;
#include "Jogo.h"

int main()
{
Jogo Game;

Game.BaralhaCartas();

return 0;
}

O meu problema surge no Jogo.cpp aqui "Baralho.push_back(Carta(naipe, tipo[n]));" dá-me erro no naipe "no suitable constructor exists to convert from "char" to "Carta", por favor se souberem o que tenho que fazer para corrigir este erro digam-me.. Obrigado desde ja pela atenção

Posted

Você precisa adicionar um construtor na classe Carta, que aceite um char (naipe) e um int (tipo) para poder chamar o construtor do jeito que você está fazendo. Fica algo assim (não testei):

class Carta
{
public:
        Carta(char n, int t)
       {
             naipe=n;
             tipo=t;
       }
        char naipe;
        int tipo;
        //void SetNaipe();
};

outra coisa que mudei foi que no original o naipe estava como int e você estava incializando como char. Então mudei para char.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

Obrigado ja foi uma grande ajuda, mas o compilador ainda me esta a dar 3 erros:

c:\users\ricardo\documents\visual studio 2010\projects\esperiments(class)\esperiments(class)\jogo.cpp(7): warning C4305: 'initializing' : truncation from 'int' to 'char'

c:\users\ricardo\documents\visual studio 2010\projects\esperiments(class)\esperiments(class)\jogo.cpp(7): warning C4309: 'initializing' : truncation of constant value

corresponde a esta linha de codigo:

char tipo [13] = { '2', '3', '4', '5', '6', '7', '8', '9', '10', 'Q', 'J', 'K', 'A'};

c:\users\ricardo\documents\visual studio 2010\projects\esperiments(class)\esperiments(class)\jogo.cpp(11): error C2144: syntax error : 'void' should be preceded by ';'

corresponde a esta linha de codigo:

void Jogo::BaralhaCartas()

Não tou a entender a razão destes erros...Obrigado

Posted

'10' <= um caracter com dois caracteres??? Experimenta 'T' (de "Ten")

c:\users\ricardo\documents\visual studio 2010\projects\esperiments(class)\esperiments(class)\jogo.cpp(11): error C2144: syntax error : 'void' should be preceded by ';'

Mete um ; antes do void ...

; void Jogo::BaralhaCartas()

Se calhar gostas mais dele numa linha anterior ... mas aqui tambem funciona.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

isto esta-se a tornar penoso xD, os problemas ficaram resolvidos mas apareceram outros ainda mais esquisitos:

main.obj : error LNK2019: unresolved external symbol "public: __thiscall Jogo::Jogo(void)" (??0Jogo@@QAE@XZ) referenced in function _main

c:\users\ricardo\documents\visual studio 2010\Projects\esperiments(class)\Debug\esperiments(class).exe : fatal error LNK1120: 1 unresolved externals

Obrigado pela atenção

Posted

Boas, agora estou com um problema para fazer push_back de um vector de classes, por exemplo, tenho uma classe chamada carta e um vector "vector <carta> Baralho", a classe carta tem 2 variaveis: char naipe e char tipo. Como posso fazer push back num vector deste tipo?

Cumps Ricardo

Fazer push_back é sempre igual. Desde que o argumento que passas ao push_back seja um objecto do tipo que o vector contém, tudo funciona sem problemas. Por exemplo, se tivesses um vector<int>, podias fazer:

vector<int> V;
int x=5;
V.push_back(x);
V.push_back(8);

Em que no primeiro push_back estás a adicionar usando uma variável do tipo int, no segundo caso estás a enviar explicitamente um inteiro.

Se no teu caso tens um vector de objectos da classe "carta", só podes fazer push_back de objectos desse tipo. Caso não tenhas uma variável do tipo carta para adicionar, tens que a criar. A criação de variáveis de tipo "base" em C++ pode-se fazer com mera atribuição do valor. A criação de variáveis que tenham como tipo uma classe, faz-se através de construtores, que recebem argumentos e devolvem uma instância de uma classe inicializada de acordo com esses argumentos.

No caso da classe carta, só faz sentido ter um construtor que receba o naipe e o tipo da carta (ambos char, e ambos essenciais para definir a carta). Depois de teres este construtor definido na tua classe, basta-te usá-lo para criar variáveis do tipo carta e adicioná-las com push_back. Por exemplo, assumindo que o construtor recebe naipe e tipo por esta ordem:

carta x('C','4');
Baralho.push_back(x);

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

Se não quiseres correr o risco de fazer disparate podes usar a função da STL como o pmg diz, embora para a tua formação não te faça mal nenhum estudar o algoritmo simples de shuffle que indiquei (e que quase de certeza é o que está implementado na STL).

Já tive a analisar, mas é  possivel adaptar o algoritmo para vectores em vez de arrays?

O exemplo que está no link do pmg é aplicado a vectores...

P.S.: Se essa mensagem era para mim, podes manipular um vector da mesma forma que manipulas um array, a única diferença é que o vector tem redimensionamento automático e uma série de outras funções associadas.

Posted

]estou agora com uma duvida, sobre  o que é e para que serve um construtor de uma classe, eplo que já tive a ver sei que deve ter sempre o mesmo nome que a própria classe, mas ainda nao sei a sua função específica, por exemplo este construtor para que serve?

http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/classes/

Enviaste um link que tem muita coisa. A que te referes?

Um construtor serve para inicializar as variáveis de um objecto quando ele é criado. É a primeira coisa que é chamada quando se cria uma variável que tem como tipo essa classe. Da mesma maneira que quando crias um inteiro faz sentido atribuir-lhe um valor (embora não seja obrigatório), quando crias uma carta também faz sentido atribuir-lhe um valor (que neste caso é a combinação tipo/naipe) e isso é feito através do construtor.

Posted

... por exemplo este construtor para que serve?

Um constructor duma classe serve para inicializar uma instância específica da classe. Quando escreves 'Classe * objecto = new Classe();' estás a fazer duas coisas: a reservar espaço para uma instância da classe 'Classe', que será apontado pela variável 'objecto' e a chamar o constructor da classe, que deverá inicializar essa instância. Quando o espaço é reservado é também inicializado a zeros pelo que não precisas de inicializar variáveis da classe a zero ou nulo no constructor, devendo no entanto inicializá-las caso devam-no ser a outro valor.

Mas o constructor não se limita a inicializar variáveis; ele deve inicializar todo o estado da instância, o que pode incluir abrir ficheiros ou sockets, alocar mais memória, criar objectos de sincronização,etc. Tudo o que fôr necessário para começar a usar a instância.

Se bem que não perguntes, o destructor serve para reverter tudo o que o constructor fez que não sejam apenas inicializações de variáveis da classe (fechar ficheiros ou sockets, libertar memória, etc...).