Jump to content

Recommended Posts

Posted

boas tenho um problema que e o seguinte:

void booking_code(unsigned int date,unsigned int rcode,unsigned int seat,char *bcode)
{

unsigned int i;
    for(i=0;i<5;i++,date=date/42)
        bcode[i] = (date%42)+((date%42)<10?'0':'A'-10);
    for(i=5;i<8;i++,rcode=rcode/42)
        bcode[i]=(rcode%42)+((rcode%42)<10?'0':'A'-10);
    for(i=8,seat--;i<10;i++,seat=seat/42)
        bcode[i]=(seat%42)+((seat%42)<10?'0':'A'-10);
    bcode[i]='\0';
    printf("%s\n",bcode);

}

tenho esta funçao que gera uma string com numeros e letras...so que o meu problema e que quero guardar todas as strings geradas pela funçao,para que as possas depois usar...como e que faço isto sabendo que o numero limite e desconhecido(penso que irei ter que usar malloc ).

typedef struct
{
    char reserva[11];
}reservas;

O meu objectivo era criar esta estrutura e ir pondo posiçao a posiçao a string gerada...so que o limite max nao e conhecido

Posted

Pois, tens que usar malloc() (e free(), e, possivelmente realloc()).

Basicamente, tens duas hipoteses:

a) usas um array (que vai crescendo (duplicando) a medida das necessidades)

b) usas uma lista ligada

A opcao a) é, talvez, mais simples de programar ... mas necessita de mais copias de dados tornando-se por isso menos eficiente.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Basicamente, tens duas hipoteses:

a) usas um array (que vai crescendo (duplicando) a medida das necessidades)

b) usas uma lista ligada

Vais precisar de procurar reservas depois de inseridas ? Um array permite pesquisas muito mais eficientes (pesquisas binárias) do que uma lista ligada, apesar de se perder tempo a copiar dados nos redimensionamentos e/ou inserção no array. Podes no entanto reduzir o tempo perdido nos redimensionamentos fazendo-os por blocos em vez de elemento a elemento. Por exemplo, pré-alocas espaço para 10 e quando não chegar alocas para mais 10 de cada vez.

Posted

obrigado pelas respostas...eu decidi fazer com arrays pq estou mais a vontade e o que fiz foi reservei memoria para um array e defeni tamanho maximo 100 e sempre que encher aumento mais 100 😉