pwseo Posted May 8, 2012 at 11:51 AM Report #453765 Posted May 8, 2012 at 11:51 AM Olá pessoas!, Tendo em conta este tópico, surgiu a ideia de propor o seguinte desafio: criar um programa que permita consultar e adicionar/alterar a informação EXIF presente nos ficheiros de imagem. Penso que até seria um exercício interessante, visto que envolve leitura, interpretação e implementação de uma spec com recurso a ficheiros binários, packed records, etc. Não há grandes restrições, mas visto que este programa funciona perfeitamente em modo de texto, pedia que não utilizassem soluções GUI (pois facilita a encapsulação disso num módulo, posteriormente) de forma a aumentar a portabilidade. O ideal seria utilizar Free Pascal, mas para quem quiser utilizar Delphi, estejam à vontade (desde que não utilizem features que não estejam presentes no Delphi 7). Quem quiser implementar, chegue-se à frente 😉 EDIT: estou a falar, obviamente, de implementar manualmente as funções para leitura e escrita dos valores EXIF sem recurso a módulos pré-feitos para isso.
passarito Posted May 8, 2012 at 01:25 PM Report #453798 Posted May 8, 2012 at 01:25 PM Nem conhecia essa especificação EXIF, já andei a ler qualquer coisa, mas nada em concreto. No fim-de-semana dedicar-me-ei a esse assunto com máquina. Penso que isso será na máquina que isso é configurado, não? No entanto, para a finalidade que eu queria resultou. É simplesmente alterar data/hora do ficheiro, quer em imagem, como outro qualquer! Até de pastas ele altera! Quis foi aprimorar o programa um pouco mais 🙂
nunopicado Posted May 8, 2012 at 01:36 PM Report #453803 Posted May 8, 2012 at 01:36 PM O EXIF é um conjunto de dados que as câmaras adicionam ao próprio ficheiro de imagem, e que ficam disponíveis para qualquer programa que lhes queira aceder. É possível criar tags próprias, mas existem uma serie delas já standard, uma delas sendo a "Data de Captura". Vários programas, incluindo o Windows XP ou superior, permitem-te ordenar por esse campo (ordenando por "Data de Captura", ou em algumas versões por "Tirada em". Em regra, essa informação é só de leitura nos programas que lhe acedem, diminuindo o risco de se perder. Claro que há programas que permitem alterar isso, e também pode-se sempre fazer um para esse efeito! Inclusivamente há programas que permitem ajustar o fuso horário, para quando a hora da câmara estiver noutro fuso. Ele altera a hora (um x numero de horas a mais ou a menos, conforme se seleccionar), e mantém os minutos. Altera também a data se se justificar (passando da meia noite). "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts
Create an account or sign in to comment
You need to be a member in order to leave a comment
Create an account
Sign up for a new account in our community. It's easy!
Register a new accountSign in
Already have an account? Sign in here.
Sign In Now