Jump to content
passarito

Mudar Data/Hora de um ou mais ficheiros

Recommended Posts

passarito

Olá todos,

Ontem deparei-me com um problema que já me tinha ocorrido a espaços anteriormente. Queria alterar a data de vários (muitos) ficheiros.

Posso dizer que andei a tirar fotos com duas máquinas e queria ordenar as imagens por data/hora, só que uma das máquinas tinha a data trocada, o dia no lugar do mês e vice-versa.

Dei uma olhada na net, assim por alto, mas o que encontrei foi algo que alterava ano, mês, dia horas, minutos e segundos. Tudo igual para todos os ficheiros!

Ora, e se eu quiser alterar só o dia e deixar tudo o resto intacto? ou só os minutos? Ou só a data?

Bom, acho que já viram onde quero chegar...

Assim, ontem à noite meti mãos à obra e desenvolvi um mini-programa para fazer este trabalhinho que às vezes me assalta. E porque pode interessar a mais alguém fica aqui o programa que também pode servir a nível didáctico para quem não souber trabalhar com estas funções e procedimentos menos vulgares.

Program Altera_Data_Hora_Ficheiros;

Uses CRT, DOS;

Var
F: File;
FTime: Longint;
DirInfo: SearchRec;         { For Windows, use TSearchRec }
File_DT, DT2CHG: DateTime;
bFile_DT:array[1..6] of Boolean;
i: integer;

Procedure Ajuda;
begin
  Writeln;
  Writeln('Programa: CHG_DT.EXE  -  7/Maio/2012  -  @Pedro Estima');
  Writeln('Permite alterar a data e/ou hora de ficheiro(s) e directoria(s)');
  Writeln;
  Writeln('CHG_DT [Ficheiro]');
  Writeln('CHG_DT [WildCards]');
  Writeln;
end;

Procedure Inicializa;

Function Valor(opcao:string):word;
  const esc=#27;
  var
    op:char;
    v:word;

begin
    Write('Deseja alterar ',opcao,' [s/N]: ');
    repeat
      op:=upcase(readkey);
    until op in [esc,'N','S'];
    if op=esc then halt;
    write(op);
    if op='S' then begin
      bFile_DT[i]:=True;
      write('   Insira valor para ',opcao,': ');
      readln(v);
      valor:=v;
    end
    else begin
      bFile_DT[i]:=False;
      valor:=0;
      writeln;
    end;
    i:=i+1;
  end;

begin
  Writeln;
  i:=1;
  DT2CHG.Year:=Valor('Ano');
  DT2CHG.Month:=Valor('Mes');
  DT2CHG.Day:=Valor('Dia');
  DT2CHG.Hour:=Valor('Hora');
  DT2CHG.Min:=Valor('Minutos');
  DT2CHG.Sec:=Valor('Segundos');
end; {Fim Inicializa}

begin
  if ParamCount=0 then Ajuda
  else begin
    Inicializa;
    FindFirst(paramstr(1), AnyFile, DirInfo);
    while DosError = 0 do begin
      Write('Ficheiro: ',DirInfo.Name);
      Assign(f, DirInfo.Name);
      reset(f);
      GetFTime(f,ftime);
      UnpackTime(FTime,File_DT);
      if bFile_DT[1] then File_DT.Year:=DT2CHG.Year;
      if bFile_DT[2] then File_DT.Month:=DT2CHG.Month;
      if bFile_DT[3] then File_DT.Day:=DT2CHG.Day;
      if bFile_DT[4] then File_DT.Hour:=DT2CHG.Hour;
      if bFile_DT[5] then File_DT.Min:=DT2CHG.Min;
      if bFile_DT[6] then File_DT.Sec:=DT2CHG.Sec;
      PackTime(File_DT,FTime);
      SetFtime(f,ftime);
      gotoxy(wherex+5,wherey);
      writeln('OK');
      close(f);
      FindNext(DirInfo);
    end;
  end;
end.

Estejam à vontade para comentar, melhorar, etc.

nunopicado

Duvida: Não seria melhor alterares os dados EXIF, e não a data/hora do ficheiro?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

Tópico dividido:

O desafio do membro Pedro-Kun de criar um programa para editar a data via EXIF continua aqui:

Mudar Data/Hora de captura de uma foto (EXIF)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

Seja como for, acho que está aqui um excelente snippet - na Wiki

Sim, não houve demérito do passarito. Para o efeito a que ele se propôs, está impecável.

A ideia do EXIF foi só mesmo por se tratar de imagens/fotografias (pois é, fotógrafo na área :):D :D).

passarito
Sim, não houve demérito do passarito. Para o efeito a que ele se propôs, está impecável.

@Nunopicado, não quero "puxar a brasa à minha sardinha", mas o meu objectivo não eram as fotos propriamente distas, mas sim qualquer ficheiro. Apenas dei o exemplo das fotos porque foi o caso concreto! Ainda ssim vou acompanhar esse desafio!

Não sei o que aconteceu, mas a minha resposta foi parar ao outro tópico... ainda assim transcrevo-a para aqui:

Nem conhecia essa especificação EXIF, já andei a ler qualquer coisa, mas nada em concreto. No fim-de-semana dedicar-me-ei a esse assunto com  máquina. Penso que isso será na máquina que isso é configurado, não?

No entanto, para a finalidade que eu queria resultou. É simplesmente alterar data/hora do ficheiro, quer em imagem, como outro qualquer! Até de pastas ele altera! Quis foi aprimorar o programa um pouco mais :)

Já dei uma olhada melhor a esse EXIF, e já sei do que estão a falar!  :cheesygrin:

nunopicado

@Nunopicado, não quero "puxar a brasa à minha sardinha", mas o meu objectivo não eram as fotos propriamente distas, mas sim qualquer ficheiro. Apenas dei o exemplo das fotos porque foi o caso concreto! Ainda ssim vou acompanhar esse desafio!

Fica à vontade, puxa a brasa para a tua sardinha... Pessoalmente prefiro umas costeletas de novilho! :):D

thoga31

Não sei o que aconteceu, mas a minha resposta foi parar ao outro tópico...

Aconteceu isto...

Tópico dividido:

O desafio do membro Pedro-Kun de criar um programa para editar a data via EXIF continua aqui:

Mudar Data/Hora de captura de uma foto (EXIF)

... e a tua mensagem foi atrás da sardinha. ;)

Knowledge is free!

nunopicado

... e a tua mensagem foi atrás da sardinha. :D

:D

Acho que foi ver se encontrava as costeletas... hehehe Eu pelo menos já as encontrei e estão muito boas!

Estão servidos? Não? Porquê?  ;)