Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite, estava aqui a resolver o problema A da final de 2009(www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2009/final/probA.html ) e por muito mais que pense, as ideias que tenho acabam sempre por passar o excesso de tempo possivel :-S ja fiz uma maneira que pensava que ia ter pelo menos 20 pontos e excedeu o tempo limite dando me apenas 4 pontos :-S

Se quiserem posso deixar a minha resoluçao para dos 4 pontos.

O pessoal mais evoluído nisto pode me dar uma dica de como fazer este problema sem exceder o tempo limite ?

Posted

Na minha opinião este problema é DP mas tem que ser muito bem optimizado para os 100 pontos. Não vejo nenhuma maneira melhor para resolver este problema, existirá alguma solução greedy ou relacionada com teoria de números?

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."

Posted

Eu vi +/- a teoria do Diofanto de Alexandria, como podes imaginar eu sozinho n consigo ver/aprender a teoria toda em 1 ou 2 dias, visto ser algo muito elaborado isto.

Mas o que eu consigui retirar para resolver este problema foi uma "tecnica matematica" para isto mas mesmo assim nao esta 100% certa :-S

por exemplo:

// levo o num que é o numero que quero e depois envio a soma que vai representar a minima soma possivel para formar o numero
double process2(double num,int soma){
int   a=(int)floor(sqrt(num))*(int)floor(sqrt(num));
double   b=num-a;
int   c=(int)floor(sqrt(b))*(int)floor(sqrt(b));     
int   d=(int)floor(sqrt(b-c))*(int)floor(sqrt(b-c));
int   g=(int)floor(sqrt((b-c)-d))*(int)floor(sqrt((b-c)-d));
if((a+c==num)&&((d==0)&&(g==0)))
  soma=2;
if((a+d+c==num)&&(g!=0))
  soma=3;
if((a+d+c+g==num)&&((d!=0)&&(g!=0)))
  soma=4;
    return soma;

chamei essa função que se encontra ai para me calcular apenas a soma minima para nos levar ao numero que quero mas como ja disse, não esta 100% certo e na minha opinião, este problema não é assim que se faz 😕

Posted

A minha solução não usa DP (mas penso que existe uma abordagem com DP). Não me parece que seja preciso nada de especial em termos teóricos para resolver o exercício (teorias de diofanto ou lá o k andaste a ver..)

1) Tás a fazer somas de quadrados, quantos quadrados existem até 2 000 000? 1414 nem são muitos

2) 2 000 000 não é um número muito grande, podes usar um array de flags a saber se vec[ n ] é resultado da soma de 2 quadrados

3) Se K = 3, usando dois quadrados, só precisas de saber se (N - num1*num1 - num2*num2) é um quadrado

...

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Posted

Podes explicar melhor a tua ideia mogers.

Pelo que entendi o primeiro caso é quando sqrt(N) é um inteiro, aí a resposta é: 1 1

Os outro casos não entendi muito bem, não preciso sempre de pelo menos dois arrays? Um para guardar o nº minimo de quadrados para obter N e outro com o nº de maneiras para o fazer usando esse numero de quadrados.

"Eu acredito que a vida está constantemente nos testando em nosso nível de confiança, e a vida tem grande recompensa reservada àqueles que demonstram uma confiança sem fim para agir até conseguir. Este nível de resolução pode mover montanhas, mas ele tem de ser constante e consistente. Tão simples quanto isso possa soar, ainda é o denominador comum que separa aqueles que vivem seus sonhos dos que vivem simplesmente.."

Posted

Os outro casos não entendi muito bem, não preciso sempre de pelo menos dois arrays? Um para guardar o nº minimo de quadrados para obter N e outro com o nº de maneiras para o fazer usando esse numero de quadrados.

Depende da forma como contas as hipóteses. Mas não precisas desses arrays para guardar as soluções, basta um contador com o numero de soluções.

Eu testo se o N é um quadrado (resposta 1), depois testo se é a soma de 2 quadrados. Senão der testo se dá com 3 e por fim conto com 4 (porque com 4 dá sempre).

Não queria descrever muito a solução porque senão estrago o desafio. Mas como é que verificas se um número é resultado da soma de 2 quadrados? E como contas?

E no caso em que são precisos 3 quadrados?

"What we do for ourselves dies with us. What we do for others and the world, remains and is immortal.", Albert Pine

Blog pessoal : contém alguns puzzles, algoritmos e problemas para se resolver com programação.

Posted

Mas como é que verificas se um número é resultado da soma de 2 quadrados?

Se n = a^2 + b^2, sendo a e b inteiros positivos. Para o caso dos 2 quadrados sei também que se x = (n-1)/4 resultado num x inteiro, pode ser escrito como a soma de 2 quadrados.

Posted

Não era isso. Isso que escreveste é trivial 🙂

Como fazes com código mesmo.. especialmente o caso com 3 quadrados

PS: Claro que ao perguntar isto, não quero que respondas algo como

for i = 1 ; i * i < 2000000

for j = i ; j * j < 2000000

for k = j ; k * k < 2000000

if n = i*i+j*j+k*k

Posted

Apenas me estou a lembrar de uma maneira de o fazer, que é tentar a soma de todos os quadrados e ver se é igual a N.

Posted

Pensa um pouco em como melhorar isso.

Posted

Tenho uma pequena ideia, mas amanhã penso melhor que cheguei a bocadinho do treino e estou todo partido 🙂

EDIT: Estive a pensar e a melhor maneira que vejo de o fazer é com DP (knapsack). Podes dar-me alguma dica mais ou a complexidade com que é possível calcular para ver se tenho mais alguma ideia. Também me lembrei de outra maneira que é utilizar pesquisa binária mas não estou a ver como aplicar esta ideia da pesquisa binária muito bem para a soma de 3 e 4 quadrados.

Posted

Eu tinha feito essa solução antes de ter colocado post aqui no forum, e essa apenas me deu 4 pontos pk passava do tempo limite :-S

P.s.: A solução não esta de forma alguma feita para os 100 pontos e ainda da erros em alguns casos infelizmente :wallbash: , mas ja da para perceberem +/- a logica do problema

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <cmath>
using namespace std;
int maior=0;
double process2(double num,int soma){
int   a=(int)floor(sqrt(num))*(int)floor(sqrt(num));
maior=(int)floor(sqrt(num));
double   b=num-a;
int   c=(int)floor(sqrt(b))*(int)floor(sqrt(b));   
if(a+c!=num) {
int   d=(int)floor(sqrt(b-c))*(int)floor(sqrt(b-c));
int   g=(int)floor(sqrt((b-c)-d))*(int)floor(sqrt((b-c)-d));}
if((a+c==num)&&((d==0)&&(g==0)))
  soma=2;
if((a+d+c==num)&&(g!=0))
  soma=3;
if((a+d+c+g==num)&&((d!=0)&&(g!=0)))
  soma=4;
    return soma;
}
int process3(int y,int existe,int num){
int o,p,z;
int retira=0;
existe=0;
if(y==2){retira=2;o=maior;p=1;z=1;}
if(y==3){retira=1;o=maior;p=maior;z=1;}
if(y==4){retira=0;o=maior;p=maior;z=maior+1;}
for(int i=1;i<=maior;i++){
        for(int j=1;j<=o;j++){
                for(int k=1;k<=p;++k){
                        for(int x=1;x<=z;x++){
                                if((((i*i)+(j*j)+(k*k)+(x*x))-retira)==num)
                                    existe++;
                        }
                }
        }
} 
return existe;
}
int main()
{
 int num,n,existe;
   double x,y;
   int soma=0,final;
   cin>>n;
   for(int prox=0;prox<n;prox++){
   cin>>num;
   if(num==(floor(sqrt(num))*floor(sqrt(num))))
     cout<<num<<": 1 1\n";
   else
   {
      y=process2(num,soma);
      final=process3(y,existe,num);
      cout<<(int)num<<": "<<(int)y<<" "<<(int)final-1<<endl;
      }
   }    system("pause");
   return 0;

}
Posted

se tens 4 pontos é certamente por wrong answers. Esse código inicial com a,c,d e g é meio estranho e é provavel que esteja errado. Faz uma solução de pesquisa normal.

PS: cuidado com erros númericos. Algo como sqrt(9) pode eventualmente dar como resultado 2.9999999999 e o floor disso é 2.

Posted

se tens 4 pontos é certamente por wrong answers. Esse código inicial com a,c,d e g é meio estranho e é provavel que esteja errado. Faz uma solução de pesquisa normal.

PS: cuidado com erros númericos. Algo como sqrt(9) pode eventualmente dar como resultado 2.9999999999 e o floor disso é 2.

eu tive a ver e existe um caso que eles colocam la que dava qualquer coisa como 2,73 por exemplo e eles passaram para 2 para poder continuar o programa.(e neste caso o meu programa dava certo, dai ter a praticamente a certeza que é sempre para arredondar para baixo)

Posted

O que eu estou a dizer é que coisas como

if(num==(floor(sqrt(num))*floor(sqrt(num))))
      cout<<num<<": 1 1\n";

podem falhar porque fica if (9 == 2*2) em vez de if 9 == 3*3 devido aos erros numéricos.

Podes evitar esse tipo de coisas. Só tens numeros ate 2000000, podes usar um array de flags onde a posição i está a 1 se for um quadrado.

Posted

vou amanha tentar voltar fazer este exercicio a ver uma soluçao melhor para isto, nem vale a pena tentar ver os erros desta soluçao pk nao iria sair do sitio. Começo uma soluçao mais simples e depois optimizo a soluçao.

Este problema é um excelente problema para quem quiser treinar um pouco 😉

Posted

Mogers, viste o edit do meu post?

Posted

Mogers, viste o edit do meu post?

Não vi. Acho que é preferível um novo post a um edit tanto tempo depois do 1º post.

Penso que a solução que usa DP é semelhante ao knapsack, mas não pensei nela, não te posso ajudar mt nesse aspecto.

A complexidade penso que não ajuda muito neste caso, é O(N). Ou se preferires O( N + sqrt(N)*sqrt(N) ) = O(N)

É dificil tentar dar dicas quando dizes tão pouco. Só falaste em knapsack, pesquisa binária e pediste a complexidade. Sem saber como é que estás a pensar fazer as coisas, não dá muito para ajudar.

Posted

A minha ideia DP que pensei é ter uma matriz do género DP[4][2000000], em DP[0] meto 1 ou 0 consoante i seja ou não um quadrado perfeito. Depois a partir daí construo os restantes "níveis": DP[1] etc. Uma melhoria a isto podia ser ter apenas um array DP[2000000] com o número de maneiras de chegar ao número e um outro array que guarda o minimo de quadrados necessários. Dava então uma complexidade de O(4*sqrt(2000000)) se não estou em erro.

A ideia da pesquisa binária para a soma de dois quadrados era pegar em cada quadrado e depois fazer uma pesquisa binária para o segundo quadrado, visto que já se sabe o valor N, já se sabe o valor do primeiro quadrado (X), é so fazer uma pesquisa pelo valor Y que será igual a N - X.

Posted

A ideia base da DP penso que é por aí, mas a parte complicada não é saber quantos quadrados são precisos, é evitar contar repetidos no número de soluções.

É impossível a complexidade ser apenas um factor de sqrt(N), vais ter de percorrer os N números...

Volto a referir, visto que N vai apenas até 2000000, podes usar um array de flags 0/1, poupando o factor O(log N) da pesquisa binária.