Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa noite a todos,

tenho programado algumas aplicações de windows forms mas agora gostava de iniciar nas aplicações web

alguem me sabe dizer onde é inserido o código e se a forma de conecção para as bases de dados é efectuada da mesma forma

desde já o meu obrigado

Posted

Sim, em ASP.net as conexões seguem o mesmo padrão do Windows form. Quanto a inserção do código, aí muda um pouco, pois muda um pouco o paradigma de como a aplicação funciona. Em ASP.net, cada página é como se fosse uma pequena aplicação, ela tem um ciclo de vida próprio da página, onde está é carregada, renderizada, exibida e depois fechada.

Então a forma de conexão é um pouco de dependente de como a aplicação está estruturada, mas geralmente a cada página carregada, abre-se uma conexão com o banco de dados, obtem-se os dados, monta-se a pagina com estes dados e depois a conexão é fechada, tudo no contexto de uma página antes mesmo da página ser exibida. Isto pode parecer um pouco dispendioso do ponto de vista de recursos, porém o uso de connection pool que o .net fornece, permite que muitas vezes ao invés de abrir uma nova conexão, o .net, simplesmente reaproveita uma que já está aberta do pool e o processo todo é bem rápido.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD