Jump to content

Ordenaçao baseada em membros duma estrutura

Recommended Posts

Posted

boas, estou com uma duvida que e a seguinte, eu tenho uma estrutura com uma serie de variaveis e quero imprimir essas variaveis que fazem parte da estrutura com uma ordenação espicifica.

Como por exemplo eu tenho uma estrutura que tem 3 inteiros(a,b e c) e quero imprimi-los por ordem crescente do valor de a...

Como e que faço isto?  😄

Cumps

Posted

pois, ja tinha pensado nisso mas eu quero ordenar numeros com varios digitos como por exemplo 1234 com 4044 e nao ordenar o 1 o 2 o 3 e o 4.Que algoritmo e que me aconselhas ?

Obrigado pela resposta

Posted

O meu problema esta quando por exemplo

typedef struct 
{
    int dia,mes,ano; 
}data_voo;

no main tenho um vector desta estrutura que vai recebendo 3 inteiros a cada ciclo e quero imprimir por ordem crescente do inteiro mes, o dia e o ano correspondentes...como e que eu faço?

Posted

Podes usar a função 'qsort' (http://pubs.opengroup.org/onlinepubs/9699919799/) para ordenar o vector, usando a seguinte função para comparar:

int compara(const void * elem1, const void * elem2)
{
  int indice1, indice2;

/* Calcula índice da primeira data */
  indice1 = (data_voo *)elem1->dia + (data_voo *)elem1->mes * 31 + (data_voo *)elem1->ano * 31 * 12;

/* Calcula índice da segunda data */
  indice2 = (data_voo *)elem2->dia + (data_voo *)elem2->mes * 31 + (data_voo *)elem2->ano * 31 * 12;

return indice1 - indice2;
}
Posted

Nao percebi essa soluçao mas obrigado pela resposta, eu vou dar o codigo que tou a trabalhar e mais facil

typedef struct
{
    int data,codigo_voo,n_passageiros,hora_partida,hora_chegada;
    char cod_origem[DIM],cod_chegada[DIM];
}informacao;

eu vou guardando a informacao num vector deste tipo e eu agora quero ordenar de acordo com a variavel hora_partida e depois imprimir o codigo_voo, a data_voo,hora_partida;hora_chegada e os cods de origem e chegada.