Jump to content

MPlayer in Linux Ubuntu -- xv driver error

Ribamar

Recommended Posts

Epa, já estou há 3 horas a tentar resolver um problema no Ubuntu, a procurar respostas em sites, forums, faq's, etc, e não consigo resolver isto.

É o seguinte.

Hoje vou pa ver um video no MPlayer, e dá o seguinte erro:

"Erro opening/initializing the selected video_output (-vo) device"

Pelas pesquisas que já fiz, há quem contorne este problema usando como video output a driver x11. Só que isso traz problemas. A descodificação dos filmes em full-screen fica lenta. Alias, no site do MPlayer diz para nunca usar este driver.

Ou seja, como é que eu ponho o meu driver XV a funcionar de novo? Acho que isto ficou assim quando instalei as novas drivers da placa gráfica (ati-driver-installer-8.28.8.run). Eu estou a trabalhar num portatil com grafica Ati Mobility X1300.

Alguém faz ideia de como resolver este problema?

Cumps

Quando faço fglrxinfo no terminal mostra:

display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: Mesa project: www.mesa3d.org
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
OpenGL version string: 1.2 (1.5 Mesa 6.4.1)

Isto está correcto?

Não tenho a certeza, ma sacho que sim. Ainda há pouco acabei de instalar o Ubuntu e segui as indicações daquela página que te indiquei. Se as seguires safas-te bem.

Lá tem como instalar os drivers da gráfica pelo apt-get, é bem mais fácil que nstalá-los manualmente. Também pode ser dos codecs, mas novamente nessa página explica-te muito bem como fazer para instalar os codecs. 😛

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

I

Ja instalei os novos drivers da placa gráfica, já funciona tudo 5*.

Alguem sabe como posso a partir do Linux escrever nas partiçoes windows? é que eu tenho acesso a elas, posso copiar delas, mas não posso escrever/modifica-las, e eu queria fazer isso. o que tenho de fazer?

cumps

Não é possivel fazer isso. Ou melhor, acho que há uma maneira mas não é muito aconselhável porque podes ter uma surpresa desagradável.

Se quizeres uma ferramenta para aceder do Windows ao linux podes ver este tópico que indica lá software para tal. 😛

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Quando faço fglrxinfo no terminal mostra:

OpenGL vendor string: Mesa project: www.mesa3d.org
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
OpenGL version string: 1.2 (1.5 Mesa 6.4.1)

Isto está correcto?

Não. Não tens acelaração 3d. Devias ter algo do género:

OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: RADEON 9200 Series DDR Generic
OpenGL version string: 1.3.1080 (X4.3.0-8.26.6)