Jump to content
ricardom94

Encriptar Password

Recommended Posts

ricardom94

Boas

Eu tenho um programa a ir buscar uma palavra-passe a um ficheiro ini, existe alguma maneira de eu encriptar essa palavra passe no ini ,para que quem abrisse o ficheiro nao ficasse a saber a palavra passe??

Caça

Sim, podes encriptar a palavra passe com uma chave que depois será utilizada para desencriptar.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

ricardom94

Caça e como e que isso se faz?

José isso e para vb6 ou anterior eu estou com o 10 e nada disso funciona...

Caça

O exemplo que te foi indicado não é para VB6, funciona no 10. É aquilo que tens de fazer. Estás com dificuldades?

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

ricardom94

yh nao consegui funcionar com nada daquilo, tinha que adicionar alguma referencia ou importar algum dll?

Mas resolvi o problema de uma maneira menos funcional, criei uma tabela na bd e guardei la as passwords, pesa no programa e no sistema estar a fazer mais pesquisas mas e uma tabela pequena nao se nota muito  :D

thoga31

Passwords numa BD? Isso não é propriamente a coisa mais segura do mundo...

Sendo uma password, é fácil encriptar. Imagina a password (agora vou bater teclas ao calhas) "lkjh6bdef35wq". Podes fazer um algoritmo simples que troca as letras por outras e, para embelezar, podes fazer umas trocas de lugares.

Bastará isto, em princípio, porquê? Imagina que alguém pega na password encriptada e tenta decifrar. Até pode obter a password original, mas será uma "barafunda" de caracteres tal como todos os outros resultados a que chegar - nada lhe indica que aquela é mesmo a password.

Claro que este processo falha em passwords tais como "olasouothoga31" onde se retira algum sentido, mas já seria um princípio para não ter as passwords "de chapada".

Knowledge is free!

ricardom94

Tens razao e eu sei disso, mas nao queria perder muito tempo e apesar de voces fazerem parecer facil nao me entendo com essa parte e ja tinha o codigo era so adaptar, e tamos a falar de programas relativamente simples acho que ninguem se ia dar ao trabalho so para apanhar endereços de email de trabalho...

Andrepereira9
e tamos a falar de programas relativamente simples acho que ninguem se ia dar ao trabalho so para apanhar endereços de email de trabalho...

Para lixar um colega de trabalho, à gente capaz de tudo... E descobrira password de um email (sendo do trabalho ou não), pode não resultar em nada (para o dono), como pode resultar num monte de problemas pessoais e profissionais

A informática chegou para resolver problemas que antes não existiam

Quem ri por último é porque está conectado a 52 Kbs.

djbarbas

Actualmente existem cifras seguras. Uma maneira muito mais segura será utilizar encriptação atraves de MD5, pelo que o unico método de quebrar é feito através de bruteforce o que pode demorar uma infinidade de tempo conforme o tamanho e variedade de caracteres especiais.

Recomendo o uso de MD5, sendo fácil de implementar no VB

Passwords numa BD? Isso não é propriamente a coisa mais segura do mundo...

Sendo uma password, é fácil encriptar. Imagina a password (agora vou bater teclas ao calhas) "lkjh6bdef35wq". Podes fazer um algoritmo simples que troca as letras por outras e, para embelezar, podes fazer umas trocas de lugares.

Bastará isto, em princípio, porquê? Imagina que alguém pega na password encriptada e tenta decifrar. Até pode obter a password original, mas será uma "barafunda" de caracteres tal como todos os outros resultados a que chegar - nada lhe indica que aquela é mesmo a password.

Claro que este processo falha em passwords tais como "olasouothoga31" onde se retira algum sentido, mas já seria um princípio para não ter as passwords "de chapada".

jpaulino

Podes fazer um algoritmo simples que troca as letras por outras e, para embelezar, podes fazer umas trocas de lugares.

Isso não é encriptação, é codificação. Com meia duzia de testes descobres o padrão e consegues "sacar" a password ou a cifra utilizada.

@ricardom94

Vê este exemplo simples: http://www.jorgepaulino.com/2008/10/vbnet-criptografia-tripledes.html

ricardom94

yh era isso que eu queria fazer obrigado, com o codigo comentado ja consegui perceber o  que cada parte fazia