Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá mi amigos, estou com una problema em dll, eu fiz una função para verificar o caption de uma label isso em uma DLL... Segue el codigo:

function CheckTitleLabel (Title: LPCSTR) : bool;
var
p:pointer;
begin
with TForm1(p) do
begin
if ( Title = lbc.Caption ) then
begin
  ShowMessage('Label Correta');
end;
Result := True;
end;
end;

procedure TitleCheck;
begin
  CheckTitleLabel('labelcorreta');
end;

e no button...

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
   TitleCheck;
end;

tudo bem, quando vou verificar o titulo me deparo com o seguinte error

Access violation at address 003878ED in a module 'MyDllCheck.dll'. Read of address 5B202DBF

Agradeço meus amigos!

Posted

Não estás a inicializar a variável 'p'. Quando tentas aceder a uma propriedade da classe TForm1 (referenciada por 'p') lá vai disto...

P.S. Um concelho: indenta o código um bocadinho melhor, vais ver que simplifica grandemente a resolução de muitos problemas.

Posted

Só para ver se estou a perceber o conceito, porque não usas, em vez de um pointer, uma variável TForm1, ou melhor ainda, transformas a função CheckTitleLabel num método da propria TForm1?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Só para ver se estou a perceber o conceito, porque não usas, em vez de um pointer, uma variável TForm1, ou melhor ainda, transformas a função CheckTitleLabel num método da propria TForm1?

Já agora, deixo aqui uma possível implementação:

1º Criar um Class Interceptor para a Form. Deverá ser colocado antes da declaração do tipo TForm1:

type
  TForm = Class (Forms.TForm)
    Public
      function CheckTitleLabel (Title: LPCSTR) : bool;
  End;

2º Criar a implementação da função CheckTitleLabel

function TForm.CheckTitleLabel (Title: LPCSTR) : bool;
begin
      Result:= Title=(FindComponent('LBC') as TLabel).Caption;   // LBC é uma TLabel, certo?

// Como tinhas a tua, devolvia sempre True, mesmo em comparações negativas, já que o result:=true estava fora do IF 
      // e só dava mensagem em caso positivo!
end;

3º Usar a informação devolvida pelo CheckTitleLabel

procedure TitleCheck;
begin
  if Form1.CheckTitleLabel('labelcorreta') 
     then ShowMessage('Label Correcta')
     else ShowMessage('Label Errada');
end;

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.