Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, estou com uma pequena dúvida num programa..

Eu tenho uma função que recebe um vector como parâmetro: void verifica(*v);

Eu tentei passar o vector da seguinte maneira: verifica(&vector); vector(*vector); Estas duas maneiras diziam que o tipo int * e int*[] eram incompatíveis (ou algo do género), depois tentei assim verifica(vector); assim já não deu erro, mas depois na função eu ao usar tipo if(*v==u); dava erro no v, dizia: operand of * must be a pointer ... Não estou a perceber qual a maneira correcta de enviar o vector para a função ;x

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted

Resposta com um exemplo (se tivesses fornecido codigo a resposta estaria mais de acordo com a tua duvida ...)

#include <stdio.h>

int sumarray(int *array, size_t elems) {
    int sum = 0;
    while (elems--) sum += *array++;
    return sum;
}

int main(void) {
    int array1[] = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9};
    int array2[] = {10, 20, 30, 40};
    printf("soma do array 1 = %d\n", sumarray(array1, sizeof array1 / sizeof *array1));
    printf("soma do array 2 = %d\n", sumarray(array2, sizeof array2 / sizeof *array2));
    return 0;
}

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted
bool verifica_posicoes(int *v){
int conta=0;
for(int i=0;i<4;i++){
	if(*v[i])
}
}

int main(){
char chave[4],tentativa[4];
int contaPosIguais=0,contaPosDifere;
int pos[4];
scanf("%s",chave);
scanf("%s",tentativa);
for(int i=0;i<4;i++){
	if(chave[i]==tentativa[i]){
		contaPosIguais++;
	}
	for(int j=i+1;j<4;j++){
		if(chave[i]==tentativa[j]){
			verifica_posicoes(pos);
		}
	}
}
return 0;
}

Esta ai, dá erro no *v da função, como eu disse anteriormente, estou a passar o vector pos.

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted

bool verifica_posicoes(int *v){
int conta=0;
for(int i=0;i<4;i++){
	if(*v[i])
}
}

Nao uses o * na condicao; mete-a apenas com

if(v[i])

Tirando isso a funcao ta bem ... excepto que so funciona para arrays de exactamente 4 elementos. Se alguma vez quiseres usa-la com arrays de 3 elementos nao podes.

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Nao uses o * na condicao; mete-a apenas com

if(v[i])

Tirando isso a funcao ta bem ... excepto que so funciona para arrays de exactamente 4 elementos. Se alguma vez quiseres usa-la com arrays de 3 elementos nao podes.

Neste caso o vector terá exactamente 4 posições, mas porque é que se for 3 já não posso?

Posted

Neste caso o vector terá exactamente 4 posições, mas porque é que se for 3 já não posso?

Porque na funcao estarias a aceder ao quarto elemento do array, que nao existe!!!

int array[3];
array[3] = 0; /* BANG!! array[3] nao existe */

What have you tried?

Posted

Porque na funcao estarias a aceder ao quarto elemento do array, que nao existe!!!

int array[3];
array[3] = 0; /* BANG!! array[3] nao existe */

Oh, tipo mas se mudar no main para int pos[3] já posso usar a função com o array de 3 elementos 😄 ... Pensei que mesmo que mudasse não podia usar a função, estava a achar estranho xD !

Obrigado pmg  😁

Posted

Oh, tipo mas se mudar no main para int pos[3] já posso usar a função com o array de 3 elementos 😄 ... Pensei que mesmo que mudasse não podia usar a função, estava a achar estranho xD !

Obrigado pmg  😁

Nao, nao. Tens que mudar o 4 na funcao.

Se mudares no main para um array de 3 elementos, a funcao continua a "querer" aceder ao quarto elemento.

A melhor maneira é tirar o 4 da funcao e passar a responsabilidade do tamanho a funcao que chama a verifica_posicoes. Da forma que eu escrevi a funcao sumarray().

What have you tried?

Posted

Nao, nao. Tens que mudar o 4 na funcao.

Se mudares no main para um array de 3 elementos, a função continua a "querer" aceder ao quarto elemento.

A melhor maneira é tirar o 4 da função e passar a responsabilidade do tamanho a função que chama a verifica_posicoes. Da forma que eu escrevi a funcao sumarray().

ah! sim, continua a aceder ao 4 porque na função o 4 nunca muda, esta certo, deve enviar o tamanho do vector também para a função e em vez de 4 coloco esse mesmo tamanho, já entendi o que me querias dizer.. Neste caso o exercício trata-se do jogo mastemind, por isso é que eu não necessitei de mandar para la o tamanho do vector, porque a tentativa e a chave do jogo é sempre constituído por 4 elementos..