Jump to content
Sign in to follow this  
tawny_alexa

Jogo inspirado no Bad Apples IOS

Recommended Posts

tawny_alexa

Boa tarde, sou estudante universitária e tenho Programação em Java à cerca de 2 meses. Tenho neste momento que realizar um projecto para a disciplina e o objectivo do mesmo é desenvolver, utilizando a linguagem Java e a metodologia de Programação Orientada por Objectos, um programa que será uma implementação de uma versão de jogos do tipo “3 em linha”. O jogo a implementar será uma versão simplificada do jogo Bad Apples disponível para iOS (http://www.metaversa...ames/badapples/).

O jogo é baseado num tabuleiro constituído por um conjunto de linhas (10 por omissão) e colunas (5 por omissão), onde são colocadas, pelo computador, peças a partir do topo. Existem 3 famílias de peças com cores distintas: Amarela, Azul e Vermelho. Pretende-se colocar, pelo menos 3, peças da mesma cor em sequência (em linha ou coluna). Quando existe uma sequência de 3, ou mais peças, da mesma cor, estas são removidas do tabuleiro (contando um ponto por cada peça) e as peças que se encontram em cima destas, são deslocadas, automaticamente, para ocupar as casas vazias. O jogo evolui jogando o computador e o utilizador à vez: quando o computador joga introduz uma nova peça em cada coluna; quando o utilizador joga move, sempre, UMA peça, tentando criar uma sequência ou preparando caminho para o conseguir numa jogada subsequente (no topo do tabuleiro estão indicadas as peças que serão introduzidas na próxima jogada do computador).

Após cada jogada são retiradas as eventuais peças que façam sequência, de 3 ou mais da mesma cor, antes de o oponente realizar a sua jogada. Se com a movimentação das peças devido às casas deixadas vazias se obtiverem novas sequências o processo repete-se: removem-se essas novas peças em sequência e deslocam-se as que se encontram acima delas.