Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bem eu adoro esta linguagem ... É fácil de entendimento , muito bom em termos de código e não precisa de levar aquelas {} do c++ ... eu não consigo perceber porque falam tão mal e tratam esta linguagem como linguagem para ser aprendida por um scriptkid e que o melhor seria mesmo c++ ... enfim se alguém souber justificar a resposta gostaria que me dissessem 

E o Impossível foi criado por pessoas fracas pra acabar com o sonho das pessoas fortes. Não deixes que acabem com o teu. Sonha , luta , ambiciona e realiza. Se amas , se gostas tu vais conseguir. Cala todas as pessoas que um dia duvidaram de ti e prova que foste mais forte de qualquer outro.

• Replies 63
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Boas, sei porque fazes essa pergunta pois eu próprio já tentei perceber o porquê deste "rebaixamento" à linguagem VB.NET

Isto vai de encontro também ao porquê de tanta gente "rebaixar" o windows por ser isto e por ser aquilo e compara-lo ao linux e MAC, dizendo por A+B que é pior.

O problema é que as pessoas aprendem algo na escola (por exemplo pascal) e quando chegam ao mercado de trabalho querem trabalhar com o que aprenderam...

O justificativo para que funcione é deitar a baixo as outras linguagens.

Mas este é um problema entre muitos... acontece como disse com o windows que passam a vida a criticar por causa dos virús e recentemente abriram os olhos quando apareceram virus tanto para linux como para MAC.

No geral as linguagens Microsoft são consideradas as piores, pois justifcam isso por serem fechadas apenas para Windows.

Por diversas vezes já entrei em discussões sobre isso, pois existem imensos emuladores para criares para windows, linux e MAC.

O mesmo acontece com as plataformas moveís no caso do android e iOS que também existe maneira de programar com VB.NET, caso do Mono ou do 4basic.

A verdade é que por mais discussões e comparativos que leio, não consigo encontrar as razões na prática tão discutidas e fundamentadas pela "concorrência" e ainda hoje procuro respostas...

Acho que as pessoas não sabem ver as coisas...

Adora falar mal de ASP.NET e que PHP é que é bom... os melhores sites que conheço e os mais bem contruidos são em aspx

Adoram criticar o VB.NET mas as maiores comunidades do mundo (principalmente no Brasil) são de VB.

Cada um é livre de escolher com o que trabalhar, mas também é importante saber dar valor a outras opções.

Eu sou iniciante em VB e gosto de todo o trabalho da Microsoft, pois acho-os um empresa inovadora que coloca ao dispor dos utilizadores funcionalidades sem limites e cria um bem estár na utilização dos seus produtos incomparável... mas claro que experimento Linux (tenho uma máquina para também aprender sempre desta plantaforma) e MAC... bem como tenho android e não Windows Phone, pois apesar de gostar da Microsoft prefiro outro sistema... neste caso.

O mesmo acontece com linguagens de programação, sou muito iniciante do VB, mas ainda hoje estive a dar uma vista de olhos em Pascal e por vezes perco algum tempo a tentar perceber outras linguagens como PHP, C#, etc apesar de não as ir utilizar, mas é sempre bom e sei passar a outras pessoas porque uso VB e não outras...

Habituei-me, tem um IDE que mete inveja a muitos (deve ser um dos pontos por falarem tão mal do VB.NET) e consigo programar para tudo...

Se disse alguma coisa errada por favor corrijam-me... mas penso que seja um explicação "curta" do que procuras...

Ahhh e é uma das linguagens que ao longo dos tempos perdeu menos terreno, perdeu na realidade, mas não tanto como as outras e tem vindo a acompanhar a evolução... em muitos casos certas linguagens passaram de 1º a utilização no mundo para 10º lugar... no VB.NET está sempre entre 3º e 4º lugar 😄

Numa próxima versão espero bastantes melhoramentos 😞

Cumprimentos,

Dogo Lamego

Posted

Aquelas {} do c++ são equivalentes ao end do VB.NET, e em comparação facilitam bastante o entendimento do código.

VB é criticado por que em comparação por exemplo a c++/c é mais confusa, mais lenta a realizar operações e gasta mais memória. E também porque é da microsoft.

@D3POD

O teu argumento sobre os sites é invalido. Os sites com a extensao .aspx tambem podem ter a parte do servidor em c# ou qualquer outra linguagem .NET em vez de VB.NET.

Eu concordo que VB.NET é uma boa linguagem para fazer códigos pequenos com gui's, expecialmente por causa do IDE, mas para projetos grandes torna-se muito confusa e acho que é melhor optar por c# ou java.

<Signature goes here>

Posted

Esta discussão tem duas vertentes:

Motivos sociológicos - a minha linguagem é melhor que a tua. Isso tanto acontece com linguagens de programação como com sistemas operativos , CPUs, etc...

Motivos técnicos - cada linguagem tem os seus pontos fortes e fracos; não ter consciência disso cria grandes dificuldades e maus resultados.

Para mim, a escolha duma linguagem depende do problema a resolver. Assim podemos analisar :

1. Qual o esforço necessário para eu resolver este problema com esta linguagem ?

Imaginemos duas linguagens (A e B) em que com a B vou demorar o triplo do tempo a resolver o problema. Para mim a A será a melhor.

2. Qual o esforço necessário para o computador resolver este problema com esta linguagem ?

Imaginemos agora que a A vai demorar dez vezes mais tempo a executar. A B será a melhor.

3. Qual o esforço necessário para eu alterar o problema com esta linguagem ?

Agora imaginemos que a B tornará muito difícil fazer alterações posteriores. Logo a A será melhor.

A escolha da linguagem dependerá da ponderação relativa destes três pontos. O mais habitual é dar mais peso ao ponto A, assumindo que o computador se irá adequar ao programa. É o caso do VB, que é melhor no ponto 1 mas pior no ponto B em relação ao C++.

Mas noutras situações como por exemplo microcontroladores o ponto 2 é determinante pois não interessa o menor esforço de desenvolvimento se o resultado não correr na máquina. Por isso não se encontra quem use VB para programar microcontroladores.

O ponto 3 normalmente é ignorado mas para mim é muito importante a menos que o programa seja imutável, o que normalmente não acontece. O exemplo paradigmático disso é a conversão dum sistema operativo para outro; se fôr imaginável que o programa venha a ser convertido de Windows para Linux o VB será uma má escolha no ponto 3.

Como quase tudo neste mundo, depende das circunstâncias...

Posted

Essencialmente é porque existe ainda a associação ao VB6 (ou anterior) que era demasiado permissivo e permitia más práticas de programação.

Este é o principal ponto, no entanto esta permissividade está cada vez mais na moda ao ponto das novas versões  (VB e C#) permitirem a utilização de instruções dinâmicas, o que é uma contradição muito grande. Ou seja, o VB6 era criticado por permitir conversão implícita (por exemplo) e hoje todas já o fazem e é giro 😄

Depois a existência de wizards no VB.NET é ainda odiada por muitos, porque se por um lado simplifica o utilizado amador, por outro lado gera código que não é muito correcto.

Como diz Albert Einstein: "é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito"

Posted

@D3POD

O teu argumento sobre os sites é invalido. Os sites com a extensao .aspx tambem podem ter a parte do servidor em c# ou qualquer outra linguagem .NET em vez de VB.NET.

Aqui referia-me ao comparativo feito entre o PHP e o ASP.NET não há linguagem utilizada em si.

Eu por exemplo como me estou a iniciar em programação gostava logo desde o inicio estudar algo que desse para tudo...todas as plantaformas, mas infelizmente isso é quase impossivél... apesar de haver soluções nem sempre são as melhores e umas são mais complexas que outras.

Posted
Aqui referia-me ao comparativo feito entre o PHP e o ASP.NET não há linguagem utilizada em si.

Não podes comparar ASP.NET com PHP; podes comparar VB.NET ou C# com PHP, ou podes comparar ASP.NET com CakePHP, Yii, CodeIgniter, Zend Framework, etc.

Linguagens <> Frameworks

A linguagem tem a má fama dada pelos programadores dela. Como apontou o jpaulino, o VB foi, durante muitos anos, um ninho de más práticas, por ser demasiado permissivo. Os programadores inexperientes criaram tanta porcaria em VB, que foi a linguagem que sofreu.

De qualquer forma, e sumariamente, concordo com esta linha de pensamento: é uma linguagem específica de uma plataforma, pelo que perde com linguagens multi-plataforma, e os seus programas correm numa VM, pelo que perde com linguagens de compilação directa.

A área web é outra fruta, e aqui o VB.NET (e o C#) perdem por causa do custo das licenças necessárias. Ter servidores com suporte a PHP, Python ou Node.js sai consideravelmente mais barato (muito consideravelmente).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Posted

Eu acho que duas das principais razões são 1) ser uma linguagem direccionada para o Windows e 2) para muitos, ser da Microsoft é um problema dos diabos.

Esta LP foi feita pela MS precisamente para ter uma linguagem RAD para aplicativos Windows. Se isso é um problema, não argumento, mas eu acho que não.

Mas, como sempre, a crítica é um produto da opinião pessoal. Não nos podemos esquecer disto.

Ah, e para quem não gosta de conversões implícitas,

Option Strict On

Knowledge is free!

Posted
E o que dizem quanto às enumeras possibilidades de portar aplicações do VB.NET para outras plataformas?

Se por "enumeras" queres dizer "inúmeras", e se te estás a referir ao Mono, já aqui o disse várias vezes que isso não está, nem de perto, nem de longe, preparado para ser uma alternativa viável ao compilador oficial. Faltam imensas funcionalidades do .NET, algumas importantíssimas (WPF e entitiy frameworks são gritantes).

Era uma vez a história do .NET em várias plataformas. A toolchain oficial só corre em Windows. Fim. 😄

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Posted

Já referiram aqui várias razões que vão dar a uma conclusão simples: Falta de factor cool.

A maior parte dos programadores está mais interessada em ser cool/hipster do que em fazer alguma coisa útil. Então como não sabem como se hão de afirmar e de terem reconhecimento como gajos cool, entram nesta via ridícula de dizer mal de linguagens.

Obviamente, tudo o que está ligado à microsoft, é por definição não-cool, assim como tudo o que seja amigável.

Características de linguagens cool:

* Não pode ser de aprendizagem facil, tem que ter coisas complicadas ou obscuras para a maior parte dos programadores

* Não podem ser demasiado populares. Se isto acontecer, está  na hora de procurar a proxima moda.

* Têm que ter sites com artwork alusivo a uma loja da apple.

* Não pode ser popular entre hobistas de círculos menos académicos

Pessoalmente acho bom que esta tendencia se mantenha, é da forma que há menos concorrencia para os programadores verdadeiros, os pseudo-cool/hipsters estão ocupados a fazer commits de coisas em rails ou node.js no github e a fazer sites todos pipis com o bootstrap do twitter, mas sem o modificar muito, senão não se percebe que é o bootstrap.

Mas confesso que tambem já me deixei irritar por este tipo de atitude. Até cheguei a abrir um tópico semelhante a este sobre o PHP.

Isto não é nada de novo. Basic, PHP, Java, asp sofrem do mesmo tipo de reputação. Mas os programadores destas linguagens preferem continuar a produzir naturalmente enquanto outros criticam.

Uma linguagem é uma ferramenta. Uma ferramenta pode ser muito melhor que a outra, mas se o dono dela for sepo, não lhe serve de nada. Por outro lado, o dono da ferramenta 'fraca', se for muito competente vai continuar a fazer coisas bem feitas.

Posted

Era uma vez a história do .NET em várias plataformas. A toolchain oficial só corre em Windows. Fim. 😄

A maioria das aplicações que são feitas para correr em Windows nem se preocupam se funcionam em Linux, Mac, etc. A diferença de mercado é tão grande que não é preocupação para a maioria das software houses. Muitas ainda são aplicações à medida e isso raramente é um problema.

Com a web a preocupação ainda é menor ... se por um lado o alojamento é um pouco mais caso (a diferença já é muito pouca), a facilidade que a framework oferece compensa muitas vezes. Depois misturam-se sempre tecnologias open source (é quase obrigatório neste mundo web) e a própria Microsoft tem versões gratuitas (express) que permite fazer grande parte sem pagar.

Posted

Ora ai está uma resposta que falta muitas pessoas lerem...

Realmente isto é quase como se o fundamental fosse critical...

Os gajos que perdem tempo a criar tutoriais e esquemas para mudar o pessoal dizendo que outra linguagem é que é a ideal acabam por ser os primeiros a mudar assim que virem muita gente a aderir, porque deixa de ser cool uma linguagem com tanta gente a falar bem... está na hora de começar a falar mal e de mudar.

No meu caso que não percebo nada de nenhuma linguagem, comecei em VB.NET porque surgiu o interesse em fazer uma aplicação simples para a empresa e foi me aconselhada por um senhor que trabalha em VB faz muitos anos e que sempre ganhou a vida com isso...

Comecei a ler uns tutoriais, depois comprei um livro e claro com o fórum do Portugal a Programar comecei a minha aplicação.

Entretanto o tempo passou e já vou em mais alguns projectos 😄

Quando terminar o que está na "mesa" e como estou a criar um site, talvez vá experimentar asp.net ou eplo menos tentar ver como funciona dentro de uma página web bem como estou a experimentar o expression blend com vb.net que também ainda não sei como funciona, mas há-de lá ir 😞

O único ponto que vejo que não chego lá com o vb.net é ao android...

Para linux li que já há maneira e bastante fiável, pois existem provas dadas na internet... youtube my friend 🙂

Para android vou esperar por novas versões do MONO pelo menos até terminar os meus projectos e principalmente até saber VB de trás para a frente... nessa altura vejo se é preciso estudar outra linguagem B)

Cumprimentos

Posted
A maioria das aplicações que são feitas para correr em Windows nem se preocupam se funcionam em Linux, Mac, etc. A diferença de mercado é tão grande que não é preocupação para a maioria das software houses. Muitas ainda são aplicações à medida e isso raramente é um problema.

Cada um tem de viver com as suas escolhas...

Com a web a preocupação ainda é menor ... se por um lado o alojamento é um pouco mais caso (a diferença já é muito pouca)

A diferença só é pouca em alojamentos partilhados (e é pouca uma porra - um alojamento muito básico de Linux custa 22,80€ por ano, contra 46,80€ em Windows). A partir do momento que vais para servidor privado ou uma VPS, os CAL da Microsoft começam a fazer sentir o seu peso.

a facilidade que a framework oferece compensa muitas vezes.

Existem frameworks para todas as linguagens, hoje em dia. O PHP é profícuo nesse aspecto.

Depois misturam-se sempre tecnologias open source (é quase obrigatório neste mundo web) e a própria Microsoft tem versões gratuitas (express) que permite fazer grande parte sem pagar.

Não estou a falar das ferramentas de desenvolvimento, mas sim dos ambientes de produção. Os CAL são caríssimos, com renovação anual, e indexados ao número de cores da máquina.

Já referiram aqui várias razões que vão dar a uma conclusão simples: Falta de factor cool.

Esse é o problema que tu percepcionas. Não é um problema, ou um factor de escolha para programadores.

* Não pode ser de aprendizagem facil, tem que ter coisas complicadas ou obscuras para a maior parte dos programadores

Argumento de treta. Se isso fosse verdade, o que não faltava eram hipsters a programar em brainfuck ou APL.

* Não podem ser demasiado populares. Se isto acontecer, está  na hora de procurar a proxima moda.

Mais treta. Se isso fosse sequer remotamente verdade, veríamos sempre um balanço entre as várias linguagens em rankings como o TIOBE, consoante os programadores fossem saltando de linguagem em linguagem. Não é o que acontece.

* Têm que ter sites com artwork alusivo a uma loja da apple.

O que mais se vê por aí é programadores fãs da Apple. Achas mesmo? Se estivéssemos a falar de designers, ou se comparasses, ainda que mal, com a incidência de Linux entre programadores, ainda ia. Isso é mero FUD, sustentado em ar e vento.

* Não pode ser popular entre hobistas de círculos menos académicos

O PHP é a linguagem mais usada para a Web, por profissionais e hobistas. Não é por aí além popular em círculos académicos. Essa relação não tem qualquer tipo de sustentação, senão o teu wishful thinking.

Uma das linguagens que teve um cool factor enorme durante os últimos dois anos não encaixa no teu perfil: o NodeJS.

- é de aprendizagem facílima, visto que é JavaScript;

- a linguagem em si é enormemente popular, a tecnologia ganhou milhares de adeptos de um dia para o outro;

- NodeJS, suportado pela Google - a milhas da Apple;

- é imensamente popular fora dos círculos académicos.

Tretas e FUD. Bem jogado...  :wallbash:

Posted

mjamado, não sei se costumas ler sites como o hacker news, stack overflow e outros hype-makers, mas estás enganado em quase todos esses pontos.

Para começar, popularidade não é sinónimo de reputação. O PHP e o VB são imensamente populares, no entanto têm péssima reputação, é precisamente disso que este tópico trata.

Javascript não é facílimo. Javascript tem uma sintaxe baseada em C, mas tem uma resolução de scopes muito peculiar. E tem suporte para POO por via de protótipos. O seu conjunto de tipos de dados tambem é diferente de tudo o que existe. No contexto das linguagens mais conhecidas, é uma linguagem bem esquisita, provavelmente aquela que mais rasteiras prega a mais programadores. Claro que isto está a mudar, e hoje em dia já há muita gente que sabe programar em javascript em condições.

O node por si só tambem é um quebra-rotinas porque força um design baseado em callbacks com um event-dispatcher implícito, isto causa muita confusão a muita gente. Não é de todo um modus operandis que esteja bem enraizado no programdor comum.

Programadores fãs da apple, eu não disse nada disso. Só disse que uma linguagem cujo site seja todo pipi atrai logo uma carrada de zombie-hipsters. Mas, numa side-note, o que não falta aí é programadores que estão mais preocupados em parecer cool com o seu macbook do que em escrever código em condições. Mas isso já é muito off-topic.

O tiobe é um ranking de utilização, não é de popularidade nem de coolness. Mas podes crer que o factor cool das linguagens é uma bolha que incha e rebenta. Repara só no caso do ruby, em particular do rails. Onde está a quantidade absurda de bloggers que se via aqui há uns 4-5 anos a dizer que o rails é a oitava maravilha? Resposta: estão todos a escrever posts sobre node.js.

Brainfuck, APL, assembly, requerem talento sério. Vamos deixar isso fora desta discussão.

Repara numa coisa, toda a gente sabe quem é o Ryan Dahl ou o David Hanson, mas se falares no Lars Bak, Brendan Eich ou Yukihiro Matsumoto, fica tudo a ver passar navios. Eu por exemplo, não faço ideia de quem inventou o Basic, mas é inegável que é uma linguagem importantíssima na história da informática que não precisa de provar nada a ninguem. Digo isto sem nunca ter escrito uma linha de basic. A verdade é que está claramente fora de moda, mas que interessa isso a quem a usa de forma produtiva?

Posted

Já percebi o problema: temos um conceito diferente de "programador". Para mim, um programador é o profissional da programação.

"Uau, fiz um despertador, sou um programador" - não, não és, és um script-kiddie. "Acabei o curso com média de 18 a programação" - bela bosta, podes limpar o rabo ao diploma. "Bloguei sobre as 10 frameworks que experimentei na última semana" - fantástico, deves ser um barra em transferências FTP e instalações assistidas.

Por exemplo, quando dizes que design baseado em callbacks e eventos é um quebra rotinas para muitos programadores, não posso aceitar que estejas a falar de programadores, mesmo. Um programador, seja de que área for, tem de saber como funciona um sistema baseado em eventos. Alguém que não sabe, chamem-lhe o que quiserem, mas não é um programador.

Os teus posts têm de ser lidos à luz do teu conceito bastante lato de programador; os meus, à luz do conceito estrito.

Posted

Basicamente o importante é programar e ser bom em algo, isto pelo que leio aqui e na Internet.

As linguagens a curto prazo devem todas passar a ser compatíveis com outras plataformas por A ou B soluções portanto cabe a cada um saber bem aquilo que precisa.

Eu sou muito iniciado nisto como vocês também já o foram portanto devem compreender as duvidas que por vezes podem surgir quando vemos falar mal do que esta está estamos esta está estamos esta está estamos a aprender ou do que estamos a fazer.

Ninguém gosta de ver dezenas de artigos criticando algo que usamos, mas realmente o mel melhor é não ligar e continuar a nossa vida.

Eu vou continuar em VB.NET e aconselhar a toda toda a gente, pois é uma linguagem fácil de perceber, com um código bastante claro e claro a interface IDE que torna tudo bem mais prático.

Agora vai haver pessoal a dizer que há melhor e claro que deve haver mas como o java que tem uma linguagem para mim confusa e que se repete muitas vezes.

Edit1. Peço desculpa, escrevi isto com o meu smartphone e o teclado bloqueiou e não completei o post.