Jump to content
Sign in to follow this  
rasteiras

Instalação do plugin android no netbeans versão 7.1

Recommended Posts

KTachyon

Eu penso que os plugins para NetBeans andam um bocado desactualizados relativamente à versão actual do Android, pelo que podem existir vários problemas.

Tenta criar um projecto manualmente (na linha de comandos) e abrir no NetBeans para ver o que acontece. O comando que tens que correr é qualquer coisa como:

android create project -n nome_do_projecto -p /path/para/o/projecto -k pt.nome -a NomeDaActivityInicial -t 1

Para confirmares que o target é o 1, faz:

android list targets

Eu optei por ignorar todos os IDEs e fazer apenas a instalação mais básica de todas, que consiste em descarregar o SDK e adicionar o path ao environment para ter acesso aos comandos em qualquer ponto do filesystem. Utilizo um editor de java simples (praticamente um editor de texto com auto complete) e a linha de comandos. Embora muita gente tenha medo deste setup, na minha opinião é a forma mais eficiente de programar para Android.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Knitter

O SDK Android não é uma plataforma Java e não se instala através desse processo.

Se tens o SDK Android e o plugin instalados então basta criares um projecto Android, da primeira vez que o fizeres ser-te-á pedido que indiques onde está o SDK Android.

A partir desse passo todos os projectos que criares já terão o caminho definido, apesar de puderes usar outras instalações do SDK Android se alterares o valor durante a criação do projecto ou nas propriedades do mesmo.

Eu penso que os plugins para NetBeans andam um bocado desactualizados relativamente à versão actual do Android, pelo que podem existir vários problemas.

O plugin para Android no NetBeans IDE estará sempre algum tempo atrás dado que não é oficial da Google, de qualquer modo já está num estado bastante estável e oferece tudo o que precisas para desenvolvimento Android. Mas sim, está e estará sempre atrasado.

Tenta criar um projecto manualmente (na linha de comandos) e abrir no NetBeans para ver o que acontece.

Não irá acontecer nada de especial, um projecto criado pelo SDK Android não é um projecto do NetBeans IDE, irá aparecer apenas uma pasta que o NetBeans IDE não conseguirá abrir porque não têm lá os ficheiros com informações para IDE. É possível criar o projecto manualmente mas não assim, de qualquer modo o problema aqui parece-me ser a forma errada como o plugin estava a tentar ser usado.

KTachyon

Nunca utilizei o NetBeans para desenvolver para Android (de facto, nem NetBeans, nem Eclipse, nem qualquer outro IDE), mas já criei projectos do NetBeans manualmente a partir de projectos criados com outras bases, e o transporte não foi assim tão complexo como isso. Foram necessárias algumas alterações, mas, no geral, o NetBeans foi perfeitamente capaz de reconhecer o projecto. Não digo que isto vá suceder de forma directa para a base criada com o SDK do Android, mas deve ser perfeitamente fazível.

Se tens o SDK Android e o plugin instalados então basta criares um projecto Android, da primeira vez que o fizeres ser-te-á pedido que indiques onde está o SDK Android.

Penso que o problema em questão é mesmo esse: não existir forma de criar o projecto Android. É provável que o problema seja uma instalação incompleta.

Também tive problemas na instalação dos plugins para o Eclipse, e foram precisas várias tentativas da minha parte para conseguir efectuar uma instalação que me permitisse efectivamente trabalhar com ele. Isto seguindo sempre os mesmos passos de instalação, e sempre com problemas aqui e ali, de forma pouco consistente. Se o NetBeans está passos atrás, para mim significa ainda mais problemas.

No final acabei por optar pela via "não recomendada", que é utilizar o SDK directamente e eliminar o intermediário que é o Eclipse. De facto, nem percebo porque é que é recomendado ter uma ferramenta inconsistente entre o programador e as verdadeiras ferramentas de desenvolvimento. Achei que trabalhar directamente com o SDK, para além de não ser problemático na instalação, dá bastante mais controlo sobre todas as alterações e acesso a tudo o que é necessário para testar as apps.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Knitter

Penso que o problema em questão é mesmo esse: não existir forma de criar o projecto Android. É provável que o problema seja uma instalação incompleta.

Não sei porque dizes isso, o que o rasteiras menciona é que não consegue ver o SDK Android na secção de plataformas Java, o que é normal porque o SDK Android não é uma plataforma Java e não deverá aparecer na secção que ele indicou. Aliás, não deverá aparecer em lado nenhum a não ser em projectos do tipo NB Android, se o plugin está instalado o próximo passo é apenas criar um projecto.

Também tive problemas na instalação dos plugins para o Eclipse, e foram precisas várias tentativas da minha parte para conseguir efectuar uma instalação que me permitisse efectivamente trabalhar com ele. Isto seguindo sempre os mesmos passos de instalação, e sempre com problemas aqui e ali, de forma pouco consistente. Se o NetBeans está passos atrás, para mim significa ainda mais problemas.

Nunca tive problemas a instalar plugins no NetBeans IDE, o sistema de plugins existe e funciona desde a versão 4. O que está atrás é o suporte do plugin para Android que até há algum tempo não tinha algumas funcionalidades extra, mas nenhuma delas impede o desenvolvimento.

lufinima

Eu até compreendo que a malta esteja habituada e goste de usar o NetBeans, mas na minha opinião será melhor usar o eclipse com o plugin official do android se querem as coisas todas feitas a partir do IDE. Lembrem-se que o IntelliJ também suporta desenvolvimento para android e penso que o plugin esteja mais actualizado que o que existe para NetBeans