travalo Posted April 30, 2012 at 01:03 PM Report #452245 Posted April 30, 2012 at 01:03 PM Viva, como tal indica o titulo, conto c a vossa ajuda para aprimorar o meu conhecimento nesta área da programação. desde há alguns anos que me interessei por webdevelopment. Li quase todos os livros que haviam na altura, de javascript, css, php, mysql, mas nunca consegui ser autónomo. A estratégia agora é ler livros em Português, porque todos os livros que li antes estavam em Inglês e não sei se será uma das causas. Ao olhar um código, percebo que entendo perfeitamente a sintaxe, mas a lógica da programação ou seja a construção do código orientado a uma tarefa é que é mais difícil de projectar em síntese, se tiverem livros de programação javascript e ou css que me possam fornecer, vender, emprestar até. sou do porto, podem sempre enviar por correio, o qual eu pagarei os portes com a promessa de o devolver mais tarde
Xis Posted April 30, 2012 at 03:24 PM Report #452280 Posted April 30, 2012 at 03:24 PM Tens feito os exercícios dos livros que leste? Talvez precises de ler alguns livros sobre algoritmos. Porquê que não vais a uma biblioteca?
travalo Posted April 30, 2012 at 04:50 PM Author Report #452306 Posted April 30, 2012 at 04:50 PM sim, tenho feito os exercícios que se apresentam. sim é verdade, eu percebi isso quando estudava Java ha dias, mas do modo como ando doente decidi deixar de lado, por momentos e em x disso aprimorar o que ja sei. Estava a ler Java - Como Programar da DEitel e por acaso esse foi um aspecto que me entusiasmou bastante o facto de ensinar a pensar, orientado a objectos. é necessário um sentido de abstracção..foi realmente um aspecto do livro que encarei c agrado
travalo Posted May 2, 2012 at 01:55 PM Author Report #452702 Posted May 2, 2012 at 01:55 PM Acabei de efectuar uma encomenda do Livro, Javascript - O guia definitivo ( Português ) no valor de 65€, aguardo confirmação da disponibilidade, mas vou ter que esperar algum tempo ainda. estava a pensar comprar o livro de Luis Abreu de javascript, mas em comparação com o livro acima, tem 1/4 do numero de paginas e é um investimento para a posteridade Estava a ler um manual de JQuery e Javascript, mas como ja não estudava há algum tempo javascript, percebi que precisava relembrar algumas coisas.
sandcar Posted May 16, 2012 at 12:00 PM Report #456033 Posted May 16, 2012 at 12:00 PM Boas, Uma boa referência online para iniciares será o site da w3schools. Concretamente para o javascript http://www.w3schools.com/js/ Podes também aprender outras linguagens Será um bom ponto de partida
travalo Posted May 19, 2012 at 12:10 AM Author Report #456806 Posted May 19, 2012 at 12:10 AM Agradeço a tua partilha, mas obviamente que ja sabia. Eu nao sou propriamente um novato, estou na casa dos trinta anos e comecei a interessar me por programaçao ha uma decada, li primeiramente sobre php e bases de dados, depois percebi que precisaria de css para a formataçao da pagina, depois veio javascript ainda li alguma coisa de Ajax, li sobre marketing na web, seo e outros temas de relativa importancia, alem do design. O problema é que nunca dei um seguimento ao que aprendia, aprendia e metia numa gaveta, depois voltava e o ciclo era o mesmo.
pedrotuga Posted May 19, 2012 at 07:22 PM Report #456878 Posted May 19, 2012 at 07:22 PM Não sei que livros é que existem em português sobre javascript. Agora há tempo discutiu-se aqui pelo fórum o Head First Javascript (em português: 'Use a Cabeça'). Até teve boa recepção por parte da crítica em geral. Pessoalmente, não me dizem muito os livros Head First. Javascript está ainda em completa explosão, livros com mais de 3 ou 4 anos sobre o assunto estão já desactualizados. Pelo que em português não sei mesmo se há grande oferta. Em inglês, para o primeiro contacto o w3schools é um bom ponto para começar assim como muitos outros sites. Para mim, para arrumar as ideias, o site do Patrick Hunlock foi o que me ajudou. http://www.hunlock.com/blogs/Essential_Javascript_--_A_Javascript_Tutorial É um programador brilhante, com provas dadas muito para além da escrita de livros. Vai directo ao assunto. Li os artigos todos de javascript no site dele e o meu conhecimento de javascript é basicamente 90%+ oriundo desse site. Quando preciso de uma referencia para tópicos avançados (muito raro), o meu destino é o Eloquent Javascript http://eloquentjavascript.net/ Isto está tudo em inglês :/
travalo Posted May 19, 2012 at 11:21 PM Author Report #456914 Posted May 19, 2012 at 11:21 PM (edited) Pois, eu desisiti dos livros em portugues, estou neste momento a ler mais um livro em Ingles e a ver o curso "Wiley - JavaScript 24-Hour Trainer" em dvd. Por acaso esse livro ja tinha conhecimento, inclusivo baixei no meu telemovel, esta no market da Android ehe Vi criticas boas e mas do head first, convenceram me mais as mas, nunca li nenhum livro dessa serie nem do wrox, uma vez li um achei tao mau, que nunca mais peguei nesses livros Eu tambem quando procuro inspiraçao vejo o site e blog da Veerle Pieters, por ex. e Andy Clarke, o livro dele "Transcending css" esta brilhante Edited May 19, 2012 at 11:23 PM by travalo
brunoais Posted May 21, 2012 at 04:33 PM Report #457196 Posted May 21, 2012 at 04:33 PM Para mim, para arrumar as ideias, o site do Patrick Hunlock foi o que me ajudou. http://www.hunlock.c...script_Tutorial É um programador brilhante, com provas dadas muito para além da escrita de livros. Vai directo ao assunto. Li os artigos todos de javascript no site dele e o meu conhecimento de javascript é basicamente 90%+ oriundo desse site. Isso está bem desatualizado... "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.
taviroquai Posted May 21, 2012 at 05:32 PM Report #457224 Posted May 21, 2012 at 05:32 PM Deixo mais um livro... mas este é duro de roer hehehe http://www.amazon.com/JavaScript-Design-Patterns-Recipes-Problem-Solution/dp/159059908X Podes sempre sacar o pdf...
Recommended Posts