Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas.

Será que alguém me pode ajudar a resolver um problema aqui numas tabelas que estou a criar.

Tenho 4 tabelas de 5x5 (separadas), onde vou colocar smp o valor "1" dentro da célula correspondente, para isso criei 5 botões onde o botão 1 corresponde aos valores da linha 1 e linha 9 neste caso, e assim consecutivamente. No entanto o que eu pretendia é que cada vez que eu carrega-se no botão para inserir o valor ele no final avança-se para a coluna seguinte ou tabela seguinte caso a primeira tenha sido preenchida. Só pretendo obter 5 dados em cada tabela.

O Código que tenho é muito basico, mas vou meter aqui pq pode ser que ajude a compreender o que pretendo:

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
    Dim row As Integer
    Dim col As Integer
    row = Target.row
    col = Target.Column

Sub Botao1()
        '
        ' Botao1 Macro
        '

'
            Range("D1").Select
            ActiveCell.FormulaR1C1 = "1"
            Range("E1").Select
        End Sub
        Sub Botao2()
        '
        ' Botao2 Macro
        '

'
            Range("D2").Select
            Range("E2").Select
        End Sub
        Sub Botao3()
        '
        ' Botao3 Macro
        '

'
            Range("D3").Select
            Range("E3").Select
        End Sub
        Sub Botao4()
        '
        ' Botao4 Macro
        '

'
            Range("D4").Select
            Range("E4").Select
        End Sub
        Sub Botao5()
        '
        ' Botao5 Macro
        '

'
            Range("D5").Select
            Range("E5").Select
        End Sub

Vou colocar tb o link de uma imagem da folha onde estão inseridas as tabelas:

http://img837.imageshack.us/img837/3509/trabalhoogp.th.jpg

O meu problema neste momento é que ele apenas me preenche a coluna D, quando o que eu pretendo é apenas um valor na coluna D e de seguida na coluna E -> F -> G -> H -> L -> M -> N -> O -> P, e quando termina estas duas tabelas, passa para as tabelas de baixo.

Pode ser um pc confuso, mas se alguém me csguir ajudar e/ou precisar de entender melhor, eu posso tentar 😄

Desde já obrigado

CUmps,

ASimoes

Posted

Pessoal ninguém me consegue desenrascar disto, tenho de entregar um trabalho, e apesar de isto não ser indispensável, digamos que melhorava bastante o trabalho 😄

O que pretendo julgo que não é complicado, mas não csg meter isso a funcionar por falta de conhecimento.

Como tinha dito o que pretendo é por exemplo:

Carrego no botão1 - mete o valor 1 na célula "D1" e avança para a coluna seguinte

Carrego no botão3 - mete o valor 1 na célula "E3" e avança para a coluna seguinte

Carrego no botão4 - mete o valor 1 na célula "F4" e avança para a coluna seguinte

Carrego no botão2 - mete o valor 1 na célula "G2" e avança para a coluna seguinte

Carrego no botão1 - mete o valor 1 na célula "H1" e avança para a Tabela seguinte

Carrego no botão5 - mete o valor 1 na célula "L5" e avança para a coluna seguinte

...

Carrego no botão2 - mete o valor 1 na célula "P2" e avança para a Tabela de baixo

Carrego no botão4 - mete o valor 1 na célula "D4" e avança para a coluna seguinte

...

Isto é mais uma explicação prática do que pretendo, se alguém me csguir ajudar agradeço.

Cumps,

Simões

Posted

Boas já tinha lido o teu tópico mas, por não saber ajudar na totalidade não disse nada..

o código abaixo é um excerto do que eu uso, para preencher uma folha de Excel, neste caso vai preencher a ultima linha vazia

Dim ultimalinha As Long
ultimalinha = Folha1.Cells(65536, 1).End(xlUp).Row + 1
Folha1.Cells(ultimalinha, 1).Value = "OUTROS"
Folha1.Cells(ultimalinha, 2).Value = "Outras Infrações"
Folha1.Cells(ultimalinha, 3).Value = numauto.Text
Folha1.Cells(ultimalinha, 5).Value = datainf.Text
Folha1.Cells(ultimalinha, 6).Value = horainf.Text
Folha1.Cells(ultimalinha, 7).Value = matriculaf.Text

Em relação à coluna, não sei como é..

Boa sorte!

p.s porque não gravas uma macro, vês o código e tenta adaptar!

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

Posted

boas

gnrtuga desculpa estar sempre a postar depois de ti,isto nao é perseguição acontece,

ou tente assim:

vba

Private Sub CmdInserirDadosPanilha_Click() 'aqui pode ser butao1, butao2 .....
ActiveWorkbook.Sheets("Folha1").Activate  'aqui activa a folha com o nome folha1
Range("A1").Select  ' aqui selecionas a celula A1
'inserir dados celula B1
ActiveCell.Offset(0, 1).Value = label1.caption  'para altereres a celula é só alterares o 0; e o 1;

Range("C3").Select   'aqui seleciona a c3
End Sub

tente adaptar á sua necessidade.

cumps

acao

Posted

boas

mais uma dica

como os botões inserem valores em varias celulas se conseguires condições facilitam as coisa exemplo:

private sub camdBotao1.clik

if condiçao = xY then
imprime c1
elseif condiçao = zy then
imprime d1
elseif condiçao = cy then
imprime f3
else
imprime h6
end if

a condiçao pode ser «range.select = "A1"» ou outra que te seja mais apropriada, ps: condição não foi testada mas deve funcionar.

cumps

acao

Posted

Boas. Já testei a primeira hipótese, mas n csgui meter sequer a funcionar, dava erro na linha "ActiveCell.Offset(0, 1).Value = label1.caption  'para altereres a celula é só alterares o 0; e o 1;"

No entanto vou testar a segunda hipótese assim que chegar a casa, já tinha tentado criar condições mas nunca funcionava, vou testar agr essa que me deste para ver se resulta.

Obrigado pelas sugestões! 😄

No entanto se alguem csguir ser mais explicito em como resolver isto, os dados que dei sao o código que tenho para os botões, e foram gravados, e a imagem e das tabelas que preciso para o trabalho.

Cumps,

Simoes

Posted

boas

pois tem que dar, tens que ajustar as tuas necessidades, o label é o nome do campo aonde estao os dados, que pode ser label, textbox ou variavel, tens que colocar o nome aonde tens os dados.

cumps

acao

Posted

boas

a condiçao da variavel que te passei nao funciona, faz assim:

Private Sub CommandButton1_Click()
Dim celula As Boolean
ActiveWorkbook.Sheets("Folha1").Activate  'aqui activa a folha com o nome folha1

celula = Range("B4").Select ' seleciona a celula b4 e passa o valor true para a variavel celula

If celula = True Then ' se a variavel celula é true faz
'inserir dados celula c4
ActiveCell.Offset(0, 1).Value = TextBox1.Text  'para altereres a celula é só alterares o 0; e o 1;
else
'inserir dados celula c5
ActiveCell.Offset(0, 2).Value = TextBox1.Text  'para altereres a celula é só alterares o 0; e o 1;
End If

End Sub

Edit: esta condição não funciona em pleno, porque é sempre true.

estive a pensar na tua situação e só depois é que vi que esta condição é sempre true não a deletei para tu veres e testares.

mas tenho esta opção:

adiciona um modolo ao ficheiro, declaras las uma variavel para cada botao e no procedimento vai dando valores á variavel conforme as necessidades.

exemplo:

'modulo
'declaração de variaveis
public vbotao1 as Byte

no form

Private Sub CommandButton1_Click()
Range("B4").Select ' seleciona a celula b4 
'no primeiro clix do botao temos a variavel com valor «0»
If vbotao = 0 Then ' se a variavel celula é true faz
'inserir dados celula c4
ActiveCell.Offset(0, 1).Value = TextBox1.Text  'para altereres a celula é só alterares o 0; e o 1;
'damos o valor «1» á variavel para no segundo clik fazer a condiçao «elseif vbotao = 1 then»
vbotao = 1
ElseIf vbotao = 1 Then
ActiveCell.Offset(0, 2).Value = TextBox1.Text
vbotao =2
elseif vbotao = 2 then
ActiveCell.Offset(0, 3).Value = TextBox1.Text
else
'se nenhuma das anteriores for verdadeira faz esta, mas tambem pode ser omitida.
'ou seja pode nao ter else.
ActiveCell.Offset(1, 3).Value = TextBox1.Text

End If

End Sub

fazes +- isto para cada botao. o nome da variavel pode ser outro.

boa sorte

cumps

acao

Posted

Boas

Estou agora a tentar perceber este ultimo código que falou, já tinha tentado o anterior e realmente tb não tinha chegado ao que pretendo. E infelizmente não percebo praticamente nada de VBA, estas são as minhas primeiras tentativas, e apesar de fazer muita pesquisa, tenho demasiada dificuldade em mudar o código para o que pretendo, dai ter tentado ser o mais explicito possivel na explicação, para facilitar qq ajuda.

Vou agora então ver se através deste ultimo código csg chegar ao que pretendo, e mais uma vez obrigado pela disponibilidade em tentar ajudar.

Cumps,

Simoes

Posted

Os dados vão ser inseridos quando eu carrego em qualquer um dos botões, e o valor é sempre "1". Este valor é sempre o mesmo independentemente do botão. Dai no código relativo ao botão já estar ActiveCell.FormulaR1C1 = "1"

Basicamente as tabelas não vão buscar informação a lado nenhum, a informação vai ser inserida quando eu carrego num botão, e é sempre a mesma, isto é, é sempre o valor 1.

Cumps,

Simões

Posted

Os dados vão ser inseridos quando eu carrego em qualquer um dos botões, e o valor é sempre "1". Este valor é sempre o mesmo independentemente do botão. Dai no código relativo ao botão já estar ActiveCell.FormulaR1C1 = "1"

Basicamente as tabelas não vão buscar informação a lado nenhum, a informação vai ser inserida quando eu carrego num botão, e é sempre a mesma, isto é, é sempre o valor 1.

Cumps,

Simões

como já tinha feito o exemplo antes de ver que tu tinhas postado aqui mas envio para tu veres desta maneira.

http://dl.dropbox.com/u/65238129/Portugal_a_programar/Trabalho_OGP_-_Tentativas.xlsm

mas se os dados são sempre 1 pode fazer como estavas a fazer, colocas o meu código no sub do botao e trocas,

textbox1.text por 1

e no modulo colocas a variavel conforme eu coloquei.

o textbox1.text = "" eliminas

se não conseguires diz que eu rapido te faço o outro

cumps

acao

Posted

Realmente não estou a conseguir meter o código a funcionar, já tentei seguir os passos que descreveu, mas quando o faço o Botão 1 deixa de funcionar, diz que não tem nenhuma macro activa, e dp fui verificar e realmente não encontro nenhuma macro para atribuir. Ficam só os restante botões azuis a fazer o que faziam antes.  😄

O que pretendia era que quando carrego pela primeira vez em qualquer botão dos 5, ele vai preencher a Coluna D na respectiva linha, de seguida também posso carregar em qq um dos 5 botões novamente, mas já vai preencher a coluna E na linha respectiva do botão, e por ai fora...

Mais uma vez obrigado pela disponibilidade 😞

Cumps,

Simões

Posted

Realmente não estou a conseguir meter o código a funcionar, já tentei seguir os passos que descreveu, mas quando o faço o Botão 1 deixa de funcionar, diz que não tem nenhuma macro activa, e dp fui verificar e realmente não encontro nenhuma macro para atribuir. Ficam só os restante botões azuis a fazer o que faziam antes.  😄

O que pretendia era que quando carrego pela primeira vez em qualquer botão dos 5, ele vai preencher a Coluna D na respectiva linha, de seguida também posso carregar em qq um dos 5 botões novamente, mas já vai preencher a coluna E na linha respectiva do botão, e por ai fora...

Mais uma vez obrigado pela disponibilidade 😞

Cumps,

Simões

está aqui, fiz as primeiras 5 celulas do botao1, tenta agora o resto, senão conseguires diz.

http://dl.dropbox.com/u/65238129/Portugal_a_programar/Trabalho_Og.xlsm

cumps

acao

Posted

Boas.

Sim era mesmo isso que precisava!!! Obrigado pela grande ajuda e por todo a disponibilidade em solucionar este meu problema. Tá impecável!! 😄

Cumprimentos,

ASimões