guilhoto Posted April 26, 2012 at 02:43 PM Report #451590 Posted April 26, 2012 at 02:43 PM Faz um algoritmo que peça ao utilizador que introduza dois números a somar e o resultado. Utilizando a prova dos nove o programa deve dizer se o resultado está correcto ou não. alguem sabe como e que faço isto :O? estou a atrofiar porque nao sei como dividir o algoritmo :S...
HappyHippyHippo Posted April 26, 2012 at 02:50 PM Report #451593 Posted April 26, 2012 at 02:50 PM se o problema é o saber o algoritmo, esta a primeira resposta do google a : prova dos nove http://pt.wikipedia.org/wiki/Prova_dos_nove IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
guilhoto Posted April 26, 2012 at 02:53 PM Author Report #451594 Posted April 26, 2012 at 02:53 PM a cena nao e saber o algoritmo mas saber como dividir o numero e depois soma-lo... tipo se meterem o numero 1234 como e que eu separo o 1 do 2 do 3 do 4 somo para me dar 10?
pmg Posted April 26, 2012 at 02:57 PM Report #451596 Posted April 26, 2012 at 02:57 PM ... como dividir o numero e depois soma-lo... O operador % (módulo) e o operador / (divisão) são práticos para o efeito Repara no exemplo abaixo 1234 / 10 = 123 1234 % 10 = 4 Depois da divisão e módulo, achei um dos algarismos e o "número grande" ficou mais pequeno. Podes aplicar este método as vezes necessárias até o "número grande" ser suficientemente pequeno What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
HappyHippyHippo Posted April 26, 2012 at 03:02 PM Report #451598 Posted April 26, 2012 at 03:02 PM maneira com de strings char buffer[256]; // buffer usado para passar o numero para string int numero = "1234"; // o numero a converter int iter = 0; // iterador int soma = 0; // resultado da soma sprintf(buffer, "%d", numero); // passar o numero inteiro para string for (iter = 0; iter < strlen(buffer); iter++) // ciclo que ira contar o valor dos digitos soma = buffer[iter] - '0'; // somar a subtracao do valor do caracter buffer[iter] ao valor '0' (isto da o valor numerico do caracter) maneira sem de strings int numero = "1234"; // o numero a converter int soma = 0; // resultado da soma while (numero != 0) { // ciclo que ira somar todos os digitos do numero soma = numero % 10; // somar ao resultado o resto da divisao inteiro por dez (isto da as unidades do numero) numero /= 10; // dividir o numero por dez (isto e como retirar o digitos das unidades) } se acahs isto dificil, parece que tens de estudar um pouco mais ... algum duvida e so perguntar IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
Recommended Posts