Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas pessoal, estou mesmo a acabar o jogo da forca, mas entretanto apareceu-me um erro no programa que não estou a conseguir resolver, eu tenho esta função bool:

bool verifica_adivinha(){
//se o jogador tentar adivinhar a palavra, entao é feita a verificação
nFalhas=6;
if(strcmp(palavra,tentativa)==0){
	return true;
}
if(strlwr(tentativa)==palavra){
	return true;
}
if(strupr(tentativa)==palavra){
	return true;
}
return false;

}

Esta função verifica se a palavra que o jogador tentou adivinhar esta correcta ou não..

Então depois, tenho esta verificação:

if(op1==2){ //caso o jogador tentou adivinhar a palavra
		system("cls");
		r=verifica_adivinha;
		if(!r){
			printf("\nFalhaste!\nA palavra era %s!\nVais ser retirado do jogo, caso este continue.\n",palavra);
			JogadorSubstituir=2;
		}else{
			printf("\nAcertaste! BOA!\n%s vai ser retirado do jogo, caso este continue.\n",j1);
			JogadorSubstituir=1;
		}

O problema aqui é que a função devolve sempre true, ou seja, cai sempre no "Acertaste! BOA!" .. Eu coloquei um breakpoint na função e na verificação para seguir o programa... E quando eu coloco a palavra mal, a função nunca vai ao true, cai sempre no return false, o que esta correcto, mas depois o r toma sempre valor true..

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted
		r=verifica_adivinha;

Qual é o tipo de r?

Qual é o tipo de verifica_adivinha?

Segundo me parece, o tipo de r é bool, mas o tipo de verifica_adivinha é bool (*)(). Estes tipos sao incompativeis. Se tivesses o compilador bem configurado ele tinha de te avisar.

Sugestao: toma atencao aos avisos do compilador 😉

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

para ser bool(*) tenho de ter alguma variavel a ser enviada para a função certo? Mas não tenho nada, porque as variaveis estão globais, não preciso..

O r e bool sim.

Corrige um sábio e ele mais sábio ficará. Corrige um ignorante e um inimigo ganharás.

Posted

Ok, eu sou mais explicito ...

na instrucao abaixo nao estas a chamar funcao nenhuma.

r = verifica_adivinha;

Para chamar a funcao precisas de parentesis:

r = verifica_adivinha();

O tipo de verifica_adivinha() (com os parentesis) é bool (como o de r).

E mantenho a minha sugestao anterior: toma atencao aos avisos do compilador.

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

ai jesus, realmente, foi puro esquecimento os () !

Agora já funciona, obviamente 😉

Obrigado ;D

Posted

Já agora o teu código dentro do 'verifica_linha' não precisa de tantas funções: basta trocar o 'strcmp' pelo 'stricmp', que faz a comparação sem ligar a maiúsculas/minúsculas. Poderás tirar os 'strlwr' e 'strupr'.

Posted

basta trocar o 'strcmp' pelo 'stricmp', que faz a comparação sem ligar a maiúsculas/minúsculas. Poderás tirar os 'strlwr' e 'strupr'.

Não sabia dessa função, obrigado pela dica ;D

Atencao que a funcao stricmp() (assim como as funcoes strlwr() e strupr()) nao é uma funcao Standard, nem sequer POSIX.

Se queres uma funcao POSIX (mesmo assim nao é Standard) usa strcasecmp().

http://pubs.opengroup.org/onlinepubs/9699919799/functions/strcasecmp.html

What have you tried?