CSalgado Posted April 24, 2012 at 08:46 PM Report #451233 Posted April 24, 2012 at 08:46 PM Boa noite a todos. Tenho andado a fazer o jogo tetris em c++. O jogo já está funcional só me falta colocar a pontuação e apresentar ao lado do tabuleiro a peça que ira suceder a actual. Entretanto lembrei-me se será possível colocar som no jogo? Em c++ é possível criar a melodia original do tetris, ou como som tem apenas um único "bip"? Se alguém souber onde posso ir buscar alguma informação sobre isto agradeço. Cumprimentos: César Salgado
seuqram Posted April 24, 2012 at 09:55 PM Report #451249 Posted April 24, 2012 at 09:55 PM Boa noite a todos. Tenho andado a fazer o jogo tetris em c++. O jogo já está funcional só me falta colocar a pontuação e apresentar ao lado do tabuleiro a peça que ira suceder a actual. Entretanto lembrei-me se será possível colocar som no jogo? Em c++ é possível criar a melodia original do tetris, ou como som tem apenas um único "bip"? Se alguém souber onde posso ir buscar alguma informação sobre isto agradeço. Cumprimentos: César Salgado claro que é possivel! eu estou a estudar a biblioteca allegro, nela tem muitas funçoes para meter som... criamos um ponteiro de tipo sample... exemplo: install_sound(DIGI_AUTODETECT,MIDI_AUTODETECT,NULL); //intala o som SAMPLE *som; //cria ponteiro som=load_sample("som da minha pasta.wav"); //localiza o som no computador play_sample(som,255,100,1000,0); //toca o som que se localiça no ponteiro som com... //vulume 255(maximo),balanço 100 (0 a 255), ritmo 1000 ou seja 100% e só toca uma vezes! como podes ver á muitas funçoes para isso! mas para o que eu sei para fazeres um bip teras que fazer: printf("/(uma letra que eu já não me lembro)"); espero ter ajudado 😉
pikax Posted April 24, 2012 at 11:00 PM Report #451276 Posted April 24, 2012 at 11:00 PM Se quiseres so' um bip podes usar o "/a": cout<<"\a"; tens varias bibliotecas para reproduzir musica, por exemplo OpenAL, Allegro, Libav,etc. Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
HappyHippyHippo Posted April 25, 2012 at 11:16 AM Report #451330 Posted April 25, 2012 at 11:16 AM SDL ... para mim é bem melhor que o allegro por duas razões : - melhor documentação/organização de código (acho que deram um salto muito grande no que toca a isso no 5.0 mas ainda não vi) - suporte para imensas plataformas IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
pmg Posted April 25, 2012 at 01:53 PM Report #451366 Posted April 25, 2012 at 01:53 PM SDL ... +1 😉 What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
Recommended Posts