Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas passa-se o seguinte, estou a implementar uma biblioteca de funções para a tabela hash. Ao tentar apagar toda a tabela (não tenho teste para esta função) ele corre mas quando é chamada nos testes das outras funções ele dá-me erro...

Aqui está o meu código, se alguém pudesse ajudar agradecia muito...

void tabela_apaga(tabela_dispersao *td)
{
   elemento *temp;
   int i=0;

for(i=0;i<td->tamanho;i++)
   {

while(td->elementos[i]!=NULL)
      {

temp=td->elementos[i]->proximo;

free(td->elementos[i]->string);
      free(td->elementos[i]);

td->elementos[i]=temp;

}
   }
   free(td->elementos);
   free(td);
}

Fiz algumas alterações mas continua a não funcionar...

O que fiz foi o seguinte utilizei uma função esvazia (que remove todos os elementos das listas e as deixa a NULL). Ficou assim:

void tabela_apaga(tabela_dispersao *td)
{

if(td!=NULL){

tabela_esvazia(td);

free(td->elementos);
   free(td);

}
}

A função esvazia é a seguinte (desconfio que esta não me está a limpar todos os valores das varias listas)

int tabela_esvazia(tabela_dispersao * td)
{
   int i=0;
   elemento *temp;

if(td==NULL) return TABDISPERSAO_INVALIDA;

for(i=0;i<td->tamanho;i++)
   {

while(td->elementos[i]!=NULL)
      {

temp=td->elementos[i]->proximo;

free(td->elementos[i]->string);
      free(td->elementos[i]);

td->elementos[i]=temp;

}
   }

return TABDISPERSAO_OK;
}
Posted

Ora bem, para a implementação desta biblioteca forneceram-nos um teste para as funções. O meu IDE é o visual studio logo utilizei os break points e vi que o erro estava quando ia para a função apaga...

Eu sei o que é uma tabela de dispersão. tens uma struct que eu chamo struct mãe definida por

typedef struct
{
hash_func *hfunc; /* apontador para a função de hash */
elemento **elementos; /* vetor de listas */
int tamanho; /* tamanho do vetor de listas */
} tabela_dispersao;

depois vais ter outra struct definida por typedef struct elem

typedef struct elem
{
char *string;
struct elem * proximo;
} elemento;

o que acontece é que a primeira o vector de listas vai ter varios apontadores para as listas e a partir dai são listas ligadas.

Espero ter sido claro  ?

Posted

Não vejo erros no teu código. A criação da estrutura para um elemento será qualquer coisa do género:

td = malloc(sizeof(tabela_dispersao));
td ->elementos = malloc(sizeof(elemento *) * 1);
td->tamanho = 1;
td->elementos[0] = malloc(sizeof(elemento));
td->elementos[0]->string = malloc(...);
td->elementos[0]->proximo = NULL;

Correcto ? Tem em atenção que o bloco para conter uma string tem de ter mais um byte (ou dois se fôr UTF-16, no Windows) para o zero final.

Se, nalgum lado, escreveres fora das zonas de memória dos 'malloc' irás corromper as estruturas de gestão da alocação de memória e os problemas irão manifestar-se mais tarde ao tentar usar as função de alocação e libertação de memória.

Posted

O erro que me dá é o seguinte:

[shadow=red,left]HEAP CORRUPTION DETECTED: after Normal block (#112) at 0x00F05A80.

CRT detected that the application wrote to memory after end of heap buffer.[/shadow]

Posted

O erro é precisamente o que te disse: estás a escrever fora dum bloco alocado. Isso pode estar a acontecer em qualquer outro código executado antes do ponto em que dá erro. Este exemplo provoca esse tipo de problema :

string = malloc(20);
strcpy(string,"01234567890123456789");  /* Apesar de parecer que metes 20 bytes num buffer para 20, 
                                           estás a meter 21 (a string tem um 0 final implicito) */
free(string);   /* Pode dar erro aqui ou mais tarde, depende da implementação das rotinas de gestão de memória */