Jump to content
Sign in to follow this  
FDomingos

Milhares de internautas podem ficar sem internet em julho devido a malware

Recommended Posts

FDomingos
Centenas de milhares de internautas em todo o mundo correm o risco de ficarem sem ligação à Internet no próximo mês de julho, caso os seus computadores estejam infetados com o malware DNSChanger e não procedam à sua remoção.

O alerta é dado pelo FBI que diz que o número de potenciais afetados se situa na ordem das centenas de milhar, avança a CNET.

De acordo a mesma fonte, a ameaça informática descoberta em 2007 já afetou milhões de computadores em todo o mundo. Ainda em finais de 2011, as autoridades norte-americanas davam conta do desmantelamento de uma fraude com recurso ao malware que teria rendido 14 milhões de dólares em receitas indevidas de publicidade.

Segundo explica o site especializado, quando o utilizador escreve um endereço Web no seu browser, o computador liga-se a um servidor de DNS (Domain Name System) para determinar o endereço IP do site a que o internauta tenta aceder, para fornecer acesso ao mesmo.

Este malware altera as configurações das máquinas infetadas, que redireciona para servidores falsos, para que estes, por sua vez, possam enviar os utilizadores para os sites escolhidos pelos cibercriminosos. O objetivo era levar os utilizadores para sites onde estes fossem impelidos a clicar em publicidade, rendendo receitas aos cibercriminosos receitas - um sistema habitualmente designado como "click-jacking".

No ano passado as autoridades desmantelaram a rede e apreenderam os servidores usados, mas muitos dos computadores infetados continuavam a depender desses servidores, pelo que o FBI optou por não desligar as máquinas, mas antes convertê-las em servidores de DNS legítimos. O problema é que isso tem custos para a polícia, que, por isso, decidiu desligá-los a partir de julho.

Assim, os utilizadores com máquinas infetadas - que se continuam a ligar a esses servidores DNS e a depender deles - correm o risco de deixar de conseguir navegar na Web nessa altura. Assim, o FBI criou um site para ajudar a fazer o diagnóstico e remoção do malware, que tanto afeta PCs como Macs.

Fonte: http://tek.sapo.pt/noticias/internet/milhares_de_internautas_podem_ficar_sem_inter_1238492.html

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.