Warrior Posted April 23, 2012 at 05:02 PM Report #450811 Posted April 23, 2012 at 05:02 PM http://www.dcc.fc.up.pt/oni/problemas/2012/qualificacao/probC.html Discussão, as vossas soluções, dúvidas e ajudas!
xtrm0 Posted April 23, 2012 at 05:23 PM Report #450822 Posted April 23, 2012 at 05:23 PM Como e que era suposto fazer para os 100p? Fiz a forca bruta para os 60 pontos: C(60%): #include <iostream> #include <vector> #include <utility> #define DIST(a, b) (((a.first-b.first) > 0 ? (a.first-b.first) : (b.first-a.first)) + ((a.second-b.second) > 0 ? (a.second-b.second) : (b.second-a.second))) using namespace std; typedef pair<int, int> crd; int V, N, P; vector <crd> mesas; crd volun[3]; vector <int> pedidos; int dis=1000000000; void bfs(int num, int best) { if (num==P) { dis = std::min(dis,best); } if (best>=dis) return; crd lst; for (int i=0; i<V; i++) { lst = volun[i]; volun[i] = mesas[pedidos[num]]; bfs(num+1, best + DIST(lst, volun[i])); volun[i] = lst; } return; } int main() { crd tmp; int tmpi; cin >> V >> N; for (int i=0; i<N; i++) { cin >> tmp.first >> tmp.second; mesas.push_back(tmp); } cin >> P; for (int i=0; i<P; i++) { cin >> tmpi; tmpi--; pedidos.push_back(tmpi); } if (V==1) { dis = mesas[pedidos[0]].first-1 + mesas[pedidos[0]].second-1; for (int i=1; i<P; i++) { dis+= DIST(mesas[pedidos[i-1]], mesas[pedidos[i]]); } cout << dis << endl; } else { volun[0].first=1; volun[0].second=1; volun[1].first=1; volun[1].second=1; volun[2].first=1; volun[2].first=1; bfs(0,0); cout << dis << endl; } } Cumprimentos, Xtrm0 <Signature goes here>
pedrosorio Posted April 23, 2012 at 05:28 PM Report #450830 Posted April 23, 2012 at 05:28 PM Problema C - 2012 Discussão, as vossas soluções, dúvidas e ajudas! Podes colocar o enunciado nós tópicos para o pessoal que não participa saber o contexto? Não respondo a dúvidas por mensagem.
Warrior Posted April 23, 2012 at 05:29 PM Author Report #450832 Posted April 23, 2012 at 05:29 PM Podes colocar o enunciado nós tópicos para o pessoal que não participa saber o contexto? Ups. Coloquei em todos menos neste! EDIT: o forum está com um bug qualquer que não me deixa postar links :o EDIT2: Já consegui, por algum motivo tive de retirar o http...
Localhost Posted April 23, 2012 at 05:36 PM Report #450842 Posted April 23, 2012 at 05:36 PM neste fiz dfs, acho que dá 60 pontos se não me tiver escapado nada. Ainda nem pensei bem sobre o problema porque fiz o mesmo nas ultimas 2h de concurso xD here since 2009
xtrm0 Posted April 23, 2012 at 05:45 PM Report #450847 Posted April 23, 2012 at 05:45 PM Eu tambem tinha feito com dfs, mas depois comecei a pensar em optimizar e mudei para bfs. Basicamente a minha ideia era a seguinte: Imaginemos que os tres voluntario A,B,C estao em tres posicoes e que houve um pedido para a mesa k. Se algum dos voluntarios continuar a ser o mais proximo depois de se movimentar, de todas as mesas que era o mais proximo antes de se movimentar, entao esse movimento devera ser feito. Só que depois nao consegui provar a afirmacao anterior, e por isso contentei-me com os 60p. Fiz bem, ou era essa a solucao? <Signature goes here>
Localhost Posted April 23, 2012 at 05:47 PM Report #450848 Posted April 23, 2012 at 05:47 PM agora que pensei um pouco nisso, se repararmos existem muitos estados repetidos. Se estiveres num determinado pedido no dfs vais atender aos outros pedidos e isso já te dá basicamente a solução para o sub problema ou seja, isto é um problema básico de memoization (?) = dp... alguém pode dizer se isto que disse está correto..? not sure. xtrm: isso é greedy, não te resolve o problema porque um passo mal dado pode causar-te perda de tempo nos pedidos seguintes. not sure again 😉 here since 2009
xtrm0 Posted April 23, 2012 at 05:53 PM Report #450854 Posted April 23, 2012 at 05:53 PM Como e que construias a array de memoization? Se vais procurar o subproblema seguinte, entao as posicoes dos voluntarias ja sao diferentes(acho eu). <Signature goes here>
Warrior Posted April 23, 2012 at 05:56 PM Author Report #450857 Posted April 23, 2012 at 05:56 PM agora que pensei um pouco nisso, se repararmos existem muitos estados repetidos. Se estiveres num determinado pedido no dfs vais atender aos outros pedidos e isso já te dá basicamente a solução para o sub problema ou seja, isto é um problema básico de memoization (?) = dp... alguém pode dizer se isto que disse está correto..? not sure. xtrm: isso é greedy, não te resolve o problema porque um passo mal dado pode causar-te perda de tempo nos pedidos seguintes. not sure again 😉 Isso está na direcção certa. Estou a gostar da vossa discussão pelo que não vou intervir mais 😉. Não sei se tens razão em relação ao comentário à idea do xtrm porque não percebi bem o que ele quis dizer com "mais próximo antes de se movimentar", etc.
xtrm0 Posted April 23, 2012 at 06:02 PM Report #450861 Posted April 23, 2012 at 06:02 PM imagina que havia os concorrentes 1,2,...,10. E os voluntarios A,B,C. Se os concorrentes mais proximos do voluntario A fossem (1,2,3) e fosse pedido que alguem se movesse para o 4, entao haveria duas situacoes: Se os concorrentes mais proximos de A depois de se movimentar contivessem (1,2,3), entao A movimentava-se para aí, caso contrário testava-se as 3 possibilidades. (quem diz A, diz B ou C). Se houverem varios concorrentes a satisfazer a condicao da alinea anterior, entao move-se aquele com menor distancia. Era isto? <Signature goes here>
Warrior Posted April 23, 2012 at 06:06 PM Author Report #450864 Posted April 23, 2012 at 06:06 PM imagina que havia os concorrentes 1,2,...,10. E os voluntarios A,B,C. Se os concorrentes mais proximos do voluntario A fossem (1,2,3) e fosse pedido que alguem se movesse para o 4, entao haveria duas situacoes: Se os concorrentes mais proximos de A depois de se movimentar contivessem (1,2,3), entao A movimentava-se para aí, caso contrário testava-se as 3 possibilidades. (quem diz A, diz B ou C). Se houverem varios concorrentes a satisfazer a condicao da alinea anterior, entao move-se aquele com menor distancia. Era isto? Não, isso é uma heurística que não funciona para todos os casos.
xtrm0 Posted April 23, 2012 at 06:11 PM Report #450870 Posted April 23, 2012 at 06:11 PM Entao como e que é? <Signature goes here>
Warrior Posted April 23, 2012 at 06:23 PM Author Report #450879 Posted April 23, 2012 at 06:23 PM agora que pensei um pouco nisso, se repararmos existem muitos estados repetidos. Qual é o estado? Um exemplo de uma possível repetição?
gangsterveggies Posted April 23, 2012 at 07:32 PM Report #450912 Posted April 23, 2012 at 07:32 PM Eu resolvi com DP bottom-up. Neste problema não podia haver nenhum "procedimento" (heurística como disse o Warrior 😄 ) concreto, simplesmente porque era possível ter qualquer situação, dependendo das posições dos pedidos. Era preciso "testar tudo". A ideia era saber como podíamos testar só o que "vale a pena". Solução bottom-up torna-se uma solução evidente (pelo menos foi o que eu vi...). É preciso perceber como definir estados e como é que se permuta de estado para um estado novo. -- GangsterVeggies - DCC/FCUP
Localhost Posted April 23, 2012 at 07:35 PM Report #450913 Posted April 23, 2012 at 07:35 PM Eu resolvi com DP bottom-up. Neste problema não podia haver nenhum "procedimento" (heurística como disse o Warrior 😄 ) concreto, simplesmente porque era possível ter qualquer situação, dependendo das posições dos pedidos. Era preciso "testar tudo". A ideia era saber como podíamos testar só o que "vale a pena". Solução bottom-up torna-se uma solução evidente (pelo menos foi o que eu vi...). É preciso perceber como definir estados e como é que se permuta de estado para um estado novo. You're coding like a f*cking master ((: haha here since 2009
gangsterveggies Posted April 23, 2012 at 07:47 PM Report #450926 Posted April 23, 2012 at 07:47 PM You're coding like a f*cking master ((: haha Só por curiosidade e não querendo ser off-topic, quais fizeste? -- GangsterVeggies - DCC/FCUP
Localhost Posted April 23, 2012 at 07:51 PM Report #450931 Posted April 23, 2012 at 07:51 PM A e C só.. não tenho treinado nada e pensei que ia correr pior mas sinceramente ainda me estou a sentir mais bem preparado do que o ano passado ou então os problemas eram mais fáceis porque consegui codar o C em 20 minutos numa aula de ap. inf. e consegui chegar pelo menos à ideia (ainda não sei se tá msm bem implementada do A) muito facilmente.. here since 2009
gangsterveggies Posted April 23, 2012 at 07:54 PM Report #450936 Posted April 23, 2012 at 07:54 PM A e C só.. não tenho treinado nada e pensei que ia correr pior mas sinceramente ainda me estou a sentir mais bem preparado do que o ano passado ou então os problemas eram mais fáceis porque consegui codar o C em 20 minutos numa aula de ap. inf. e consegui chegar pelo menos à ideia (ainda não sei se tá msm bem implementada do A) muito facilmente.. Tens tempo ainda até à final. Eu do C tenho umas quantas histórias engraçadas que hei de te contar na final 😄 -- GangsterVeggies - DCC/FCUP
djthyrax Posted April 23, 2012 at 08:40 PM Report #450964 Posted April 23, 2012 at 08:40 PM Assim de repente, olhando para o número de concorrentes, os voluntários estão no máximo em 31 posições (os 30 concorrentes e o ponto inicial). Depois de ler as posições todas dos concorrentes, para cada posição, fazia uma lista com as outras posições ordenadas pela distância a percorrer (menor primeiro), uma lista com a distância entre pares de posições. A partir daí, seguir a lista de pedidos e escolher qual somar a distância mínima de 1 dos voluntários e actualizar a sua posição. Este seria o meu raciocinio inicial. Não peças ajuda por PM! A tua dúvida vai ter menos atenção do que se for postada na secção correcta do fórum!
Warrior Posted April 23, 2012 at 08:49 PM Author Report #450969 Posted April 23, 2012 at 08:49 PM Assim de repente, olhando para o número de concorrentes, os voluntários estão no máximo em 31 posições (os 30 concorrentes e o ponto inicial). Depois de ler as posições todas dos concorrentes, para cada posição, fazia uma lista com as outras posições ordenadas pela distância a percorrer (menor primeiro), uma lista com a distância entre pares de posições. A partir daí, seguir a lista de pedidos e escolher qual somar a distância mínima de 1 dos voluntários e actualizar a sua posição. Este seria o meu raciocinio inicial. Greedy não passa porque nem sempre é melhor mover o voluntário mais perto. Um caso trivial que muitas abordagens greedy falham é imaginar que tens dois voluntários e três posições, A, B e C, em que A e B são próximas e C é longe delas. Inicialmente, os voluntários encontram-se em A e C. Existe uma sequência de pedidos alternados entre A e B. A partir de um certo número de pedidos alternados, é melhor enviar o voluntário de C para lá para eles nunca mais se terem de mexer. Mas abaixo desse limite, então é melhor continuar a alternar o voluntário entre A e B, dada a distância para C ser grande. Este exemplo ilustra bem a necessidade de ter sempre todos os pedidos em consideração na altura de mover um voluntário e que qualquer solução que tenha em consideração só as posições dos voluntários e o próximo pedido não conseguirá atingir um bom resultado. Já agora, cheguei a implementar esta solução e a testar com casos aleatórios e muito raramente se obtém a solução correcta, nem é necessário elaborar casos muito específicos para ela falhar.
Recommended Posts