Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá!

Há muito tempo que acompanho este forum, e sempre que cá venho, aparece o bichinho de voltar a programar.

Eu sei alguma coisa de Pascal e C e tenho umas luzes (ténuas) de java, aprendi na faculdade.

O que é certo é que o tempo foi passando e nunca mais mexi nisto, e a prática perde-se, mas como disse, sempre que aqui venho, aparece o bichinho da programação, tanto que assim é que andei a mexer numas coisas e encontrei um programa simples para escrever "ola" na impressora, tenho outros que também enviam dados para a impressora.

Instalei o FreePascal 2.6.0 e andei por lá a ver e não encontrei a unit printer, daí tenho 2 dúvidas muito simples ou não...

1º duvida é enviar dados para a impressora, em Dos fazia-se algo assim parecido:

uses
  printer;
begin
  writeln(lst, 'hello');
end.

e a impressora escrevia, mas como se faz para enviar dados para e impressora em sistemas baseados em windows xp, vista, 7 e afins?

2ª duvida, como é que posso saber o conteúdo de cada unit que está na pasta C:\FPC\2.6.0\units\i386-win32 ou melhor, como posso ter acesso à informação/documentação sobre que faz ou para que serve cada unit, que variáveis, parâmetros usa e como usar?

Isto é um bocado diferente do antiguinho turbo pascal 7 😛 daí estar assim um pouco às aranhas.

Obrigado

Posted

Bem-vindo ao fórum, antes de mais, @pokker! Espero ver-te por aqui no Pascal mais vezes. 😛

O site do Free Pascal tem um índice de tudo 😄

Índice remissivo (procedimentos, funções, tipos, constantes...): http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/index-8.html

Índice por units: http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/index.html

A velhinha unit Printer ainda existe, mas nunca a utilizei: http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/printer/index.html

Cumprimentos. 🙂

Knowledge is free!

Posted

Boas,

No caso de impressões pela porta paralela, vulgo LPT1, até te posso ajudar com os "printer codes" para as velhinhas impressoras de agulhas e para as jacto tinta / laser que.

Exemplos:

Ejectar folha: writeln(lst,#12);

Negrito (Agulhas): writeln(lst,#27+#69);

Negrito (JT/Laser): writeln(lst,#27+#40+#115+#51+#66);

Cancelar Negrito (Agulhas): writeln(lst,#27+#70);

Cancelar Negrito (JT/Laser): writeln(lst,#27+#40+#115+#48+#66);

Sublinhado (Agulhas): writeln(lst,#27+#45+'1');

Sublinhado (JT/Laser): writeln(lst,#27+#38+#100+#48+#68);

Cancelar Sublinhado (Agulhas): writeln(lst,#27+#45+'0');

Cancelar Sublinhado (JT/Laser): writeln(lst,#27+#38+#100+#64);

Apenas de notar que tens de ter no teu windows instalado uma impressora IBM ProPrinter (não sei se dará com outras, mas com esta dá e não te importes se vais imprimir em agulhas, jato de tinta ou laser) e defenir que é a impressora activa.

Espero que isto nos novos S.O. funcione, pelo menos até ao 2000 funcionava!

Se quizeres mais códigos diz, tenho muitos, para dar e vender  LOL

Posted

Aproveito para sugerir uma olhada no Delphi / Lazarus.

Já te permite fazer isso directamente em Windows, e a base de programação é o Pascal pelo que não será um problema de maior!

No caso do Delphi (evolução do Turbo Pascal) há uma versão gratuita na net, a Delphi 7 PE.

No caso do Lazarus (um clone do Delphi baseado no FreePascal), também é gratuito, e até serve como editor para o proprio freepascal.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Pois, a grande dificuldade de o encontrar é que o site da Borland, outrora a detentora da marca Delphi, finou-se, e a Embarcadero (actual detentora do Delphi) não está a distribuir essa versão.

Mas lembro-me de encontrar isso nos torrents há pouco tempo. No caso não me interessou muito, primeiro porque ainda tenho a versão que saquei quando o Delphi 7 era novidade algures num CD, e depois porque tenho acesso ao XE a nível profissional. Mas embora dificil, há-de ser encontrado! 😉

Há ainda uma versão que encontrei, a Delphi 7 Second Edition ou 7.2, que não sei se é oficial ou se é alguma invenção de algum...

Entretanto, o Lazarus é bom o bastante para começar a trabalhar! 😛 Não se chega ao Delphi, mas já dá pro gasto.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

Para o pessoal que gosta das superstições, será que 7 é o número que decreta o fim?

Borland Pascal, o ultimo é o 7. Depois ainda fizeram o 7.1 que para o DOS era igual mas trazia a componente de programação para windows.

Depois temos o Delphi. Last Good Version: 7

Será que isto também se vai alargar à M$?

Se assim for o windows tem os dias contados... LOL

Terá sido por esse motivo que a M$ passou do office 6 para o 2000?

Aqui está um bom tema para aquelas pessoas que gostam de fazer dissertações sobre coincindencias!

Desculpem o off-topic, mas teve de ser!

Posted

hehehe Não concordo, Passarito... Olha que o Delphi XE está muito superior ao 7, em termos absolutos.

Claro que, se metermos na equação o preço de um e outro, aí o 7 ganha! 😉

Posted

Bom dia,

O Delphi XE é da CodeGear (antiga Borland), ou seja a Borland "mudou" de nome já faz algum tempo e agora é CodeGear, o software continua a ser desenvolvido na mesma.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

ApocSantos: Esqueceste-te da Embarcadero! 🙂

A Borland, em tempos, criou uma dependência chamada CodeGear, para onde passou tudo o que era programação (Pascal, Delphi e C++).

Mais tarde, tudo o que era Borland passou para a CodeGear, que se tornou então a "empresa mãe".

Recentemente (2010?) a CodeGear foi comprada pela Embarcadero (empresa que se dedicava a sistemas de base de dados), que assim ficou com tudo o que foi em tempos a Borland agregada ao seu grupo.

Os nomes Borland e CodeGear cairam, ficando actualmente Embarcadero Delphi, Embarcadero C++ Builder e Embarcadero RAD Studio, entre outros que eles têm no portfólio, como o Rad PHP e o Prism (Delphi para .net) por exemplo.

Moral da história: Com tanta mudança de nomes, o Delphi continua fiel à tradição da Borland, com qualidade, capacidade e velocidade! 😛

Posted

Boa tarde,

Sim @nunopicado, tens razão. Erro meu, estava com uma "dúzia" de "imbecis" ao pé de mim, nem raciocinar direito consegui, para me recordar dos vários nomes que a Borland já teve ao longo da sua história.

A unica coisa que ficou por referir é que a Borland, a par com o Delphi 6 (corrige-me se me enganei), lançou o compilador e IDE Kylix, para ambientes *nix, que permitia dentro de determinadas regras desenvolver e compilar para Windows (Delphi) e *nix com Kylix, vindo a abandonar o Kylix na versão 3. (Pena que não o retomem).

Agora meteram as unhas ao Oxygen da RemObjects Software.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Posted

Apesar disto não ter nada a ver com o OT, para a história ficar completa falta o nome Inprise, 'que a empresa anteriormente conhecida por Borland' adoptou durante um período e depois largou, voltando ao nome original. Como se os problemas da Borland fossem devidos ao nome ... Grandes CEOs

Posted

Eiiii, é verdade, a Inprise! Foi no Delphi 7 não foi? Ou foi no 5? Nunca mais me lembrei dessa! lol

Realmente, o problema deles nunca foi o nome, que aliás, era muito bem visto (Borland). Trocar foi um tiro no pé. O problema deles era falta de visão na administração.

Sim, o Kylix foi uma aposta boa, pena que temporaria. No entanto, parece que vem aí a "2ª parte", segundo o roadmap da Embarcadero para o produto: http://edn.embarcadero.com/article/39934

Neste momento, já dá para criar aplicações para x32, x64 e Mac/iPhone/iPad.

O Prism é o Oxygene, "remarcado" por assim dizer desde que a Embarcadero lhe pegou.