pokker Posted April 22, 2012 at 06:02 PM Report #450554 Posted April 22, 2012 at 06:02 PM Olá! Há muito tempo que acompanho este forum, e sempre que cá venho, aparece o bichinho de voltar a programar. Eu sei alguma coisa de Pascal e C e tenho umas luzes (ténuas) de java, aprendi na faculdade. O que é certo é que o tempo foi passando e nunca mais mexi nisto, e a prática perde-se, mas como disse, sempre que aqui venho, aparece o bichinho da programação, tanto que assim é que andei a mexer numas coisas e encontrei um programa simples para escrever "ola" na impressora, tenho outros que também enviam dados para a impressora. Instalei o FreePascal 2.6.0 e andei por lá a ver e não encontrei a unit printer, daí tenho 2 dúvidas muito simples ou não... 1º duvida é enviar dados para a impressora, em Dos fazia-se algo assim parecido: uses printer; begin writeln(lst, 'hello'); end. e a impressora escrevia, mas como se faz para enviar dados para e impressora em sistemas baseados em windows xp, vista, 7 e afins? 2ª duvida, como é que posso saber o conteúdo de cada unit que está na pasta C:\FPC\2.6.0\units\i386-win32 ou melhor, como posso ter acesso à informação/documentação sobre que faz ou para que serve cada unit, que variáveis, parâmetros usa e como usar? Isto é um bocado diferente do antiguinho turbo pascal 7 😛 daí estar assim um pouco às aranhas. Obrigado
thoga31 Posted April 22, 2012 at 08:17 PM Report #450579 Posted April 22, 2012 at 08:17 PM Bem-vindo ao fórum, antes de mais, @pokker! Espero ver-te por aqui no Pascal mais vezes. 😛 O site do Free Pascal tem um índice de tudo 😄 Índice remissivo (procedimentos, funções, tipos, constantes...): http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/index-8.html Índice por units: http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/index.html A velhinha unit Printer ainda existe, mas nunca a utilizei: http://www.freepascal.org/docs-html/rtl/printer/index.html Cumprimentos. 🙂 Knowledge is free!
passarito Posted April 23, 2012 at 11:23 AM Report #450693 Posted April 23, 2012 at 11:23 AM Boas, No caso de impressões pela porta paralela, vulgo LPT1, até te posso ajudar com os "printer codes" para as velhinhas impressoras de agulhas e para as jacto tinta / laser que. Exemplos: Ejectar folha: writeln(lst,#12); Negrito (Agulhas): writeln(lst,#27+#69); Negrito (JT/Laser): writeln(lst,#27+#40+#115+#51+#66); Cancelar Negrito (Agulhas): writeln(lst,#27+#70); Cancelar Negrito (JT/Laser): writeln(lst,#27+#40+#115+#48+#66); Sublinhado (Agulhas): writeln(lst,#27+#45+'1'); Sublinhado (JT/Laser): writeln(lst,#27+#38+#100+#48+#68); Cancelar Sublinhado (Agulhas): writeln(lst,#27+#45+'0'); Cancelar Sublinhado (JT/Laser): writeln(lst,#27+#38+#100+#64); Apenas de notar que tens de ter no teu windows instalado uma impressora IBM ProPrinter (não sei se dará com outras, mas com esta dá e não te importes se vais imprimir em agulhas, jato de tinta ou laser) e defenir que é a impressora activa. Espero que isto nos novos S.O. funcione, pelo menos até ao 2000 funcionava! Se quizeres mais códigos diz, tenho muitos, para dar e vender LOL
pokker Posted April 23, 2012 at 02:03 PM Author Report #450719 Posted April 23, 2012 at 02:03 PM Obrigado pelas respostas, já tive a ver e a ler, estou um bocado enferrujado mas isto passa 😉
nunopicado Posted April 23, 2012 at 08:43 PM Report #450965 Posted April 23, 2012 at 08:43 PM Aproveito para sugerir uma olhada no Delphi / Lazarus. Já te permite fazer isso directamente em Windows, e a base de programação é o Pascal pelo que não será um problema de maior! No caso do Delphi (evolução do Turbo Pascal) há uma versão gratuita na net, a Delphi 7 PE. No caso do Lazarus (um clone do Delphi baseado no FreePascal), também é gratuito, e até serve como editor para o proprio freepascal. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
passarito Posted April 24, 2012 at 08:38 AM Report #451061 Posted April 24, 2012 at 08:38 AM Oh Nuno, Partilha lá esse link da versão gratuita do Delphi 7 PE. É que estou farto de "googlar" e nada.... é só crackados
pokker Posted April 24, 2012 at 11:43 AM Author Report #451095 Posted April 24, 2012 at 11:43 AM Oh Nuno, Partilha lá esse link da versão gratuita do Delphi 7 PE. É que estou farto de "googlar" e nada.... é só crackados Encontrei isto, diz que é gratuito http://delphifocus.blogspot.pt/2009/07/delphi-7-personal-official-download.html não sei se é a ultima versão ou se por ser gratuito se traz tudo ou se faltam alguns componentes.
nunopicado Posted April 24, 2012 at 10:28 PM Report #451261 Posted April 24, 2012 at 10:28 PM Pois, a grande dificuldade de o encontrar é que o site da Borland, outrora a detentora da marca Delphi, finou-se, e a Embarcadero (actual detentora do Delphi) não está a distribuir essa versão. Mas lembro-me de encontrar isso nos torrents há pouco tempo. No caso não me interessou muito, primeiro porque ainda tenho a versão que saquei quando o Delphi 7 era novidade algures num CD, e depois porque tenho acesso ao XE a nível profissional. Mas embora dificil, há-de ser encontrado! 😉 Há ainda uma versão que encontrei, a Delphi 7 Second Edition ou 7.2, que não sei se é oficial ou se é alguma invenção de algum... Entretanto, o Lazarus é bom o bastante para começar a trabalhar! 😛 Não se chega ao Delphi, mas já dá pro gasto. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
passarito Posted April 25, 2012 at 12:47 AM Report #451290 Posted April 25, 2012 at 12:47 AM Para o pessoal que gosta das superstições, será que 7 é o número que decreta o fim? Borland Pascal, o ultimo é o 7. Depois ainda fizeram o 7.1 que para o DOS era igual mas trazia a componente de programação para windows. Depois temos o Delphi. Last Good Version: 7 Será que isto também se vai alargar à M$? Se assim for o windows tem os dias contados... LOL Terá sido por esse motivo que a M$ passou do office 6 para o 2000? Aqui está um bom tema para aquelas pessoas que gostam de fazer dissertações sobre coincindencias! Desculpem o off-topic, mas teve de ser!
nunopicado Posted April 25, 2012 at 01:13 AM Report #451293 Posted April 25, 2012 at 01:13 AM hehehe Não concordo, Passarito... Olha que o Delphi XE está muito superior ao 7, em termos absolutos. Claro que, se metermos na equação o preço de um e outro, aí o 7 ganha! 😉 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
passarito Posted April 25, 2012 at 09:58 PM Report #451483 Posted April 25, 2012 at 09:58 PM eh, eh mas esse delphi não é da borland, portanto também serve para fazer especulações 😉 Mas isto era tudo em tons de brincaeira, não levem a sério.
apocsantos Posted April 26, 2012 at 08:58 AM Report #451517 Posted April 26, 2012 at 08:58 AM Bom dia, O Delphi XE é da CodeGear (antiga Borland), ou seja a Borland "mudou" de nome já faz algum tempo e agora é CodeGear, o software continua a ser desenvolvido na mesma. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"
nunopicado Posted April 26, 2012 at 02:31 PM Report #451587 Posted April 26, 2012 at 02:31 PM ApocSantos: Esqueceste-te da Embarcadero! 🙂 A Borland, em tempos, criou uma dependência chamada CodeGear, para onde passou tudo o que era programação (Pascal, Delphi e C++). Mais tarde, tudo o que era Borland passou para a CodeGear, que se tornou então a "empresa mãe". Recentemente (2010?) a CodeGear foi comprada pela Embarcadero (empresa que se dedicava a sistemas de base de dados), que assim ficou com tudo o que foi em tempos a Borland agregada ao seu grupo. Os nomes Borland e CodeGear cairam, ficando actualmente Embarcadero Delphi, Embarcadero C++ Builder e Embarcadero RAD Studio, entre outros que eles têm no portfólio, como o Rad PHP e o Prism (Delphi para .net) por exemplo. Moral da história: Com tanta mudança de nomes, o Delphi continua fiel à tradição da Borland, com qualidade, capacidade e velocidade! 😛 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
apocsantos Posted April 26, 2012 at 05:07 PM Report #451619 Posted April 26, 2012 at 05:07 PM Boa tarde, Sim @nunopicado, tens razão. Erro meu, estava com uma "dúzia" de "imbecis" ao pé de mim, nem raciocinar direito consegui, para me recordar dos vários nomes que a Borland já teve ao longo da sua história. A unica coisa que ficou por referir é que a Borland, a par com o Delphi 6 (corrige-me se me enganei), lançou o compilador e IDE Kylix, para ambientes *nix, que permitia dentro de determinadas regras desenvolver e compilar para Windows (Delphi) e *nix com Kylix, vindo a abandonar o Kylix na versão 3. (Pena que não o retomem). Agora meteram as unhas ao Oxygen da RemObjects Software. Cordiais cumprimentos, Apocsantos "A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"
bsccara Posted April 26, 2012 at 05:19 PM Report #451620 Posted April 26, 2012 at 05:19 PM Apesar disto não ter nada a ver com o OT, para a história ficar completa falta o nome Inprise, 'que a empresa anteriormente conhecida por Borland' adoptou durante um período e depois largou, voltando ao nome original. Como se os problemas da Borland fossem devidos ao nome ... Grandes CEOs
nunopicado Posted April 26, 2012 at 07:58 PM Report #451637 Posted April 26, 2012 at 07:58 PM Eiiii, é verdade, a Inprise! Foi no Delphi 7 não foi? Ou foi no 5? Nunca mais me lembrei dessa! lol Realmente, o problema deles nunca foi o nome, que aliás, era muito bem visto (Borland). Trocar foi um tiro no pé. O problema deles era falta de visão na administração. Sim, o Kylix foi uma aposta boa, pena que temporaria. No entanto, parece que vem aí a "2ª parte", segundo o roadmap da Embarcadero para o produto: http://edn.embarcadero.com/article/39934 Neste momento, já dá para criar aplicações para x32, x64 e Mac/iPhone/iPad. O Prism é o Oxygene, "remarcado" por assim dizer desde que a Embarcadero lhe pegou. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts