Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde comunidade Portugal-a-Programar,

Gostaria de saber as vossas opiniões e conselhos sobre um problema que tenho.

As minhas dúvidas resumem-se assim:

Tenho um backoffice em Delphi que envia dados através de webservice para a minha aplicação mobile desenvolvida em visual studio 2005. Esta tudo a funcionar a 100%. o problema pende-se com o facto de eu querer inovar a aplicação mobile nos Pockets.

Existe alguma forma de configurar os menus no backoffice que serão apresentados na aplicação mobile, ou seja eu definia os menus que queria que fossem apresentados na aplicação mobile e depois ao iniciar a aplicação mobile, os menus auto-construiam-se? Isso poderia ser feito através de um webService?

Com os melhores cumprimentos,

NEVINS

Posted

Até onde entendo exibir os menus dinamicamente não será problema. A questão seria mais o que o programa iria executar a cada menu, já que isto não seria possível fazer dinamicamente sem utilizar uma linguagem script e poderia causar problemas de segurança.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

Bom dia petvetbr,

Vou tentar explicar melhor o meu prolema. Na minha aplicação mobile, após efectuar o login, tenho uma tela com icons que após o utilizador clicar efectuam acções (Stocks, Movimentos, Consultas, Inventário, etc...)

O problema prende-se com o facto de alguns clientes não usarem todas as funcionalidades da aplicação mas sim apenas algumas.

Contudo têm os icons todos disponíveis a mesma porque não sei como construir um menu à medida da necessidade do cliente.

Tinha pensado criar no backoffice uma aréa de configuração para depois na aplicação apenas estar disponível os menus que o cliente deveria ter acesso.

Ou seja, a aplicação ao iniciar iria ver as definições aplicadas no backoffice e apresentava os menus em função do que estava disponivel.

Passar dados entre a aplicação mobile e backoffice ja faço através de um webservice... Mas Mesmo que consegui-se passar os dados dos icons a serem aplicados,

como é que um form no visual studio pode ser auto construido com base em informações que recebe de um webservice?

Com os melhores cumprimentos,

NEVINS

Posted

Você pode fazer da seguinte forma:

Quando o usuário faz o login, você passa via webservice quais ícones devem ser mostrados.

Na sua aplicação você constroi este painel de ícones em tempo de execução, exibindo sobre os ícones que precisar.

Como não sei como estes ícones são atualmente não tenho como te passar de detalhes de como implementar esta parte de construir o painel dinamicamente, porém, lembre-se que quando você faz uma tela utilizando as ferramentas do Visual Studio de forma visual, quando o seu código é compilado, tudo é transformado em código automaticamente. Então tudo que você pode fazer no designer, também por ser feito via código.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD