xtrm0 Posted April 21, 2012 at 03:12 PM Report #450400 Posted April 21, 2012 at 03:12 PM Boas, estou a fazer um CAS, no entanto estou com problemas com a divisao de polinomios. Estou a utilizar o algoritmo da divisao longa de polinomis. Ja fiz o seguinte, no entanto o programa tende a entrar num loop infinito. Podem-me ajudar, sff? typedef struct{ int num, den; int pos;// casos possiveis: -1 -> negativo, 1-> positivo. }fract ; typedef struct { fract quof[MAXS+1]; //os quoficientes por ordem: quof[0]-> x^0, quof[50]->x^50, ... }poly ; void div_poly(poly * a, poly * b, poly * c) { // c=(a/b) poly resto, tmp2; fract tmp, tmp1, tmp3; int i, j, k, g; init_poly(&resto); init_poly(c); init_fract(&tmp); for (g=MAXS; g>=0; g--) { if (b->quof[g].num!=0) break; } while(1) { for (k=MAXS; k>=0; k--) { if (a->quof[k].num!=0) break; } if (k<g) break; div_fract(&(a->quof[k]), &(b->quof[g]), &tmp); c->quof[g-k] = tmp; for (i=g; i>=0; i--) { mult_fract(&(b->quof[i]), &tmp, &tmp1); //c=a*b) subtr_fract(&(a->quof[i]), &tmp1, &(resto.quof[i+k-g])); //c=a-b } for (i=0; i<=MAXS; i++) { a->quof[i].num=resto.quof[i].num; a->quof[i].den=resto.quof[i].den; a->quof[i].pos=resto.quof[i].pos; } } return; } Cumprimentos, Xtrm0 <Signature goes here>
pmg Posted April 21, 2012 at 07:28 PM Report #450444 Posted April 21, 2012 at 07:28 PM No último ciclo for estás a alterar a variável "a". Parece-me errado, mas não sei se tem influência para fazer um loop infinito. De qualquer maneira sugiro que adiciones uns const na definição da função // c = a / b // return 0: ok // return 1: erro int div_poly(const poly *a, const poly *b, poly *c); What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!
xtrm0 Posted April 22, 2012 at 12:02 PM Author Report #450493 Posted April 22, 2012 at 12:02 PM Já alterei como disseste e o loop infinito continua. 😛 <Signature goes here>
bsccara Posted April 22, 2012 at 12:19 PM Report #450499 Posted April 22, 2012 at 12:19 PM A alteração que o pmg sugeriu não tem nada a ver com a ciclo infinito; apenas é boa prática quando se trabalha com ponteiros para conteúdos imutáveis. O motivo óbvio para o ciclo infinito é que a variável 'k' nunca é menor que a 'g'. Como a variável 'g' é imutável dentro do ciclo o teu problema será um de dois: a variável 'g' deveria mudar dentro do ciclo ou a variável 'k' está a ser mal actualizada, por erro no algoritmo. Como a variável 'k' é um índice para o primeiro numerador de coeficiente do polinómio 'a' com valor diferente de 0, podes ter algum erro envolvendo a actualização desse polinómio.
xtrm0 Posted April 22, 2012 at 01:05 PM Author Report #450507 Posted April 22, 2012 at 01:05 PM Obrigado. Ja corrigi. O erro estava em alterar isto: c->quof[g-k] = tmp; for (i=g; i>=0; i--) { mult_fract(&(b->quof[i]), &tmp, &tmp1); //c=a*b) subtr_fract(&(a->quof[i]), &tmp1, &(resto.quof[i+k-g])); //c=a-b } for (i=0; i<=MAXS; i++) { a->quof[i].num=resto.quof[i].num; a->quof[i].den=resto.quof[i].den; a->quof[i].pos=resto.quof[i].pos; } Para isto: c->quof[k-g] = tmp; for (i=g; i>=0; i--) { mult_fract(&(b->quof[i]), &tmp, &tmp1); subtr_fract(&(a->quof[i+k-g]), &tmp1, &(resto.quof[i+k-g])); } for (i=k; i>=k-g; i--) { a->quof[i].num=resto.quof[i].num; a->quof[i].den=resto.quof[i].den; a->quof[i].pos=resto.quof[i].pos; } Obrigado pela ajuda. Cumprimentos, Xtrm0 <Signature goes here>
Recommended Posts