joaoctm123 Posted April 21, 2012 at 03:09 PM Report #450399 Posted April 21, 2012 at 03:09 PM Boa tarde, Sei que não sou participativo no forum, mas costumo muitas vezes ver tópicos por aqui 😛 Estou a fazer um projecto de Universidade, em que é fazer uma Biblioteca. E estou com um problema, não estou a conseguir trabalhar com o ArrayList. Este ficheiro é o Biblioteca1.java Utilizador func = new Utilizador("func", "12345", "F"); func.addUtilizador(func); E o construtor de func está a funcionar bem. Agora no Utilizador.java tenho um método que adiciona para o array. private ArrayList<Utilizador> utilizadores_array = null; public Utilizador(){ utilizadores_array = new ArrayList<Utilizador>(); } public void addUtilizador(Utilizador user){ utilizadores_array.add(user); } Agora o problema é que não está a funcionar, quero adicionar o objecto func para o ArrayList utilizadores_array e não consigo, dá-me sempre este erro Exception in thread "main" java.lang.NullPointerException at Utilizador.addUtilizador(Utilizador.java:12) at Biblioteca1.main(Biblioteca1.java:14) Não sei se estou a cometer um erro ao chamar o método addUtilizador? Precisava imenso da vossa ajuda. Cumprimentos João Maia PS: É que nem dá erro de compilação
Baderous Posted April 21, 2012 at 04:36 PM Report #450414 Posted April 21, 2012 at 04:36 PM Estás a inicializar o ArrayList no construtor sem parâmetros da classe Utilizador, mas o que utilizas na Biblioteca é o construtor com parâmetros, logo ao tentares adicionar o utilizador vai dar erro porque o ArrayList ainda está a null.
joaoctm123 Posted April 22, 2012 at 04:23 PM Author Report #450536 Posted April 22, 2012 at 04:23 PM Eu fiquei durante muitos momentos a olhar para a tua resposta e não estava a conseguir perceber, mas só hoje é que a percebi, resultou. Muito Obrigado Baderous 😛
Recommended Posts