Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

tenho e fazer um trablho em octave que é o jogo do bingo/loto e ando com algumas duvidas 😄 talvez alguem me possa ajudar 😛

o que eu agora tenho de fazer é : "Implemente a função R = jogar(E,M,e) que simula o funcionamento do e-ésimo jogo e retorna os

resultados num vector R, com 4 elementos, contendo os números dos jogadores que ganharam,

respectivamente, a coluna, linha, diagonal e cartão. Utilize na sua definição as funções anteriores.

Opcionalmente, e para efeitos de monitoração, utilize a função mostra(M,E,R,e,k,i,j), que mostra

no terminal o estado da matriz M após ser sorteado o k-ésimo número da e-ésima extração E,

colocado na posição i,j de M, bem como o resultado (provisório) R."

tudo o resto para trás já esta feito, ou seja as funções anteriores k eles pedem. Neste alínea não sei bem como começar as indicações. Será k alguém me entende e me pode ajudar?

eu já comecei por fazer o seguinte :

function R = jogar(E,M,e)

R = zeros (1,4)              % resultados num vector R com 4 elementos

for z = (1:K)

mas agora nao sei como dar andamento :/

provavelmente devem achar estupido, mas é o meu primeiro ano com a programação 🙂

obrigada xD

Posted

Se releres o teu texto do ponto de vista de alguém que não leu o enunciado que indicas, rapidamente percebes que não é minimamente compreensível.

Olhando para o enunciado, a função a que te referes é a última da secção 3. Parece-me estranho que tenhas conseguido implementar todas as funções anteriores mas não tenhas ideia de como implementar esta. Sabes como funciona o jogo do bingo?

A ideia é que vão saindo números até uma pessoa ter o cartão completo. Entretanto há objectivos intermédios (ser o primeiro a completar uma linha, coluna ou diagonal no seu cartão). Como já implementaste a função que simula a extração de um número e também tens funções que verificam se uma linha, coluna, diagonal ou cartão foram terminados, a implementação é muito simples.

Tens que proceder à extração de números até um cartão estar completo. A seguir a cada número, verificas se alguém completou uma linha, coluna, diagonal ou cartão com as funções respectivas (mas só o fazes se ainda ninguém tiver completado esse objetivo, i.e. se já tiver havido um jogador que completou uma linha, não vale a pena estar a verificar se alguém completa uma linha porque já não vai ganhar nada).

Podes fazer isto eficientemente porque a função extracao devolve-te a posição i,j na matriz M do número que saiu, e as funções que verificam linhas, colunas, diagonais e cartões, recebem esta mesma posição como argumento.

Não respondo a dúvidas por mensagem.