Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas,

tenho e fazer um trablho em octave que é o jogo do bingo/loto e ando com algumas duvidas 😄 talvez alguem me possa ajudar 😛

o que eu agora tenho de fazer é : "Implemente a função R = jogar(E,M,e) que simula o funcionamento do e-ésimo jogo e retorna os

resultados num vector R, com 4 elementos, contendo os números dos jogadores que ganharam,

respectivamente, a coluna, linha, diagonal e cartão. Utilize na sua definição as funções anteriores.

Opcionalmente, e para efeitos de monitoração, utilize a função mostra(M,E,R,e,k,i,j), que mostra

no terminal o estado da matriz M após ser sorteado o k-ésimo número da e-ésima extração E,

colocado na posição i,j de M, bem como o resultado (provisório) R."

tudo o resto para trás já esta feito, ou seja as funções anteriores k eles pedem. Neste alínea não sei bem como começar as indicações. Será k alguém me entende e me pode ajudar?

eu já comecei por fazer o seguinte :

function R = jogar(E,M,e)

R = zeros (1,4)              % resultados num vector R com 4 elementos

for z = (1:K)

mas agora nao sei como dar andamento :/

provavelmente devem achar estupido, mas é o meu primeiro ano com a programação 🙂

obrigada xD

Posted

Se releres o teu texto do ponto de vista de alguém que não leu o enunciado que indicas, rapidamente percebes que não é minimamente compreensível.

Olhando para o enunciado, a função a que te referes é a última da secção 3. Parece-me estranho que tenhas conseguido implementar todas as funções anteriores mas não tenhas ideia de como implementar esta. Sabes como funciona o jogo do bingo?

A ideia é que vão saindo números até uma pessoa ter o cartão completo. Entretanto há objectivos intermédios (ser o primeiro a completar uma linha, coluna ou diagonal no seu cartão). Como já implementaste a função que simula a extração de um número e também tens funções que verificam se uma linha, coluna, diagonal ou cartão foram terminados, a implementação é muito simples.

Tens que proceder à extração de números até um cartão estar completo. A seguir a cada número, verificas se alguém completou uma linha, coluna, diagonal ou cartão com as funções respectivas (mas só o fazes se ainda ninguém tiver completado esse objetivo, i.e. se já tiver havido um jogador que completou uma linha, não vale a pena estar a verificar se alguém completa uma linha porque já não vai ganhar nada).

Podes fazer isto eficientemente porque a função extracao devolve-te a posição i,j na matriz M do número que saiu, e as funções que verificam linhas, colunas, diagonais e cartões, recebem esta mesma posição como argumento.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.