r1fleangel Posted April 21, 2012 at 12:16 AM Report #450354 Posted April 21, 2012 at 12:16 AM Boas, tenho e fazer um trablho em octave que é o jogo do bingo/loto e ando com algumas duvidas 😄 talvez alguem me possa ajudar 😛 o que eu agora tenho de fazer é : "Implemente a função R = jogar(E,M,e) que simula o funcionamento do e-ésimo jogo e retorna os resultados num vector R, com 4 elementos, contendo os números dos jogadores que ganharam, respectivamente, a coluna, linha, diagonal e cartão. Utilize na sua definição as funções anteriores. Opcionalmente, e para efeitos de monitoração, utilize a função mostra(M,E,R,e,k,i,j), que mostra no terminal o estado da matriz M após ser sorteado o k-ésimo número da e-ésima extração E, colocado na posição i,j de M, bem como o resultado (provisório) R." tudo o resto para trás já esta feito, ou seja as funções anteriores k eles pedem. Neste alínea não sei bem como começar as indicações. Será k alguém me entende e me pode ajudar? eu já comecei por fazer o seguinte : function R = jogar(E,M,e) R = zeros (1,4) % resultados num vector R com 4 elementos for z = (1:K) mas agora nao sei como dar andamento :/ provavelmente devem achar estupido, mas é o meu primeiro ano com a programação 🙂 obrigada xD
r1fleangel Posted April 21, 2012 at 04:59 PM Author Report #450416 Posted April 21, 2012 at 04:59 PM ninguem tem ideia? :s
pedrosorio Posted April 21, 2012 at 06:28 PM Report #450437 Posted April 21, 2012 at 06:28 PM Se releres o teu texto do ponto de vista de alguém que não leu o enunciado que indicas, rapidamente percebes que não é minimamente compreensível. Olhando para o enunciado, a função a que te referes é a última da secção 3. Parece-me estranho que tenhas conseguido implementar todas as funções anteriores mas não tenhas ideia de como implementar esta. Sabes como funciona o jogo do bingo? A ideia é que vão saindo números até uma pessoa ter o cartão completo. Entretanto há objectivos intermédios (ser o primeiro a completar uma linha, coluna ou diagonal no seu cartão). Como já implementaste a função que simula a extração de um número e também tens funções que verificam se uma linha, coluna, diagonal ou cartão foram terminados, a implementação é muito simples. Tens que proceder à extração de números até um cartão estar completo. A seguir a cada número, verificas se alguém completou uma linha, coluna, diagonal ou cartão com as funções respectivas (mas só o fazes se ainda ninguém tiver completado esse objetivo, i.e. se já tiver havido um jogador que completou uma linha, não vale a pena estar a verificar se alguém completa uma linha porque já não vai ganhar nada). Podes fazer isto eficientemente porque a função extracao devolve-te a posição i,j na matriz M do número que saiu, e as funções que verificam linhas, colunas, diagonais e cartões, recebem esta mesma posição como argumento. Não respondo a dúvidas por mensagem.
r1fleangel Posted April 22, 2012 at 01:07 PM Author Report #450508 Posted April 22, 2012 at 01:07 PM peço desculpa se nao é compreensivel :/ e obrigada pela resposta mas ja consegui 😛
Recommended Posts