Jump to content

Saber se um caractere é vogal ou consoante

Recommended Posts

Posted

Tenho que fazer isto

"lê um carácter e imprime "vogal" ou "consoante" de acordo com o carácter introduzido (note que programa deverá funcionar com maiúsculas e minúsculas)"

Não estou a conseguir, como sei sé é vogal ou consoante o.O ?

tenho que indicar TODOS os casos ?

Faço um switch pra saber se é a,e,i,o,u e se nao for meto logo consoante ?

Posted

Solução: vector + ciclo for + criatividade..

char vogais[] = {'a', 'e', 'i', 'o', 'u'}, ch;
bool flag = false;

scanf ("%c", &ch);
for (int k = 0; k < 5; k++)
   if (ch == vogais[k])
   {
        flag = true;
        printf ("Vogal.");
        break; 
   }

if (!flag)
   printf ("Consoante.");

here since 2009

Posted

Faço um switch pra saber se é a,e,i,o,u e se nao for meto logo consoante ?

Sim, muito boa ideia!

Mas ... e se for um espaco, ou uma virgula ...? LOL la estou eu a complicar 🙂

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Sim, muito boa ideia!

Mas ... e se for um espaco, ou uma virgula ...? LOL la estou eu a complicar 🙂

Quando o enunciado diz que apenas se vai poder imprimir "Vogal" ou "Consoante" significa que podemos excluir todos os outros caracteres.

here since 2009

Posted

Sim , é algo simples não tenho que pensar nestes casos de virgulas etc.

Local por ser um problema básico não nos é permitido usar vectores só estruturas de controle e coisas simples pk é um problema quase do inicio do semestre.

E o que disse o kingpinto de fazer um cast , não vou na mesma ter que comparar o resultado deste cast e ver se o numero é igual a um dos que correspondem as vogais na tabela ASCII ?

Posted

para evitar ter que comparar maiúsculas e minúsculas, você pode também usar as funçoes toupper ou tolower() para só ter que comparar com o código de maiúsculas e minúsculas de acordo com o que for utilizado.

http://www.tutorialspoint.com/ansi_c/c_toupper.htm

Para filtrar teclas nao alfabeticas você pode fazer uma pré-filtragem antes de entrar na sua comparacao, descartando caracteres menores que 65 e maiores que 122 (contando que você não tenha que lidar com os acentuados)

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

Os casts, em C, em muitos casos, sao desnecessarios para nao dizer errados.

O compilador faz as conversoes necessarias automaticamente.

Os casts sao necessarios apenas quando a conversao é precisa e o compilador nao "consegue adivinhar", por exemplo, para chamar funcoes declaradas em <ctype.h>

ch = toupper((unsigned char)ch);

Sem o cast, o que o compilador faria era converter directamente o valor para tipo int; com o cast faz duas conversoes: uma explicita para tipo unsigned char, e outra implicita para int.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Se não podes fazer da maneira que eu disse (o que é ridículo visto que é a maneira mais simples) vais ter que testar todos os casos. Não sei para que é que precisas de converter para um código ascii visto que um char já é um número em si.

here since 2009