Jump to content
RNRF

Restrição na "Forma de pagamento" do checkout - OPENCART

Recommended Posts

RNRF

Boa noite

Estou a usar um script e-commerce Opencart v1.5.2.1 e tenho o site para a minha empresa praticamente completo.

Apenas gostaria que me ajudassem numa situação .

No passo 5 do checkout "Forma de pagamento" tenho 3 opções : paypal / transferencia bancaria / contra-reeembolso . Gostaria de , para uma categoria de productos que tenho , restringir o modo de contra-reeembolso , mas apenas para esse certo produto / caterogia de producto .

Ou seja , a encomenda pode ter varios productos , mas ao ter apenas um producto daquela categoria deixa de ser logo possivel o envio contra-reeembolso , era so isso .

É preciso certamente algum codigo que crie uma função no checkout que quando aparece um producto que seja dessa categoria que seja impossivel pagar em contra reembolso.

Qual será o ficheiro a editar ? Talves algum destes ?

/www/ocart/catalog/view/theme/default/template/checkout/checkout.tpl

/www/ocart/catalog/controller/checkout/checkout.php

Será que alguem me pode ajudar com a função por favor ?

Muito Obrigado

RNRF

taviroquai

Fiz o download e olhei para os controladores em catalog/controller/checkout

Parece-me que no passo 5, o controlador é ControllerCheckoutPaymentMethod (payment_method.php)

Deve ser aqui que terás que consultar de novo os produtos e conforme as condições que indicaste, listar apenas os metodos de pagamento que queres, ou seja, filtrares a lista de métodos de pagamento aqui (linha 45):

$results = $this->model_setting_extension->getExtensions('payment');

RNRF

Muito Boa tarde

Agradeço desde já o tempo que reservou para o meu problema e por me ter tentando ajudar .

Ainda assim não estou a conseguir encontrar a solução para o problema pois o meu problema mesmo é o código.

$results = $this->model_setting_extension->getExtensions('payment');

que significa esta linha de codigo ?

simonoop

Viva.

Já passei por parecido.

Edita /catalog/controller/checkout/payment.php

Procura por

if ($this->request->server['REQUEST_METHOD'] == 'POST') {

e adiciona, imediatamente antes, o seguinte código:

$products = $this->cart->getProducts();
        $this->load->model('catalog/product');
        $hasTargetCat = false;
        foreach ($products as $product) {
            $temp_product_id = $product['product_id'];

$temp_categories = $this->model_catalog_product->getCategories($temp_product_id);
            foreach($temp_categories as $temp_category) {
                if($temp_category['category_id']==18)$hasTargetCat=true;
            }
        }

Substitui o 18 que aí meti hardcoded por um ou mais category_ids.

Depois procura:

if (isset($this->session->data['payment_methods'])) {
                $this->data['payment_methods'] = $this->session->data['payment_methods'];
            } else {
                $this->data['payment_methods'] = array();
            }

e adiciona imediatamente depois:

if($hasTargetCat) {
                foreach($this->data['payment_methods'] as $kpm=>$vmp) {
                    if($vmp['code']=='cod')unset ($this->data['payment_methods'][$kpm]);
                }
            }

estou a comparar o codigo do metodo de pagamento com a string "cod" que é a que identifica o core payment method "Cash On Delivery" do OC. Pode ser diferente no teu caso.

Isto foi feito um bocado de cabeça e sem ter sido muito testado mas é um bom principio.

simonoop

Basicamente o q faz este código em termos práticos ?

A primeira parte saca as categorias de cada produto presente no carrinho de compras e compara-as com as que devem eliminar o contra-reeembolso.

A segunda parte elimina o contra-reembolso da lista de métodos de pagamento se se verificar a condição hasTargetCat.

RNRF

E como é que ela sabe quais é que deve eleminar ou nao ? Como defino isso para a categoria que pretendo ?

simonoop

E como é que ela sabe quais é que deve eleminar ou nao ? Como defino isso para a categoria que pretendo ?

Hmmm... não sei se compreendi a pergunta.

No exemplo que te dei, no caso de existir algum produto da cat 18, o contra-reembolso deverá ser eliminado, log a var hasTargetCat  é alterada para true.

O segundo snippet percorre todos os métodos de pagamento e elimina o contra-reembolso... caso hasTargetCat seja true...

RNRF

desculpa , mas da parte de programação eu nao percebo quase nada.

Agradeço imenso desde ja a paciencia que estas a ter em me tentar ajudar , mas para eu conseguir por aquilo como pretendo nao vai ser muito rapido estou a ver lol . Mas pronto , so vou ter que editar o ficheiro do payment.php certo ? O codigo da categoria que vou querer alterar é a 34 entao

simonoop

(...) so vou ter que editar o ficheiro do payment.php certo ? O codigo da categoria que vou querer alterar é a 34 entao

Exacto. Atenção: isto não foi testado convenientemente... convém testar... introduzir e retirar produtos do carrinho, com utilizador logado e guest, etc.

RNRF

Boa amigo

O fiicheiro /catalog/controller/checkout/payment.php , nao existe na minha versao ,

o que eu tenho é /catalog/controller/checkout/payment_method.php , e neste nao existe o codigo

if ($this->request->server['REQUEST_METHOD'] == 'POST') {

=\

Exacto. Atenção: isto não foi testado convenientemente... convém testar... introduzir e retirar produtos do carrinho, com utilizador logado e guest, etc.

simonoop

Ainda não trabalho com essa versão... Sou um late adopter por convicção e estou à espera de deixar o pó assentar e dos outros se chatearem com hipotéticos bugs.

Assim que tiver algum tempo livre vou olhar para isso.

RNRF

Que pena nao conheceres esta versão =\ Será que no forum do Opencart me podem ajudar com isso mostrando o teu codigo ou o codigo é diferente para as novas versoes ?

simonoop

Infelizmente não faço ideia.

Vou ter de olhar para o código responsável por isso na 1.5.2.1

Calculo que não ande muito longe daquilo que fiz para a 1.5.1.x

RNRF

Eu tambem penso que nao , so talves mude os ficheiros e alguns campos de codigo , certamente ou é no cart.php ou no payment_method.php , mas entao achas que me podes ver isso para quando ? Ser-me-ia um preciosa ajuda .

Cumprimentos

simonoop

Viva.

Penso que terei tempo para ver isto durante o fim de semana. Aviso quando chegar a alguma conclusão!

simonoop

Viva.

Infelizmente não me consegui aproximar de um pc tempo suficiente durante o FDS para ver isto (a família também merece algum tempo meu :D

Vou tentar reservar uma horita para isto hoje ao final do dia.

simonoop

Como suspeitávamos, a solução para v1.5.2.1 é muito parecida:

Edita /catalog/controller/checkout/payment_method.php

Procura por

if (!empty($payment_address)) {

e adiciona, imediatamente DEPOIS, o seguinte código:

$products = $this->cart->getProducts();
        $this->load->model('catalog/product');
        $hasTargetCat = false;
        foreach ($products as $product) {
            $temp_product_id = $product['product_id'];

$temp_categories = $this->model_catalog_product->getCategories($temp_product_id);
            foreach($temp_categories as $temp_category) {
                if($temp_category['category_id']==18)$hasTargetCat=true;
            }
        }

Substitui o 18 que aí meti hardcoded por um ou mais category_ids.

Depois procura:

if (isset($this->session->data['payment_methods'])) {
            $this->data['payment_methods'] = $this->session->data['payment_methods'];
        } else {
            $this->data['payment_methods'] = array();
        }

e adiciona imediatamente depois:

if($hasTargetCat) {
                foreach($this->data['payment_methods'] as $kpm=>$vmp) {
                    if($vmp['code']=='cod')unset ($this->data['payment_methods'][$kpm]);
                }
            }

Testei e parece funcionar mas poderão existir implicações... convém testar.

RNRF

Nao funciona , alterei a categoria de produto de 18 para 34 ( que é a categoria dos produtos na qual eu quero que seja restrito o contra-reembolso )

e continua a aparecer =\