Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas tardes pessoal, eu sou novo aqui no site.

Eu estou com um problema em MATLAB onde tenho que dividir 1 sinal em segmentos de 100, e depois fazer a média de cada segmento.

Só que eu não sei como fazer a média depois de dividir o segmento.

"Divida o sinal em segmentos de 100 pontos" o sinal tem 100000 pontos mas tenho que fazer a média de 100 em 100 pontos, como poderei fazer ?

Já tentei um ciclo for, mas a questão é mesmo como fazer a média de cada ponto depois.

Posted

Dado um array, o MATLAB tem uma função que calcula a média (mean), esta função também permite calcular a média de cada uma das colunas de uma matriz. Com um ciclo for é relativamente simples fazer isso, mas também é possível fazê-lo sem ciclos (e bastante mais eficiente em MATLAB).

Se sabes que o sinal completo tem sempre 100000 pontos, vais ficar com 1000 segmentos. Uma forma de resolver o problema (sem usar ciclos) seria esta(supondo que o sinal inicialmente está na variável sinal):

//dividir o sinal em 1000 segmentos de 100 pontos cada (i.e uma matriz 100x1000 em que cada coluna é um segmento)
segmentos = reshape(sinal,100,1000); 
//calcular a média de cada uma das colunas(i.e. cada segmento de 100 pontos) usando a função mean
medias = mean(segmentos); 

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

Boa tarde,

Eu tenho uma questão em MATLAB, tenho um sinal (Biossinal) com 1*100000, eu precisava de dividir o sinal por Ensemble Averaging em segmentos de 100 pontos e fazer a média de cada 1 dos segmentos.

Como é que a utilizar um ciclo for  posso dividir o sinal de 100000 pontos em segmentos de 100 e fazer a média deles, para depois guardar e amostrar em plot todos os pontos da média, ou seja,

de 1-100 (Média 1), de 101-200(Média 2), etc... até 100000 e depois no plot demonstrar num sinal todos os pontos. eu tentei fazer por reshape:

segmentos = reshape(biossinal,100,1000);

m= (segmentos);

M=mean(m);

mas isto não faz o que eu preciso, será que alguem me pode dizer como fazer isto por ciclo for? , pois é desta maneira que o meu enunciado exige.