AndreLC Posted April 16, 2012 at 04:59 PM Report #449448 Posted April 16, 2012 at 04:59 PM Boa tarde, Hoje tive uma reunião com um cliente sobre o BackOffice que estou a desenvolver para imóveis e o cliente solicitou-me três alterações que me indignaram um pouco, pelo menos, a primeira delas: 1 - Tenho a gestão de Imóveis, Agências e Agentes Comerciais. No Front-End o cliente queria que a referência do imóvel se pudesse visualizar da seguinte maneira: ID da Agência - ID do Agente - ID do Imóvel. E eu com um INNER JOIN juntei as referências todas e tudo bem. Mas tinha percebido mal... O que o cliente pretende é mesmo na Base de Dados, num campo - por exemplo, no ID do imóvel (que actualmente está como auto increment e é chave primária) pudesse também juntamente ter os restantes id's, e justificou-se: 101-1001-40 (A agência é a número 101, o Agente 1001 e o imóvel 40), O que indica que o Agente 1001 da Agência 101 já possui 40 imóveis. Quando se registasse, por exemplo, o agente 1002, os imóveis voltavam a 1 (mas isto tudo no mesmo campo - o que me indignou): 101-1002-1 (O primeiro imóvel do Agente 1002) ... 101-1002-02 (O Segundo imóvel do Agente 1002) .... Eu refutei que como estava com auto increment não dava para fazer isso, só se não fosse auto increment e colocasse a referência à mão e o cliente excluiu essa hipótese, porque queria isto de maneira automática. Novamente, disse que isso era pouco ético, que ia contra as regras das Base de Dados e que os id's são para serem únicos, mas o cliente refere que os outros sites de imobiliárias também têm isso e então o dele também tem que ter. Que trabalham muito com essa referência e muito trabalho depende dela. Ressaltou, que como tenho, está: 101-1001-40 E depois se registasse o agente 1002 o imóvel seria o 41 101-1002-41 E que revelaria que tinha já 41 imóveis o que não é verdade! De um certo ponto aqui tem razão. Disse que nem que resolvesse com 3 Base de Dados! E agora, como resolvo isto? 2 - Quer que, por regra, os imóveis só estejam visíveis durante 60 dias no Front-End, depois desaparecem, mas não desaparecem totalmente, ficando na BD. Como procedo para elaborar isto? 3 - Ter as opções de Guardar em .pdf e o Imprimir quando se regista a ficha do imóvel (a meu ver deve ser preferível na parte de visualização da ficha do imóvel) Podem-me indicar como também posso tendo os dados na BD guardar/exportar para .pdf para que possa fazer a opção de guardar e posterior impressão? Obrigado pela ajuda, Cumprimentos, AndreLC echo ($knowledge != $sharing) ? "Serves no purpose!" : "Thank you for your help. It was very precious.";
mjamado Posted April 16, 2012 at 05:22 PM Report #449450 Posted April 16, 2012 at 05:22 PM Em primeiro lugar, nunca, nunca, nunca (já disse nunca?) discutas a estrutura da base de dados com um cliente. Ao clientes deves pedir a estrutura dos dados que ele quer ver. Como a guardas e como funciona é problema teu e só teu. E que revelaria que tinha já 41 imóveis o que não é verdade! De um certo ponto aqui tem razão. Disse que nem que resolvesse com 3 Base de Dados! E agora, como resolvo isto? Simples, não lhe mostras o ID do imóvel, mas sim um número calculado na altura da inserção que corresponde ao que ele quer (e o que ele quer é um número de ordem do imóvel por agência e agente). 2 - Quer que, por regra, os imóveis só estejam visíveis durante 60 dias no Front-End, depois desaparecem, mas não desaparecem totalmente, ficando na BD. Como procedo para elaborar isto? Ao inserir, guardas a data actual. Ao mostrar, filtras todos cuja data de inserção já foi há mais de 60 dias. 3 - Ter as opções de Guardar em .pdf e o Imprimir quando se regista a ficha do imóvel (a meu ver deve ser preferível na parte de visualização da ficha do imóvel) Podem-me indicar como também posso tendo os dados na BD guardar/exportar para .pdf para que possa fazer a opção de guardar e posterior impressão? Existem várias opções para gerar PDF sobre PHP. Pessoalmente, gosto do dompdf (google it), mas há outras. Tenho a sensação que já se discutiu isto nesta secção várias vezes. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
pedrosorio Posted April 16, 2012 at 05:23 PM Report #449451 Posted April 16, 2012 at 05:23 PM O que o cliente pretende é mesmo na Base de Dados, num campo - por exemplo, no ID do imóvel (que actualmente está como auto increment e é chave primária) pudesse também juntamente ter os restantes id's Quando se registasse, por exemplo, o agente 1002, os imóveis voltavam a 1 (mas isto tudo no mesmo campo - o que me indignou): Indignou-te? Mas o cliente é que te diz como é que desenhas a base de dados? Isso não devia ser da tua responsabilidade? Novamente, disse que isso era pouco ético, que ia contra as regras das Base de Dados e que os id's são para serem únicos, Pouco ético? xD Os id's têm que ser únicos, mas o que o cliente quer é algo que funcione, de certeza que se está a marimbar para a forma como isso aparece na base de dados. Ressaltou, que como tenho, está: 101-1001-40 E depois se registasse o agente 1002 o imóvel seria o 41 101-1002-41 E que revelaria que tinha já 41 imóveis o que não é verdade! De um certo ponto aqui tem razão. Disse que nem que resolvesse com 3 Base de Dados! E agora, como resolvo isto? Então ele tem toda a razão. Se ele quer que apareça o número da agência, o número do agente e o número de imóveis que cabem a cada agente, é isso que tens que fazer. Não tem que estar tudo no mesmo campo, isso seria ridículo. Claramente existe uma relação entre agências, agentes e imóveis que tem que estar espelhada na estrutura das tuas tabelas, parece-me bastante simples (1 agência para n agentes, 1 agente para n imóveis) e comum em bases de dados. 2 - Quer que, por regra, os imóveis só estejam visíveis durante 60 dias no Front-End, depois desaparecem, mas não desaparecem totalmente, ficando na BD. Como procedo para elaborar isto? Tens que ter um campo que guarde o momento em que os imóveis foram introduzidos na base de dados, e organizar o front-end para que apenas mostre imóveis com menos de 60 dias... 3 - Ter as opções de Guardar em .pdf e o Imprimir quando se regista a ficha do imóvel (a meu ver deve ser preferível na parte de visualização da ficha do imóvel) Podem-me indicar como também posso tendo os dados na BD guardar/exportar para .pdf para que possa fazer a opção de guardar e posterior impressão? Há muitas maneiras de fazer PDF, o próprio PHP tem isso mas há alternativas Não respondo a dúvidas por mensagem.
HappyHippyHippo Posted April 16, 2012 at 05:31 PM Report #449453 Posted April 16, 2012 at 05:31 PM só vou comentar o primeiro problema - se o cliente quer que faças o pino, tu fazes o pino, ou achas que ele tem algum problema em se virar para outra pessoa para fazer o site ??? - quando vez um mágico (ilusionista) a tirar um coelho de dentro da cartola, acreditas mesmo que o coelho está lá desde o início do espectáculo ?? o que precisas fazer é somente que apareça como ele quer, como está guardado na base de dados não é da competência do cliente. IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus
simonoop Posted April 16, 2012 at 06:20 PM Report #449460 Posted April 16, 2012 at 06:20 PM (...) - se o cliente quer que faças o pino, tu fazes o pino, ou achas que ele tem algum problema em se virar para outra pessoa para fazer o site ??? (...) +1 It's a dog's world. O que o cliente quer nem sequer é assim tão complicado. E podes fingir isso perfeitamente com mais um ou dois campos na bd....
softklin Posted April 16, 2012 at 08:38 PM Report #449469 Posted April 16, 2012 at 08:38 PM Apenas para deixar os meus 2 cêntimos sobre o primeiro caso, também sou da opinião que o cliente te pede o serviço de uma dada forma, tem de ser assim, porque é assim que ele te está a pagar para fazer. No entanto, não podes mudar o resultado final, mas podes mudar os meios para que se adequem a ambas as partes (os teus métodos de trabalho e o objetivo do cliente), é esse o caminho que tens de encontrar. Deixo apenas aqui a sugestão de criares uma tabela na base de dados, que te guarde sempre o último (ou mesmo o próximo) ID de cada imóvel de um vendedor de uma agência. Ou seja, podes manter e trabalhar o teu ID, mas acrescentas um novo ID que satisfaz o requisito do cliente. Por exemplo: UltimosImoveis idAgencia, idAgente, proximoImovel Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior, que na verdade já identificou outro imóvel anteriormente (e não seria único por esse motivo). Claro que a tabela deve ser atualizada a cada inserção. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
Etiqueta Posted April 16, 2012 at 09:29 PM Report #449476 Posted April 16, 2012 at 09:29 PM O que eu acho que tens que fazer é algo do género: if IDAgent n tiver registos IDImovel then começa no 0 Facebook: https://www.facebook.com/DeArteaZ Blog: http://arte-a-z.blogspot.com
AndreLC Posted April 16, 2012 at 10:04 PM Author Report #449479 Posted April 16, 2012 at 10:04 PM Em 16/04/2012 às 19:22, mjamado disse: Simples, não lhe mostras o ID do imóvel, mas sim um número calculado na altura da inserção que corresponde ao que ele quer (e o que ele quer é um número de ordem do imóvel por agência e agente). Como funcionaria esse número calculado, qual era a ideia mais concretamente? Em 16/04/2012 às 19:22, mjamado disse: Ao inserir, guardas a data actual. Ao mostrar, filtras todos cuja data de inserção já foi há mais de 60 dias. E guardo a data em timestamp, correcto? Como sei que já foram postos à 60 dias, qual é a função que tenho que utilizar? Em 16/04/2012 às 19:22, mjamado disse: Existem várias opções para gerar PDF sobre PHP. Pessoalmente, gosto do dompdf (google it), mas há outras. Tenho a sensação que já se discutiu isto nesta secção várias vezes. Esse dompdf não me é estranho. Obrigado pela sugestão. Em 16/04/2012 às 19:23, pedrosorio disse: Indignou-te? Mas o cliente é que te diz como é que desenhas a base de dados? Isso não devia ser da tua responsabilidade? Sim é da minha responsabilidade. Mas não posso impedir o cliente de falar nisso. Em 16/04/2012 às 19:23, pedrosorio disse: Pouco ético? xD Os id's têm que ser únicos, mas o que o cliente quer é algo que funcione, de certeza que se está a marimbar para a forma como isso aparece na base de dados. Tem que ser únicos tal e qual como referi. Sim, de facto, ele está preocupado da maneira como aparece no site, só gostava de perceber qual a melhor maneira para resolver a situação na Base de Dados. Em 16/04/2012 às 19:23, pedrosorio disse: Então ele tem toda a razão. Se ele quer que apareça o número da agência, o número do agente e o número de imóveis que cabem a cada agente, é isso que tens que fazer. Não tem que estar tudo no mesmo campo, isso seria ridículo. Claramente existe uma relação entre agências, agentes e imóveis que tem que estar espelhada na estrutura das tuas tabelas, parece-me bastante simples (1 agência para n agentes, 1 agente para n imóveis) e comum em bases de dados. Eu sei que é o que tenho que fazer, mas não estou a ver como fazer senão não perdia tempo em fazer o post. A relação que mencionaste é a relação que tenho na BD, portanto até aqui está bem, falta perceber como resolvo a restante situação… Em 16/04/2012 às 19:23, pedrosorio disse: Tens que ter um campo que guarde o momento em que os imóveis foram introduzidos na base de dados, e organizar o front-end para que apenas mostre imóveis com menos de 60 dias... A dúvida é essa como mostro os imóveis até aos tais 60 dias? Guardo em timestamp e que funções utilizo? Em 16/04/2012 às 19:23, pedrosorio disse: Há muitas maneiras de fazer PDF, o próprio PHP tem isso mas há alternativas Vou consultar, obrigado. Em 16/04/2012 às 19:31, HappyHippyHippo disse: só vou comentar o primeiro problema - se o cliente quer que faças o pino, tu fazes o pino, ou achas que ele tem algum problema em se virar para outra pessoa para fazer o site ??? - Nem uma coisa, nem outra! Tenho mesmo que o fazer não há hipótese. De qualquer maneira estou a gostar de o fazer e é natural que surjam dúvidas, devido a passar por situações que não tinha passado antes. Mas é a passar por essas situações que se evolui e quando houver uma próxima situação já saberei como ultrapassá-la. É natural se pedir ajuda e contar com a vossa colaboração. Em 16/04/2012 às 19:31, HappyHippyHippo disse: - quando vez um mágico (ilusionista) a tirar um coelho de dentro da cartola, acreditas mesmo que o coelho está lá desde o início do espectáculo ?? o que precisas fazer é somente que apareça como ele quer, como está guardado na base de dados não é da competência do cliente. - Mas, aproveitando a deixa, lá está, só gostava de perceber como proceder para colocar lá o coelho e o público pensar que foi colocado lá desde o início do espectáculo... Em 16/04/2012 às 20:20, simonoop disse: +1 It's a dog's world. O que o cliente quer nem sequer é assim tão complicado. E podes fingir isso perfeitamente com mais um ou dois campos na bd.... Como assim simonoop, podias explicar melhor? Em 16/04/2012 às 22:38, softklin disse: Apenas para deixar os meus 2 cêntimos sobre o primeiro caso, também sou da opinião que o cliente te pede o serviço de uma dada forma, tem de ser assim, porque é assim que ele te está a pagar para fazer. No entanto, não podes mudar o resultado final, mas podes mudar os meios para que se adequem a ambas as partes (os teus métodos de trabalho e o objetivo do cliente), é esse o caminho que tens de encontrar. Exacto softklin é o que estou a tentar fazer, mas como nunca fiz nada do género aqui estou para pedir ajuda. Em 16/04/2012 às 22:38, softklin disse: Deixo apenas aqui a sugestão de criares uma tabela na base de dados, que te guarde sempre o último (ou mesmo o próximo) ID de cada imóvel de um vendedor de uma agência. Ou seja, podes manter e trabalhar o teu ID, mas acrescentas um novo ID que satisfaz o requisito do cliente. Por exemplo: UltimosImoveis idAgencia, idAgente, proximoImovel Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior, que na verdade já identificou outro imóvel anteriormente (e não seria único por esse motivo). Claro que a tabela deve ser atualizada a cada inserção. Então utilizo uma tabela auxiliar, é isso? Mas não percebi muito bem o resto. Desculpa, sei que tentaste explicar da melhor maneira, mas podias explicar melhor a ideia? Obrigado. Em 16/04/2012 às 23:29, Etiqueta disse: O que eu acho que tens que fazer é algo do género: if IDAgent n tiver registos IDImovel then começa no 0 A tabela é auto increment, como colocaria a começar no 0? Obrigado a todos pela vossa ajuda e colaboração. echo ($knowledge != $sharing) ? "Serves no purpose!" : "Thank you for your help. It was very precious.";
bubulindo Posted April 16, 2012 at 11:26 PM Report #449491 Posted April 16, 2012 at 11:26 PM E guardo a data em timestamp, correcto? Como sei que já foram postos à 60 dias, qual é a função que tenho que utilizar? Eu não sou um mestre em bases de dados. Mas se procurares por DateDiff és capaz de encontrar a resposta ao que procuras. Assim de repente não me lembro se o SQL terá isso para aparecer numa query, mas se não tiver podes sempre pesquisar registos para datas > (hoje - 60 dias). Certamente que consegues fazer isso ou não? Sim é da minha responsabilidade. Mas não posso impedir o cliente de falar nisso. É um facto... mas podes perguntar ao cliente como é que ele se sentiria se tu fosses comprar um imóvel e decidisses como é que tudo ia ser feito. O que importa para ele é como aparece no site. Isso deves discutir com ele e seguir o formato pretendido. Como implementas na base de dados é problema teu e não dele. A não ser, claro, que ele saiba o que são chaves, relacões, etc... ele sabe isso tudo? Ou só sabe como quer que aparecam os números no site? Mas é a passar por essas situações que se evolui e quando houver uma próxima situação já saberei como ultrapassá-la. É natural se pedir ajuda e contar com a vossa colaboração. O que tens de aprender desta situacão é que o cliente contratou-te porque não sabe de bases de dados, servidores e páginas web. Logo quem tem de fazer esse trabalho és tu. Ele só tem de decidir o aspecto. Qualquer discussão acerca da implementacão é um beco sem saída porque vocês não falam a mesma língua. include <ai se te avio> Mãe () { }
mjamado Posted April 16, 2012 at 11:49 PM Report #449493 Posted April 16, 2012 at 11:49 PM AndreLC, se tens mesmo de fazer as perguntas que estás a fazer, não devias estar a trabalhar com clientes ainda. Fazes asneira agora, e isso pode atormentar a tua vida profissional durante anos. Posto isto... Como funcionaria esse número calculado, qual era a ideia mais concretamente? Antes de inserires, verificas qual é o número máximo existente daquela combinação de agente e agência, somas um, e guardas junto com o registo. Se não existir nenhum, é o 1. E guardo a data em timestamp, correcto? Como sei que já foram postos à 60 dias, qual é a função que tenho que utilizar? No inserir, guardas o timestamp actual, ou só a data num tipo DATE, trivial e croquetes. Ao mostrar, é tipo isto (só a parte relevante): WHERE DATEDIFF(CURDATE(), data_insercao) < 60 "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
taviroquai Posted April 17, 2012 at 12:27 AM Report #449495 Posted April 17, 2012 at 12:27 AM Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior... Isto foi a 1ª coisa que pensei quando o que descrevias sobre o que o cliente queria... Essa estrutura é uma treta, porque provavelmente, o mesmo imovelID poderá mais tarde pertencer a outro agenteID... cuidado com estes pormenores senão depois és tu que tens que andar a corrigir burrices do cliente! Essa estrutura cheira-me a algo tipo Remax onde os imóveis podem estar associados a um agente, mas se esse agente sair, o mesmo imóvel vai ficar associado a outro agente, logo esse "ID imaginário inventado" pelo cliente não faz sentido nenhum... Informa-te melhor sobre as alterações que podem surgir entre as relações imóvel, agente e agência.
ruimcosta Posted April 17, 2012 at 06:20 AM Report #449496 Posted April 17, 2012 at 06:20 AM Boas, Presumo que o que vá dizer não roce sequer a área da informática mas sim do bom senso. Quando vais a uma reunião para fazeres um trabalho, seja de que área for, o teu cliente não estará á espera que lhe expliques como funciona o motor do carro nem que matérias primas tem o tijolo! De certeza que irá querer discutir a sua utilidade para o seu objectivo. Em termos de sites, provavelmente em 90% dos teus clientes, eles não percebem nada disso e estares a massacra-los com ID's, regras de SGBD ou como criar uma classe ou função de php, além de pelos vistos teres pouca experiência estarás a expô-los ao ridículo (que ninguem gosta) já que não percebem do assunto. Ouves o pretendido, discutes pormenores de aparência, de informação disponível, usabilidade, mas nada muito técnico. A ti compete-te, em casa, com papel e caneta + computador fazeres os teus esquemas e apresentares o melhor serviços possível. Saber ouvir é muito importante. Abraços e beijinhos,Rui Costa
acao Posted April 17, 2012 at 09:47 AM Report #449504 Posted April 17, 2012 at 09:47 AM Citação de: softklin em 16 de Abril de 2012, 21:38 Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior... quanto a mim não dava a ipotese de eliminar e ficava sempre com o ultimo registo, apenas desactivava o registo. cumps acao
Etiqueta Posted April 17, 2012 at 12:02 PM Report #449513 Posted April 17, 2012 at 12:02 PM AndreLC, se tens mesmo de fazer as perguntas que estás a fazer, não devias estar a trabalhar com clientes ainda. Fazes asneira agora, e isso pode atormentar a tua vida profissional durante anos. Eu acho que este fórum serve para ajudar uma pessoa e não para a tentar mandar a baixo com este comentários desnecessários. 1º uma pessoa tem que fazer pela vida e se conseguir trabalhar na sua área melhor; 2º penso que o fórum foi feito para fazer-se criticas construtivas de forma a que a pessoa com dificuldades numa certa área, consiga, com a nossa ajuda, chegar a um resultado final aceitável. 3º ao fazer-se criticas destrutivas como esta leva a que outras pessoas façam o mesmo, o que penso que não é nada bom para quem quer aprender. Acho que neste tópico deve-se moderar mais os comentários e ajudar simplesmente. Facebook: https://www.facebook.com/DeArteaZ Blog: http://arte-a-z.blogspot.com
mjamado Posted April 17, 2012 at 12:22 PM Report #449515 Posted April 17, 2012 at 12:22 PM Eu acho que este fórum serve para ajudar uma pessoa e não para a tentar mandar a baixo com este comentários desnecessários. Não estou a tentar mandar abaixo. Mandar abaixo é assim (e isto é para ti): aprende a ler; quando aprenderes a ler com proficiência, volta a reler o meu comentário que citaste, e vais reparar que, primeiro, aquilo nem sequer é uma crítica, mas sim um conselho e, segundo, no resto do comentário respondi a todas as dúvidas. 1º uma pessoa tem que fazer pela vida e se conseguir trabalhar na sua área melhor; Se no primeiro trabalho que fizer como profissional fizer cagada das grandes, arruína a carreira para sempre, e nunca mais arranja trabalho na sua área. A preparação numa área é mais importante do que simplesmente trabalhar nessa área. 2º penso que o fórum foi feito para fazer-se criticas construtivas de forma a que a pessoa com dificuldades numa certa área, consiga, com a nossa ajuda, chegar a um resultado final aceitável. Os "resultados finais aceitáveis" atingem-se com estudo e preparação. Se dependes de um fórum para esse objectivo, já estás a fazer asneira. Este (e qualquer outro) fórum tem como intuito ensinar e guiar aprendizes pelos temas básicos e intermédios, ou discutir temas avançados entre profissionais estabelecidos; nunca levar um aprendiz pela mão desde a completa noobice até ao seu primeiro trabalho profissional. Em vários tópicos poderás encontrar vários outros membros a dizer isto: demora anos até se ser um programador digno desse nome. E só nessa altura se deverá considerar enveredar por essa carreira. 3º ao fazer-se criticas destrutivas como esta leva a que outras pessoas façam o mesmo, o que penso que não é nada bom para quem quer aprender. Mais uma vez, não é uma crítica, é um conselho. Além disso, esse conceito de crítica construtiva e destrutiva é absurdo. Uma crítica é uma crítica. As críticas "acho que estás a fazer isso mal" e "quem te ensinou a fazer isso assim devia ser espancado" contêm exactamente a mesma verdade insofismável, e se não tens capacidade de encaixe para uma crítica dessas num fórum, de certeza que não estás preparado para o mundo do trabalho, onde terás clientes, superiores e colegas a dizerem-te coisas destas, e piores, todos os dias. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.
bubulindo Posted April 17, 2012 at 01:05 PM Report #449519 Posted April 17, 2012 at 01:05 PM Não estou a tentar mandar abaixo. Mandar abaixo é assim (e isto é para ti): aprende a ler; quando aprenderes a ler com proficiência, volta a reler o meu comentário que citaste, e vais reparar que, primeiro, aquilo nem sequer é uma crítica, mas sim um conselho e, segundo, no resto do comentário respondi a todas as dúvidas. Se no primeiro trabalho que fizer como profissional fizer cagada das grandes, arruína a carreira para sempre, e nunca mais arranja trabalho na sua área. A preparação numa área é mais importante do que simplesmente trabalhar nessa área. Os "resultados finais aceitáveis" atingem-se com estudo e preparação. Se dependes de um fórum para esse objectivo, já estás a fazer asneira. Este (e qualquer outro) fórum tem como intuito ensinar e guiar aprendizes pelos temas básicos e intermédios, ou discutir temas avançados entre profissionais estabelecidos; nunca levar um aprendiz pela mão desde a completa noobice até ao seu primeiro trabalho profissional. Em vários tópicos poderás encontrar vários outros membros a dizer isto: demora anos até se ser um programador digno desse nome. E só nessa altura se deverá considerar enveredar por essa carreira. Mais uma vez, não é uma crítica, é um conselho. Além disso, esse conceito de crítica construtiva e destrutiva é absurdo. Uma crítica é uma crítica. As críticas "acho que estás a fazer isso mal" e "quem te ensinou a fazer isso assim devia ser espancado" contêm exactamente a mesma verdade insofismável, e se não tens capacidade de encaixe para uma crítica dessas num fórum, de certeza que não estás preparado para o mundo do trabalho, onde terás clientes, superiores e colegas a dizerem-te coisas destas, e piores, todos os dias. Nem mais. include <ai se te avio> Mãe () { }
Etiqueta Posted April 17, 2012 at 01:12 PM Report #449521 Posted April 17, 2012 at 01:12 PM então para ti este fórum serve única e exclusivamente para pessoas dignas de serem chamadas de programadores comunicarem, pessoas que para ti estão a iniciar, não podem vir aqui e esclarecer uma dificuldade porque para ti é nobice e um mero aprendiz. Uma pergunta: quando inicias-te não precisaste de ajuda? Dizem que dependem do fórum, mas eu só vejo este tópico como alguém que está com uma dificuldade e vem perceber se outro alguém já passou pelo mesmo e se o consegue ajuda. Ajudar não que dizer que depende do fórum assim como estás a dizer. Acho que devias olhar para ti no inicio e se também não sentidas dificuldades e precisares de algumas luzes. Facebook: https://www.facebook.com/DeArteaZ Blog: http://arte-a-z.blogspot.com
pedrosorio Posted April 17, 2012 at 01:18 PM Report #449522 Posted April 17, 2012 at 01:18 PM então para ti este fórum serve única e exclusivamente para pessoas dignas de serem chamadas de programadores comunicarem, pessoas que para ti estão a iniciar, não podem vir aqui e esclarecer uma dificuldade porque para ti é nobice e um mero aprendiz. Não foi nada disso que o mjamado disse. Disse foi que quem "se está a iniciar" e revela dificuldades em vários pontos elementares provavelmente não devia estar a lidar com clientes. Não respondo a dúvidas por mensagem.
Etiqueta Posted April 17, 2012 at 01:21 PM Report #449523 Posted April 17, 2012 at 01:21 PM isso não faz qualquer sentido. Então para vocês a pessoa devia estar fechada em casa a estudar como se programa e só depois de estar bem preparado é que avança para o mundo do trabalho? sabes se está a trabalhar mesmo ou com um estágio? com estágio ainda se está a aprender e lida-se com clientes à mesma. Mas mesmo não sendo estágio ninguém sabe tudo e consegue fazer tudo à primeira. Ao longo da vida vão sempre surgir coisas eu não vamos saber resolver logo à primeira e como disse, para isso serve o fórum, para ajudar. Facebook: https://www.facebook.com/DeArteaZ Blog: http://arte-a-z.blogspot.com
Gonka Posted April 17, 2012 at 01:38 PM Report #449528 Posted April 17, 2012 at 01:38 PM Mas no estágio "ainda" não estás por tua conta. Apartir do momento que te lanças para o mercado de trabalho há que ter consciência do que se sabe e do que se vai fazer. Vão surgir dificuldades? Claro. Mas cabe à pessoa gerir essas dificuldades. Quem sabe, talvez, ainda não estivesse completamente preparado para enfrentar clientes reais.
Recommended Posts