Jump to content

Quando o cliente nos baralha a cabeça - Ajuda em 3 situações

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

Hoje tive uma reunião com um cliente sobre o BackOffice que estou a desenvolver para imóveis e o cliente solicitou-me três alterações que me indignaram um pouco, pelo menos, a primeira delas:

1 -  Tenho a gestão de Imóveis, Agências e Agentes Comerciais.

No Front-End o cliente queria que a referência do imóvel se pudesse visualizar da seguinte maneira:

ID da Agência - ID do Agente - ID do Imóvel.

E eu com um INNER JOIN juntei as referências todas e tudo bem. Mas tinha percebido mal...

O que o cliente pretende é mesmo na Base de Dados, num campo - por exemplo, no ID do imóvel (que actualmente está como auto increment e é chave primária) pudesse também juntamente ter os restantes id's, e justificou-se:

101-1001-40 (A agência é a número 101, o Agente 1001 e o imóvel 40),

O que indica que o Agente 1001 da Agência 101 já possui 40 imóveis.

Quando se registasse, por exemplo, o agente 1002, os imóveis voltavam a 1 (mas isto tudo no mesmo campo - o que me indignou):

101-1002-1 (O primeiro imóvel do Agente 1002) ... 101-1002-02 (O Segundo imóvel do Agente 1002) ....

Eu refutei que como estava com auto increment não dava para fazer isso, só se não fosse auto increment e colocasse a referência à mão e o cliente excluiu essa hipótese, porque queria isto de maneira automática.

Novamente, disse que isso era pouco ético, que ia contra as regras das Base de Dados e que os id's são para serem únicos, mas o cliente refere que os outros sites de imobiliárias também têm isso e então o dele também tem que ter. Que trabalham muito com essa referência e muito trabalho depende dela.

Ressaltou, que como tenho, está:

101-1001-40

E depois se registasse o agente 1002 o imóvel seria o 41

101-1002-41

E que revelaria que tinha já 41 imóveis o que não é verdade! De um certo ponto aqui tem razão. Disse que nem que resolvesse com 3 Base de Dados!

E agora, como resolvo isto?

2 - Quer que, por regra, os imóveis só estejam visíveis durante 60 dias no Front-End, depois desaparecem, mas não desaparecem totalmente, ficando na BD.

Como procedo para elaborar isto?

3 - Ter as opções de Guardar em .pdf e o Imprimir quando se regista a ficha do imóvel (a meu ver deve ser preferível na parte de visualização da ficha do imóvel)

Podem-me indicar como também posso tendo os dados na BD guardar/exportar para .pdf para que possa fazer a opção de guardar e posterior impressão?

Obrigado pela ajuda,

Cumprimentos,

AndreLC

echo ($knowledge != $sharing) ? "Serves no purpose!" : "Thank you for your help. It was very precious.";

• Replies 57
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Em primeiro lugar, nunca, nunca, nunca (já disse nunca?) discutas a estrutura da base de dados com um cliente. Ao clientes deves pedir a estrutura dos dados que ele quer ver. Como a guardas e como funciona é problema teu e só teu.

E que revelaria que tinha já 41 imóveis o que não é verdade! De um certo ponto aqui tem razão. Disse que nem que resolvesse com 3 Base de Dados!

Simples, não lhe mostras o ID do imóvel, mas sim um número calculado na altura da inserção que corresponde ao que ele quer (e o que ele quer é um número de ordem do imóvel por agência e agente).

2 - Quer que, por regra, os imóveis só estejam visíveis durante 60 dias no Front-End, depois desaparecem, mas não desaparecem totalmente, ficando na BD.

Ao inserir, guardas a data actual. Ao mostrar, filtras todos cuja data de inserção já foi há mais de 60 dias.

3 - Ter as opções de Guardar em .pdf e o Imprimir quando se regista a ficha do imóvel (a meu ver deve ser preferível na parte de visualização da ficha do imóvel)

Podem-me indicar como também posso tendo os dados na BD guardar/exportar para .pdf para que possa fazer a opção de guardar e posterior impressão?

Existem várias opções para gerar PDF sobre PHP. Pessoalmente, gosto do dompdf (google it), mas há outras. Tenho a sensação que já se discutiu isto nesta secção várias vezes.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Posted

O que o cliente pretende é mesmo na Base de Dados, num campo - por exemplo, no ID do imóvel (que actualmente está como auto increment e é chave primária) pudesse também juntamente ter os restantes id's

Quando se registasse, por exemplo, o agente 1002, os imóveis voltavam a 1 (mas isto tudo no mesmo campo - o que me indignou):

Indignou-te? Mas o cliente é que te diz como é que desenhas a base de dados? Isso não devia ser da tua responsabilidade?

Novamente, disse que isso era pouco ético, que ia contra as regras das Base de Dados e que os id's são para serem únicos,

Pouco ético? xD Os id's têm que ser únicos, mas o que o cliente quer é algo que funcione, de certeza que se está a marimbar para a forma como isso aparece na base de dados.

Ressaltou, que como tenho, está:

101-1001-40

E depois se registasse o agente 1002 o imóvel seria o 41

101-1002-41

Então ele tem toda a razão. Se ele quer que apareça o número da agência, o número do agente e o número de imóveis que cabem a cada agente, é isso que tens que fazer. Não tem que estar tudo no mesmo campo, isso seria ridículo. Claramente existe uma relação entre agências, agentes e imóveis que tem que estar espelhada na estrutura das tuas tabelas, parece-me bastante simples (1 agência para n agentes, 1 agente para n imóveis) e comum em bases de dados.

Tens que ter um campo que guarde o momento em que os imóveis foram introduzidos na base de dados, e organizar o front-end para que apenas mostre imóveis com menos de 60 dias...

Há muitas maneiras de fazer PDF, o próprio PHP tem isso mas há alternativas

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

só vou comentar o primeiro problema

- se o cliente quer que faças o pino, tu fazes o pino, ou achas que ele tem algum problema em se virar para outra pessoa para fazer o site ???

- quando vez um mágico (ilusionista) a tirar um coelho de dentro da cartola, acreditas mesmo que o coelho está lá desde o início do espectáculo ?? o que precisas fazer é somente que apareça como ele quer, como está guardado na base de dados não é da competência do cliente.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p
Posted

(...)

- se o cliente quer que faças o pino, tu fazes o pino, ou achas que ele tem algum problema em se virar para outra pessoa para fazer o site ???

(...)

+1

It's a dog's world.

O que o cliente quer nem sequer é assim tão complicado. E podes fingir isso perfeitamente com mais um ou dois campos na bd....

Posted

Apenas para deixar os meus 2 cêntimos sobre o primeiro caso, também sou da opinião que o cliente te pede o serviço de uma dada forma, tem de ser assim, porque é assim que ele te está a pagar para fazer. No entanto, não podes mudar o resultado final, mas podes mudar os meios para que se adequem a ambas as partes (os teus métodos de trabalho e o objetivo do cliente), é esse o caminho que tens de encontrar.

Deixo apenas aqui a sugestão de criares uma tabela na base de dados, que te guarde sempre o último (ou mesmo o próximo) ID de cada imóvel de um vendedor de uma agência. Ou seja, podes manter e trabalhar o teu ID, mas acrescentas um novo ID que satisfaz o requisito do cliente. Por exemplo:

UltimosImoveis

idAgencia, idAgente, proximoImovel

Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior, que na verdade já identificou outro imóvel anteriormente (e não seria único por esse motivo).

Claro que a tabela deve ser atualizada a cada inserção.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted
Em 16/04/2012 às 19:22, mjamado disse:

Simples, não lhe mostras o ID do imóvel, mas sim um número calculado na altura da inserção que corresponde ao que ele quer (e o que ele quer é um número de ordem do imóvel por agência e agente).

Como funcionaria esse número calculado, qual era a ideia mais concretamente?

Ao inserir, guardas a data actual. Ao mostrar, filtras todos cuja data de inserção já foi há mais de 60 dias.

E guardo a data em timestamp, correcto? Como sei que já foram postos à 60 dias, qual é a função que tenho que utilizar?

Existem várias opções para gerar PDF sobre PHP. Pessoalmente, gosto do dompdf (google it), mas há outras. Tenho a sensação que já se discutiu isto nesta secção várias vezes.

Esse dompdf não me é estranho. Obrigado pela sugestão.

Em 16/04/2012 às 19:23, pedrosorio disse:

Indignou-te? Mas o cliente é que te diz como é que desenhas a base de dados? Isso não devia ser da tua responsabilidade?

Sim é da minha responsabilidade. Mas não posso impedir o cliente de falar nisso.

Pouco ético? xD Os id's têm que ser únicos, mas o que o cliente quer é algo que funcione, de certeza que se está a marimbar para a forma como isso aparece na base de dados.

Tem que ser únicos tal e qual como referi. Sim, de facto, ele está preocupado da maneira como aparece no site, só gostava de perceber qual a melhor maneira para resolver a situação na Base de Dados.

Então ele tem toda a razão. Se ele quer que apareça o número da agência, o número do agente e o número de imóveis que cabem a cada agente, é isso que tens que fazer. Não tem que estar tudo no mesmo campo, isso seria ridículo. Claramente existe uma relação entre agências, agentes e imóveis que tem que estar espelhada na estrutura das tuas tabelas, parece-me bastante simples (1 agência para n agentes, 1 agente para n imóveis) e comum em bases de dados.

Eu sei que é o que tenho que fazer, mas não estou a ver como fazer senão não perdia tempo em fazer o post. A relação que mencionaste é a relação que tenho na BD, portanto até aqui está bem, falta perceber como resolvo a restante situação…

Tens que ter um campo que guarde o momento em que os imóveis foram introduzidos na base de dados, e organizar o front-end para que apenas mostre imóveis com menos de 60 dias...

A dúvida é essa como mostro os imóveis até aos tais 60 dias? Guardo em timestamp e que funções utilizo?

Há muitas maneiras de fazer PDF, o próprio PHP tem isso mas há alternativas

Vou consultar, obrigado.

Em 16/04/2012 às 19:31, HappyHippyHippo disse:

só vou comentar o primeiro problema

- Nem uma coisa, nem outra! Tenho mesmo que o fazer não há hipótese. De qualquer maneira estou a gostar de o fazer e é natural que surjam dúvidas, devido a passar por situações que não tinha passado antes. Mas é a passar por essas situações que se evolui e quando houver uma próxima situação já saberei como ultrapassá-la. É natural se pedir ajuda e contar com a vossa colaboração.

Em 16/04/2012 às 19:31, HappyHippyHippo disse:

- quando vez um mágico (ilusionista) a tirar um coelho de dentro da cartola, acreditas mesmo que o coelho está lá desde o início do espectáculo ?? o que precisas fazer é somente que apareça como ele quer, como está guardado na base de dados não é da competência do cliente.

- Mas, aproveitando a deixa, lá está, só gostava de perceber como proceder para colocar lá o coelho e o público pensar que foi colocado lá desde o início do espectáculo...

Em 16/04/2012 às 20:20, simonoop disse:

+1

It's a dog's world.

O que o cliente quer nem sequer é assim tão complicado. E podes fingir isso perfeitamente com mais um ou dois campos na bd....

Como assim simonoop, podias explicar melhor?

Em 16/04/2012 às 22:38, softklin disse:

Apenas para deixar os meus 2 cêntimos sobre o primeiro caso, também sou da opinião que o cliente te pede o serviço de uma dada forma, tem de ser assim, porque é assim que ele te está a pagar para fazer. No entanto, não podes mudar o resultado final, mas podes mudar os meios para que se adequem a ambas as partes (os teus métodos de trabalho e o objetivo do cliente), é esse o caminho que tens de encontrar.

Exacto softklin é o que estou a tentar fazer, mas como nunca fiz nada do género aqui estou para pedir ajuda.

Em 16/04/2012 às 22:38, softklin disse:

Deixo apenas aqui a sugestão de criares uma tabela na base de dados, que te guarde sempre o último (ou mesmo o próximo) ID de cada imóvel de um vendedor de uma agência. Ou seja, podes manter e trabalhar o teu ID, mas acrescentas um novo ID que satisfaz o requisito do cliente. Por exemplo:

UltimosImoveis

idAgencia, idAgente, proximoImovel

Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior, que na verdade já identificou outro imóvel anteriormente (e não seria único por esse motivo).

Claro que a tabela deve ser atualizada a cada inserção.

Então utilizo uma tabela auxiliar, é isso? Mas não percebi muito bem o resto. Desculpa, sei que tentaste explicar da melhor maneira, mas podias explicar melhor a ideia?

Obrigado.

Em 16/04/2012 às 23:29, Etiqueta disse:

O que eu acho que tens que fazer é algo do género:

if IDAgent n tiver registos IDImovel

then começa no 0

A tabela é auto increment, como colocaria a começar no 0?

Obrigado a todos pela vossa ajuda e colaboração.

echo ($knowledge != $sharing) ? "Serves no purpose!" : "Thank you for your help. It was very precious.";

Posted

E guardo a data em timestamp, correcto? Como sei que já foram postos à 60 dias, qual é a função que tenho que utilizar?

Eu não sou um mestre em bases de dados. Mas se procurares por DateDiff és capaz de encontrar a resposta ao que procuras. Assim de repente não me lembro se o SQL terá isso para aparecer numa query, mas se não tiver podes sempre pesquisar registos para datas > (hoje - 60 dias). Certamente que consegues fazer isso ou não?

Sim é da minha responsabilidade. Mas não posso impedir o cliente de falar nisso.

É um facto... mas podes perguntar ao cliente como é que ele se sentiria se tu fosses comprar um imóvel e decidisses como é que tudo ia ser feito.

O que importa para ele é como aparece no site. Isso deves discutir com ele e seguir o formato pretendido. Como implementas na base de dados é problema teu e não dele. A não ser, claro, que ele saiba o que são chaves, relacões, etc... ele sabe isso tudo? Ou só sabe como quer que aparecam os números no site?

Mas é a passar por essas situações que se evolui e quando houver uma próxima situação já saberei como ultrapassá-la. É natural se pedir ajuda e contar com a vossa colaboração.

O que tens de aprender desta situacão é que o cliente contratou-te porque não sabe de bases de dados, servidores e páginas web. Logo quem tem de fazer esse trabalho és tu. Ele só tem de decidir o aspecto. Qualquer discussão acerca da implementacão é um beco sem saída porque vocês não falam a mesma língua.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

AndreLC, se tens mesmo de fazer as perguntas que estás a fazer, não devias estar a trabalhar com clientes ainda. Fazes asneira agora, e isso pode atormentar a tua vida profissional durante anos.

Posto isto...

Como funcionaria esse número calculado, qual era a ideia mais concretamente?

Antes de inserires, verificas qual é o número máximo existente daquela combinação de agente e agência, somas um, e guardas junto com o registo. Se não existir nenhum, é o 1.

No inserir, guardas o timestamp actual, ou só a data num tipo DATE, trivial e croquetes. Ao mostrar, é tipo isto (só a parte relevante):

WHERE DATEDIFF(CURDATE(), data_insercao) < 60

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Posted

Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior...

Isto foi a 1ª coisa que pensei quando o que descrevias sobre o que o cliente queria... Essa estrutura é uma treta, porque provavelmente, o mesmo imovelID poderá mais tarde pertencer a outro agenteID... cuidado com estes pormenores senão depois és tu que tens que andar a corrigir burrices do cliente!

Essa estrutura cheira-me a algo tipo Remax onde os imóveis podem estar associados a um agente, mas se esse agente sair, o mesmo imóvel vai ficar associado a outro agente, logo esse "ID imaginário inventado" pelo cliente não faz sentido nenhum... Informa-te melhor sobre as alterações que podem surgir entre as relações imóvel, agente e agência.

Posted

Boas,

Presumo que o que vá dizer não roce sequer a área da informática mas sim do bom senso.

Quando vais a uma reunião para fazeres um trabalho, seja de que área for, o teu cliente não estará á espera que lhe expliques como funciona o motor do carro nem que matérias primas tem o tijolo! De certeza que irá querer discutir a sua utilidade para o seu objectivo.

Em termos de sites, provavelmente em 90% dos teus clientes, eles não percebem nada disso e estares a massacra-los com ID's, regras de SGBD ou como criar uma classe ou função de php, além de pelos vistos teres pouca experiência estarás a expô-los ao ridículo (que ninguem gosta) já que não percebem do assunto.

Ouves o pretendido, discutes pormenores de aparência, de informação disponível, usabilidade, mas nada muito técnico. A ti compete-te, em casa, com papel e caneta + computador fazeres os teus esquemas e apresentares o melhor serviços possível.

Saber ouvir é muito importante.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Posted

Citação de: softklin em 16 de Abril de 2012, 21:38

Faço esta sugestão para não caíres na tentação de usar o MAX LIMIT 1, que devolve o último ID, seja 40 e lhe somas um, sendo o próximo 41. Mas depois tens o azar de apagar esse imóvel e criar outro por cima, que ficará com o mesmo ID 41 que o anterior...

quanto a mim não dava a ipotese de eliminar e ficava sempre com o ultimo registo, apenas desactivava o registo.

cumps

acao

Posted

AndreLC, se tens mesmo de fazer as perguntas que estás a fazer, não devias estar a trabalhar com clientes ainda. Fazes asneira agora, e isso pode atormentar a tua vida profissional durante anos.

Eu acho que este fórum serve para ajudar uma pessoa e não para a tentar mandar a baixo com este comentários desnecessários.

uma pessoa tem que fazer pela vida e se conseguir trabalhar na sua área melhor;

penso que o fórum foi feito para fazer-se criticas construtivas de forma a que a pessoa com dificuldades numa certa área, consiga, com a nossa ajuda, chegar a um resultado final aceitável.

ao fazer-se criticas destrutivas como esta leva a que outras pessoas façam o mesmo, o que penso que não é nada bom para quem quer aprender.

Acho que neste tópico deve-se moderar mais os comentários e ajudar simplesmente.

Posted
Eu acho que este fórum serve para ajudar uma pessoa e não para a tentar mandar a baixo com este comentários desnecessários.

Não estou a tentar mandar abaixo. Mandar abaixo é assim (e isto é para ti): aprende a ler; quando aprenderes a ler com proficiência, volta a reler o meu comentário que citaste, e vais reparar que, primeiro, aquilo nem sequer é uma crítica, mas sim um conselho e, segundo, no resto do comentário respondi a todas as dúvidas.

uma pessoa tem que fazer pela vida e se conseguir trabalhar na sua área melhor;

Se no primeiro trabalho que fizer como profissional fizer cagada das grandes, arruína a carreira para sempre, e nunca mais arranja trabalho na sua área. A preparação numa área é mais importante do que simplesmente trabalhar nessa área.

penso que o fórum foi feito para fazer-se criticas construtivas de forma a que a pessoa com dificuldades numa certa área, consiga, com a nossa ajuda, chegar a um resultado final aceitável.

Os "resultados finais aceitáveis" atingem-se com estudo e preparação. Se dependes de um fórum para esse objectivo, já estás a fazer asneira. Este (e qualquer outro) fórum tem como intuito ensinar e guiar aprendizes pelos temas básicos e intermédios, ou discutir temas avançados entre profissionais estabelecidos; nunca levar um aprendiz pela mão desde a completa noobice até ao seu primeiro trabalho profissional.

Em vários tópicos poderás encontrar vários outros membros a dizer isto: demora anos até se ser um programador digno desse nome. E só nessa altura se deverá considerar enveredar por essa carreira.

ao fazer-se criticas destrutivas como esta leva a que outras pessoas façam o mesmo, o que penso que não é nada bom para quem quer aprender.

Mais uma vez, não é uma crítica, é um conselho. Além disso, esse conceito de crítica construtiva e destrutiva é absurdo. Uma crítica é uma crítica. As críticas "acho que estás a fazer isso mal" e "quem te ensinou a fazer isso assim devia ser espancado" contêm exactamente a mesma verdade insofismável, e se não tens capacidade de encaixe para uma crítica dessas num fórum, de certeza que não estás preparado para o mundo do trabalho, onde terás clientes, superiores e colegas a dizerem-te coisas destas, e piores, todos os dias.

Posted

Não estou a tentar mandar abaixo. Mandar abaixo é assim (e isto é para ti): aprende a ler; quando aprenderes a ler com proficiência, volta a reler o meu comentário que citaste, e vais reparar que, primeiro, aquilo nem sequer é uma crítica, mas sim um conselho e, segundo, no resto do comentário respondi a todas as dúvidas.

Se no primeiro trabalho que fizer como profissional fizer cagada das grandes, arruína a carreira para sempre, e nunca mais arranja trabalho na sua área. A preparação numa área é mais importante do que simplesmente trabalhar nessa área.

Os "resultados finais aceitáveis" atingem-se com estudo e preparação. Se dependes de um fórum para esse objectivo, já estás a fazer asneira. Este (e qualquer outro) fórum tem como intuito ensinar e guiar aprendizes pelos temas básicos e intermédios, ou discutir temas avançados entre profissionais estabelecidos; nunca levar um aprendiz pela mão desde a completa noobice até ao seu primeiro trabalho profissional.

Em vários tópicos poderás encontrar vários outros membros a dizer isto: demora anos até se ser um programador digno desse nome. E só nessa altura se deverá considerar enveredar por essa carreira.

Mais uma vez, não é uma crítica, é um conselho. Além disso, esse conceito de crítica construtiva e destrutiva é absurdo. Uma crítica é uma crítica. As críticas "acho que estás a fazer isso mal" e "quem te ensinou a fazer isso assim devia ser espancado" contêm exactamente a mesma verdade insofismável, e se não tens capacidade de encaixe para uma crítica dessas num fórum, de certeza que não estás preparado para o mundo do trabalho, onde terás clientes, superiores e colegas a dizerem-te coisas destas, e piores, todos os dias.

Nem mais.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Posted

então para ti este fórum serve única e exclusivamente para pessoas dignas de serem chamadas de programadores comunicarem, pessoas que para ti estão a iniciar, não podem vir aqui e esclarecer uma dificuldade porque para ti é nobice e um mero aprendiz.

Uma pergunta: quando inicias-te não precisaste de ajuda?

Dizem que dependem do fórum, mas eu só vejo este tópico como alguém que está com uma dificuldade e vem perceber se outro alguém já passou pelo mesmo e se o consegue ajuda. Ajudar não que dizer que depende do fórum assim como estás a dizer.

Acho que devias olhar para ti no inicio e se também não sentidas dificuldades e precisares de algumas luzes.

Posted

então para ti este fórum serve única e exclusivamente para pessoas dignas de serem chamadas de programadores comunicarem, pessoas que para ti estão a iniciar, não podem vir aqui e esclarecer uma dificuldade porque para ti é nobice e um mero aprendiz.

Não foi nada disso que o mjamado disse. Disse foi que quem "se está a iniciar" e revela dificuldades em vários pontos elementares provavelmente não devia estar a lidar com clientes.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Posted

isso não faz qualquer sentido. Então para vocês a pessoa devia estar fechada em casa a estudar como se programa e só depois de estar bem preparado é que avança para o mundo do trabalho?

sabes se está a trabalhar mesmo ou com um estágio? com estágio ainda se está a aprender e lida-se com clientes à mesma. Mas mesmo não sendo estágio ninguém sabe tudo e consegue fazer tudo à primeira. Ao longo da vida vão sempre surgir coisas eu não vamos saber resolver logo à primeira e como disse, para isso serve o fórum, para ajudar.

Posted

Mas no estágio "ainda" não estás por tua conta. Apartir do momento que te lanças para o mercado de trabalho há que ter consciência do que se sabe e do que se vai fazer. Vão surgir dificuldades? Claro. Mas cabe à pessoa gerir essas dificuldades. Quem sabe, talvez, ainda não estivesse completamente preparado para enfrentar clientes reais.