Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá, eu queria sugestões de como organizar um motor 3D. Isto é, separar/interligar as várias partes do jogo, as parte interactiva, o motor de física, os objectos.

Se estiver a ser muito vago digam.

Cumps

Posted

Embora possa não estar a ajudar muito, acho que o melhor é começares por estudar padrões de desenhos e estruturares bem o código em UML antes de começares a programar.

Padrões que aconselho a veres:

Strategy - Muito simples e miuto útil. Resolve grande parte dos problemas de usar apontadores de funções.

Singleton - Também é um padrão bastante simples, que permite certificar que tens alguns componentes únicos (Por exemplo, para teres a certeza que o motor de fisica é o mesmo para o projecto todo e evitares problemas)

Composite - Também é um padrão bastante simples de entender (normalmente exemplifica-se com um sistema de ficheiros). É útil se quiseres fazer divisão espacial com volumes envolventes (se bem que nesse caso penso que também possas usar árvores).

Observer - Nunca implementei este padrão, mas presumo que possa dar jeito para interligar alguns elementos do motor com o motor de física/inteligência arificial/motor gráfico, para só actualizares a informação quando for necessário.

Factory Method - Dependendo do que queiras fazer isto pode dar jeito (por exemplo, se quiseres ter várias formas de gerar terrenos... É um bocado semelhante ao strategy)

Há muitos mais padrões, mas com isto já deves conseguir fazer um plano relativamente robusto de um motor.

Gostava de ajudar um pouco mais, mas como a minha experiência a construir motores também não é muita, não quero dizer asneiras.

Deixo só aqui uma dica que é repetida inumeras vezes:

Não faças motores isolados. Faz um jogo e deixa que o motor venha com ele.

MIEIC @ FEUP

http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog

Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu