Jump to content
Sign in to follow this  
catarino

Ajuda na Estruturação de um layout .

Recommended Posts

catarino

Antes de mais bom dia a todos.

A minha dúvida é a seguinte:

Como é que eu posso estruturar o layout de uma página para ficar como um portal como por exemplo o joomla

Ou seja, cabeçalho em cima, coluna esquerda com vários módulos, coluna á direita com vários módulos e o "body" ao centro.

O que devo usar?

frames? - iframe - include? css? frameset?

Ao que parece os frames já não são muito utilizados, agora usa-se os includes para chamar as outras páginas. é verdade?

Alquem me pode dar uma orientação? algum site com exemplos?

Desde já obrigado a todos.

José Lopes

Estas  a falar de coisas distintas....e embora já não mexa na coisa à algum tempo, vou acompanhando as tecnologias..

Quer-me parecer que estás um pouco baralhado com os conceitos....

Em termos de design tens essencialmente duas formas de trabalhar... ou trabalhas com tabelas, ou então com CSS...Em termos de design, o que está actualmente a dar cartas são mesmo os CSS e é isso que te recomendo vivamente. as tabelas tiveram o seu tempos áureos mas hj já são poucos os sites à séria que os utilizam...

Quanto a todos os outros elementos que referes, são formas de trazer conteúdo de outras páginas para mostrar numa única página...

Se queres que te dê a minha opinião, os includes deve ser a maneira mais flexível, já que incorporam o conteúdo que pretendes na tua página, ao passo que os outros o que fazem é mostrar outras páginas dentro da página.

Existem agora também outro tipo de linguagens javascript, ajax, jquery...bla bla bla que também tem um enorme potencial nesta função..

Adicionalmente, quase todos eles são dificiceis de controlar em termos de fluxo..e então lá temos (pode ser evitado com CSS, mas não deixa de ser uma desafio) as barras de logem oriental e vertical que dão um aspecto 5**** (estou a ser ironico obviamente) aos sites...

Mas são opiniões, todos temos o direito ;-)

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Freethetan

Boa tarde!

Primeiro de tudo, deve criar idea sobre conteudo do seu site.

A seguir, ja pode dividir o espaço de pagina com (tabels ou div), como diz José Lopes as tabelas "sairam da moda"  :confused: .

Mas isto continua ser decisão de programmador ou designer. Cada um tem o seu jeito....

Depois definir o conteudo de cada área (statico ou dinamico).

Area estática e simples um bloco de codigo(HTML) que esta a ser inserida na área predifinida

Em php isto e tipo:

...
echo "<div id='top_bar_menu'>  \n ";
require_once("$name_of_your_file_with_static_code");
echo $var_with_htmlcode_from_your_file_with_static_code;   # variavel vem do ficheiro incluido
echo "</div> \n";
....

Escolher liguagem que conhese mais e "Go on!".

Conteudo estatico:  SSI(Server Side Includes), PHP, Java, ASP  ..........................................................ect. 

Conteudo dinamico: AJAX, Java .................. etc.