Jump to content

Dúvida sobre funções ou subs

Ricardo80
 Share

Recommended Posts

Pessoal, sou iniciante na programação, faz +/- uns 2meses q estou me dedicando a programação, ja trabalho numa empresa de fabrica software, mas não como programador, e estou me aventurando nesta área, e estou me interessando pela programação, minha dúvida é a seguinte, como vocês fazem pra questão de executar seus comandos SQL, vocês tem alguma Sub ou Function pra fazer isso ou toda a vez q precisam executar algum comando sql fazem todo o processo necessário pra executar ele...não sei se consegui ser muito claro, mas é assim...aqui na empresa q eu trabalho, por exemplo tem uma função EXECUTA_SQL, que faz a conexão com o banco, faz a cunsulta e retorna num cursor ou dataset, é assim q vcs fazer ou como fazem?

Abraços as todos...

Eu diria que essa será uma metodologia a seguir....e a abordagem deverá ser essa.

Entretanto podes ler aqui um conjunto de artigos que te falam sobre o assunto (primeiro oop e depois também sobre a criação de rotinas ou métodos e o respectivo escopo.)

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Eu estou pensado em fazer algo assim...não sei se é o mais indicado ou o melhor modo...

Vou ter uma função ou sub com o nome

ExecutaSelect([CAMPOS],[CLAUSULA FROM],[sE TIVER AQUI VAI O ALIAS],[sE TIVER AQUI VAI LEFT JOIN],[sE TIVER AQUI VAI O WHERE],[sE TIVER AQUI VAI O ORDER BY],[sE TIVER AQUI VAI O GROUP BY])

Seria algo nessa linha...mas não sei como iniciar isso....

Não me parece que seja preciso chegar a esse nível pois corres o risco de ficar muito condicionado...

Fazes a função que serve para qualquer instrução de SQL.... quando muito talvez (campos, e tabela/view)...

Por exemplo, imagina que tens um distinti, ou uma função de agregação... já estoira com a metodologia que estavas a pensar...

Não..não foi o que eu disse...

podes criar uma função que resulte num comando do tipo executenonquery, e passar-lhe uma instrução de SQL directo, independentemente do tipo de operação DML (excepto select)..

Por exemplo

Função interagecomaBD (strSQL as string)

....aqui fazes tudo o que tens a faze

end função

Porque em termos de Vb usam recursos diferentes...

As que referi antes,... usam o método executenonquery, ao passo que o select utiliza o .executescalar...

pelo que não podem estar as duas opções na mesma função...a não ser que tenhas um parametro extra da operação que pretendes fazer, embora para mim já seja complicar.