Jump to content
cheires

Upload de ficheiro [Resolvido]

Recommended Posts

cheires

Olá a todos,

Estou a tentar implementar, num backofice um upload de ficheiros para o servidor, nomeadamente de fotografias.

Mas não ,me está a copiar o ficheiro para a directoria pretendida.

tenho o seguinte código dentro de um form com method POST:

HTML

<input name="ficheiro" id="ficheiro" type="file">

PHP

$path = "uploads/"; //directoria para onde serão copiadas as imagens
$nomeficheiro = $_FILES['ficheiro']['name']; //para ir buscar o nome do ficheiro
copy($_FILES['ficheiro']['name'],$path); //copia o ficheiro para a directoria, ou pelo menos devia copiar

Apenas consigo ir buscar o nome do ficheiro através do NAME, e deveria ser através do TMP_NAME

Usei o $HTML_POST_FILE, e também não funciona;

Usei a função move_uploaded_file e também não funciona.

Onde posso estar a errar?

Obrigado a todos

Abraço

--

Edit(brunoais):

• Identificação da linguagem das tags code

HappyHippyHippo

$path = "uploads/"; //directoria para onde serão copiadas as imagens
$nomeficheiro = $_FILES['fiheiro']['name']; //para ir buscar o nome do ficheiro
copy($_FILES['fiheiro']['name'],$path); //copia o ficheiro para a directoria, ou pelo menos devia copiar

1º - usa o move_uploaded_file porque o ficheiro encontrasse dentro de uma pasta de ficheiros temporários, logo nem sequer sabes onde se encontra, logo não tens o path do ficheiro temporário no servidor

2º - tens mesmo de usar o tmp_name porque o ficheiro temporário tem esse nome, caso contrário não é possivel saber que ficheiro a guardar

3º - estas a usar um caminho relativo para o local de gravação, aconselho a usar um absoluto e a verificares se o directório tem permissões de gravação

4º - não estás a dar o nome do ficheiro destino

exemplo:

$nome_ficheiro_destino = "ficheiro1";
$path = dirname(__FILE__)."/uploads/".$nome_ficheiro_destino;
move_uploaded_file($_FILES['ficheiro']['tmp_name'], $path);

--

Edit(brunoais):

• Arranjar BBCode mal usado

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

cheires

1º - usa o move_uploaded_file porque o ficheiro encontrasse dentro de uma pasta de ficheiros temporários, logo nem sequer sabes onde se encontra, logo não tens o path do ficheiro temporário no servidor

2º - tens mesmo de usar o tmp_name porque o ficheiro temporário tem esse nome, caso contrário não é possivel saber que ficheiro a guardar

3º - estas a usar um caminho relativo para o local de gravação, aconselho a usar um absoluto e a verificares se o directório tem permissões de gravação

4º - não estás a dar o nome do ficheiro destino

exemplo:

$nome_ficheiro_destino = "ficheiro1";
$path = dirname(__FILE__)."/uploads/".$nome_ficheiro_destino;
move_uploaded_file($_FILES['ficheiro']['tmp_name'], $path);

--

Edit(brunoais):

• Arranjar BBCode mal usado

1º - Eu sei disso. O $_Files['ficheiro']['name'] dá-me o noe desse ficheiro;

2 º - o TMP_NAME não me retorna nome nenhum, e o NAME retorna-me o nome do ficheiro que pretendo faze upload (bem sei que deveria obter esse nome pelo TMP_NAME);

3º - pode passar pelo caminho absoluto o problema, de facto ainda não testei isso, mas, como para fazer o import de ficheiros se pode utilizar o caminho relativo, também deveria ser o mesmo caso para gravar os ficheiros;

4º - não preciso de dar o nome do ficheiro de destino. Usando a função copy ou a função move_uploaded_files só pede o nome do ficheiro a gravar e onde gravar o ficheiro.

Obrigado pelas sugestões

AndreLC

Um reparo,

Ali na variável nomeficheiro e na função copy estás a buscar "fiheiro" em vez de "ficheiro".

echo ($knowledge != $sharing) ? "Serves no purpose!" : "Thank you for your help. It was very precious.";

cheires

Um reparo,

Ali na variável nomeficheiro e na função copy estás a buscar "fiheiro" em vez de "ficheiro".

Obrigado pelo reparo, mas foi erro ao escrever, não fiz copy/paste.

Já agora o caminho absoluto também não resolveu o problema.

HappyHippyHippo

1º - Eu sei disso. O $_Files['ficheiro']['name'] dá-me o noe desse ficheiro;

sim ... da-te o nome do ficheiro original, mas o nome do ficheiro temporário existente no servidor não é esse.

se não usares o tmp_name não existe nenhuma maneira do script php saber que ficheiro ir buscar da pool de ficheiros temporários

2 º - o TMP_NAME não me retorna nome nenhum, e o NAME retorna-me o nome do ficheiro que pretendo faze upload (bem sei que deveria obter esse nome pelo TMP_NAME);

se o tmp_name não te retorna nenhum nome é porque provavelmente terás um erro de transmissão.

verifica o campo error para verificar essa situação : $_FILES['ficheiro']['error']

este valor deverá ser 0 para nenhum erro

3º - pode passar pelo caminho absoluto o problema, de facto ainda não testei isso, mas, como para fazer o import de ficheiros se pode utilizar o caminho relativo, também deveria ser o mesmo caso para gravar os ficheiros;

sim pode ser relativo, mas é relativo ao "current working directory" que pode ser alterado a qualquer momento tornando essa solução muito "volátil"

4º - não preciso de dar o nome do ficheiro de destino. Usando a função copy ou a função move_uploaded_files só pede o nome do ficheiro a gravar e onde gravar o ficheiro.

já te disse para não usares o copy porque não sabes qual o path do ficheiro temporário no servidor !!!!

como o $_FILES['ficheiro']['tmp_name'] (ou o  $_FILES['ficheiro']['name']) só te dá o nome do ficheiro, é a mesma coisa que tentares copiar um ficheiro existente no "current working directory" com esse nome (directório diferente do directório que guarda os ficheiros temporários) para o destino.

usa o move_uploaded_file, a função existe para resolver esse prblema e não inventes, irá dar sempre problema !!!!

a solução já te foi dita. se continuares a bater no ceguinho deixarei de responder a este post ...

AndreLC

Um exemplo:

function saveUploadedFileToCurrentPHPFolder (){              
	$origin=$_FILES["ficheiro"]['tmp_name'];     //patch absoluta do ficheiro na origem
	$destination="/uploads/".$_FILES["ficheiro"]["name"];  //path relativa do ficheiro, no directório corrente
	move_uploaded_file($origin, $destination); //move o ficheiro
	return $destination;
} //saveUploadedFileToCurrentPHPFolder

$whereIsTheSavedFile = saveUploadedFileToCurrentPHPFolder('ficheiro');

Que é o mesmo que o HappyHippyHippo fez ao teu código só que organizado em função.

echo ($knowledge != $sharing) ? "Serves no purpose!" : "Thank you for your help. It was very precious.";

cheires

sim ... da-te o nome do ficheiro original, mas o nome do ficheiro temporário existente no servidor não é esse.

se não usares o tmp_name não existe nenhuma maneira do script php saber que ficheiro ir buscar da pool de ficheiros temporários

se o tmp_name não te retorna nenhum nome é porque provavelmente terás um erro de transmissão.

verifica o campo error para verificar essa situação : $_FILES['ficheiro']['error']

este valor deverá ser 0 para nenhum erro

sim pode ser relativo, mas é relativo ao "current working directory" que pode ser alterado a qualquer momento tornando essa solução muito "volátil"

já te disse para não usares o copy porque não sabes qual o path do ficheiro temporário no servidor !!!!

como o $_FILES['ficheiro']['tmp_name'] (ou o  $_FILES['ficheiro']['name']) só te dá o nome do ficheiro, é a mesma coisa que tentares copiar um ficheiro existente no "current working directory" com esse nome (directório diferente do directório que guarda os ficheiros temporários) para o destino.

usa o move_uploaded_file, a função existe para resolver esse prblema e não inventes, irá dar sempre problema !!!!

a solução já te foi dita. se continuares a bater no ceguinho deixarei de responder a este post ...

Amigo, ninguém aqui está a bater em ceguinho nenhum. Se não pretender ajudar, está no seu direito e vontade.

Apenas já tentei as soluções que apresentou e nenhuma funcionou, no meu caso.

Bem sei que como diz é a forma correcta de fazer as coisas, mas, como disse, no meu caso, não está a funcionar.

Agradeço as suas sugestões.

HappyHippyHippo

Um exemplo:

function saveUploadedFileToCurrentPHPFolder (){              
	$origin=$_FILES["ficheiro"]['tmp_name'];     //patch absoluta do ficheiro na origem
	$destination="/uploads/".$_FILES["ficheiro"]["name"];  //path relativa do ficheiro, no directório corrente
	move_uploaded_file($origin, $destination); //move o ficheiro
	return $destination;
} //saveUploadedFileToCurrentPHPFolder

$whereIsTheSavedFile = saveUploadedFileToCurrentPHPFolder('ficheiro');

Que é o mesmo que o HappyHippyHippo fez ao teu código só que organizado em função.

cuidado !!!

tens o directório de destino um caminho absoluto : "/uploads/".$_FILES["ficheiro"]["name"]

cheires

Bem, obrigado a todos pela ajuda.

Havia uma confusão com a directoria onde iria ser salvo o ficheiro, por isso não estava a funcionar.

Problema resolvido.