Jump to content

Recommended Posts

Posted

Bom Dia,

Gostava de fazer aqui uma questão no que diz respeito a programas que funcionam atraves de rede Internet, eu tenho um programa a funcionar em rede no meu escritório, mas gostava de ter esse mesmo programa em minha casa e trabalhar a partir de casa sempre que possível. O programa é feito em VB com bases de dados SQL Server.

Se alguém me puder ajudar agradeço, já pesquisei no forum, mas não consigo encontrar nada, se calhar tou a pesquisar com palavras erradas.

Cumprimentos e desde já Obrigado.

Posted

Tens duas hipóteses...

- deixas uma máquina ligada no escritório com um programa que permita o acesso remoto (TeamViewer, VNC, ....);

- pedes ao chefe para adquirir a configuração de uma VPN e passas a ligar-te por VPN.

Cumps

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Posted

Desde já o meu obrigado pela resposta.

A primeira hipotese já experimentei, mas não se torna nem muito rapida nem comoda, prefiro só utilizar essa para actualizações.

A segunda é muito vaga, é assim fui eu que fiz o programa, mas somos três socios na empresa de contabilidade, e queremos ter um servidor e trabalhar a partir de casa para esse servidor.

Uma das minhas duvidas é como consigo aceder de casa ao servidor, e será preciso alterar a minha conexão de ligação à base de dados do programa??Ou será que no programa não preciso de alterar nada??

Cumps

Posted

Ambas têm limitações, como tu referes....

Se por um lado a solução mais simples é mais lenta e comoda..também é verdade que é gratuita....

Para implementares uma VPN, tens que ter alguns conhecimentos bastante robustos. Por outro lado, esta solução implica que tenhas uma rede estruturada...mas básicamente o que precisas é:

- Endereço de IP fixo próprio (alguma operadoras oferecem um produto que emula isto com o proprio serviço, não é ip próprio fixo, mas vai dar ao mesmo...cá para mim deves perder algum desempenho)

- Servidor VPN (se tiveres rede estruturada provavelmente estará baseada em WinServer por isso já traz o serviço e é só configurar) - Tem o seu nivel de complexidade. Em alternativa podes usar um dos servidores de VPN OpenSource..

Eu acho que alguns ISP também fornece serviço VPN.

De qualquer modo, esta segunda opção não se faz com duas cantigas ;-)

PS - esqueci-me de referir, mas a segunda opção põe-te literalmente a trabalhar na rede interna da emporesa, pelo que nao deverás ter problema nenhum na aplicação.. quando muito se a tua maquina de casa nao tiver no domínio podes ter problemas ao nivel da resolução de DNS, mas funcionará certamente com endereçamento por IP.

Posted

Não dá para fazer do tipo: o servidor fica com IP fixo, e cada vez que nos queremos ligar é só fazer indicação desse IP por ex.

Também me falaram em Winsock?? Será que não pode ser solução também??

Ao fim e ao cabo é como ter um programa através uma pagina WEB onde varias pessoas podem aceder através de outros locais.

Cumps

Posted

Tudo que dizes está correcto...mas o teu endereço fixo do servidor é dentro da tua rede...nao vale para o exterior...logo é inacessivel...

Teres uma página web alojada num servidor teu, também implica ter ip fixo....e uma ligação dedicada ;-)

Posted

Bom, então pelo que percebi, o programa não precisa levar nenhuma alteração de código, preciso apenas de criar uma ligação VPN do tipo Client/Server para poderem aceder ao programa, certo?

E instalar o SQL também nos computadores que se ligam ao servidor.

Cumps

Posted

à partida penso que tendo a VPN a bombar não precisas de fazer mesmo nada... basta teres em casa uma configuração semelhante à que tens no trabalho em qualquer uma das máquinas...

a única coisa que tens que fazer é abrir a ligação VPN e a seguir trabalhar normal....

agora, dependendo das ligações que tens nos dois locais e da maneira como estiver configurada a VPN que vais ter um alto desempenho....mas dá para trabalhar...

estas são as VPN's por Software...bom mesmo são VPN's por hardware como cysco e outras assim...

qq coisa diz.

• 2 weeks later...