eskalha Posted April 11, 2012 at 07:07 PM Report #448651 Posted April 11, 2012 at 07:07 PM Boa noite. Estou com um pequeno (ou grande nem sei) problema. A minha aplicação conecta com um aparelho o clique de um botão, que chama um método Connect() com o seguinte código: public bool Connect() { bool con = false; try { // Se a porta ja está aberta, fecha if (this.serialPort1.IsOpen) { this.serialPort1.Close(); btnConn.Text = "Conectar"; } else { // configurações da porta this.serialPort1.BaudRate = baudRate; this.serialPort1.DataBits = bitsDados; this.serialPort1.StopBits = stopBits; this.serialPort1.Parity = paridade; this.serialPort1.PortName = portName; this.serialPort1.Handshake = flowCtrl; //this.serialPort1.PortName = "COM3"; // abre a porta serialPort1.Open(); serialPort1.DtrEnable = true; serialPort1.RtsEnable = true; serialPort1.DataReceived += new SerialDataReceivedEventHandler(port_DataReceived); this.Invoke(new SerialDataReceivedEventHandler(port_DataReceived)); con = true; return con; ..... Aqui tudo tranquilo, conecta. Mas depois tenho que comunicar com esse aparelho, enviando-lhe comandos, e ao clicar no botao de enviar é chamado o método EnviarDados(string texto): private void EnviarDados(string msg) { //if (CurrentDataMode == DataMode.Text) //{ // Envia texto para a porta if (serialPort1.IsOpen) { serialPort1.WriteLine(msg); // Mostra no terminal o texto do user rtbEnviar.Text += msg + "\n"; } ....... Depois, como é enviado o comando para o aparelho, estas linhas de codigo: serialPort1.DataReceived += new SerialDataReceivedEventHandler(port_DataReceived); this.Invoke(new SerialDataReceivedEventHandler(port_DataReceived)); Despoletam a chamada ao método port_DataReceived: private void port_DataReceived(object sender, EventArgs e) { // este método irá ser chamado quando existirem dados no buffer da porta Thread.Sleep(1); // se a porta for fechada, nao faz nada if (serialPort1.IsOpen) { // le todos os dados à espera no buffer //int data = serialPort1.ReadByte(); string data = serialPort1.ReadExisting(); // mostra no terminal rtbEnviar.Text += data + "\n"; ............... O meu problema é o seguinte: eu, ao enviar um comando, inserido numa textBoxt, para o aparelho, esse mesmo comando é escrito numa rich TextBox (rtbEnviar). Até aqui tudo bem, mas ao ser executado o método port_DataReceived da um erro de cross-thread na linha "rtbEnviar.Text += data + "\n"";. Diz que a rtbEnviar não pode ser acedida por uma thread além daquela pela qual foi criada. Como resolvo este problema? Se precisarem de mais esclarecimentos é só dizer. Desde já obrigado
softklin Posted April 11, 2012 at 07:46 PM Report #448663 Posted April 11, 2012 at 07:46 PM Esse erro acontece porque estás a tentar escrever numa textbox que está a correr noutra thread. Vê este artigo do MSDN, explica o erro e dá um exemplo de como resolver: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms171728%28v=vs.80%29.aspx Em alternativa, acho que se usares backgroundworkers, não te deparas com este problema. Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.
eskalha Posted April 16, 2012 at 01:07 AM Author Report #449370 Posted April 16, 2012 at 01:07 AM Podias me dar um exemplo de como se usa backgroundworkers? é que disso não percebo mesmo nada. Tive a ver noutros foruns e aconselharam criar um private delegate void teste() e depois fazer a chamada this.Invoke(new teste(port_DataReceived)) Mas dá erro, provavelmente por o método port_DataReceived receber dois parâmetros (object sender, EventArgs e) mas não percebo nada :S
Gonka Posted April 16, 2012 at 08:39 AM Report #449375 Posted April 16, 2012 at 08:39 AM BackgroundWorker worker = new BackgroundWorker(); worker.DoWork += (sender, e) => { //TODO } worker.RunWorkerCompleted += (sender, e) => { //TODO } worker.RunWorkerAsync();
Recommended Posts