Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

Eu ando um bocado atrapalhado com um problema que agora que finalizei o meu programa e quero enviar para o mercado. Eu gostava de pedir a vossa opinião para saber qual será a melhor maneira/método para ser um programa seguro, ou seja, que tenha poucos possibilidade para "hackear" ou passarem por cima da validação("Key") que eu quero que o programa peça.

Obrigado pela atenção,

Fábio Santos

Lei de Lavoisier aplicada à Informática:Na Informática nada se compra, nada se cria! Tudo se copia!

Posted

Sim consegues.

Se é uma aplicação de desktop, como parece ser, tens de ter em atenção de que poderá não haver ligação e como tal deverás contemplar uma interface manual de introdução da key.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Lembre-se também de usar algum programa que faça o código ficar menos susceptível à descompilação via o Reflector, Telerik Decompile e outros, pois nada adianta criar um mecanismo de senha se alguém consegue facilmente ver o código que valida a chave. Aqui tem uma discussão de alguns softwares que podem ser utilizados para isto.

Fernando Lage Bastos - MCP/MCTS/MCPD

Posted

Na verdade o método que quero utilizar é o utilizador inserir a key manualmente, e caso coincida com a do programa vai então registar no servidor da empresa a essa key junto com o id do pc (id do hardware). e assim mesmo que emprestem o setup do software a alguém ao colocar a key poderá coincidir mas se essa key já existir na bd da empresa então aí continuará com versão trial. Um dos problemas deste método é um cliente que tenha tudo em ordem se for alterar algum componente físico do pc (processador, etc) não irá coincidir porque altera o "id".

Não sei se entenderam, e se entenderam pedia que dessem-me a vossa opinião se pode funcionar bem ou não.

Obrigado pela atenção

Lei de Lavoisier aplicada à Informática:Na Informática nada se compra, nada se cria! Tudo se copia!

Posted

Essa questão que colocas da mudança de hardware já me aconteceu quando utilizava o Windows XP. O que fiz foi contactar o suporte da Microsoft, e eles deram-me instruções para introduzir uma nova chave de ativação do Windows.

Nesse caso, podes solicitar ao cliente que entre em contacto contigo e após confirmares, de algum modo, a compra, geras uma nova chave com o id de hardware atual e dás baixa da chave anterior. Assim, se for caso de cópia para outro computador, apenas a chave mais recente funcionará (se o computador tiver ligação à internet para verificar que a chave está em blacklist).

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Posted

mas isso normalmente acontece quando já existe muito software vendido, e assim vão pondo em blacklist as keys copiadas, mas o meu programa vai ser começado a ver e não tem o crescimento como muito softwares que andam por aí teem... qual será mesmo a melhor maneira para fazer um licenciamento para um programa?

Posted

Se encriptares a chave com AES (http://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Encryption_Standard) e guardares a chave privada do teu lado, torna-se bastante mais complexo crackar o programa, mesmo com acesso ao código.

Uma pequena nota: o receio de que alguém use o software sem pagar, embora real, é muitas vezes desproporcionado, pelo que muitas vezes vale apenas investir num modelo simples e rápido porque o rácio de custo/beneficio de implementar algo complexo não compensa.

Tenhamos em atenção de que, tipicamente, apenas o software de utilização massiva é suficientemente apelativo e por isso aparecem versões warez.

Por isso, a minha recomendação é que se implemente um mecanismo simples e rápido, a menos que o software vá ser utilizado aos milhões por esse mundo fora...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."