Jump to content
NCPereira

Transparência PicBoxes

Recommended Posts

NCPereira

Estou a fazer um jogo em VB .net e tenho uma parte onde tenho 2 Picture Boxes, uma para o boneco controlado pelo jogador e outro para uma ponte.

Tinha a imagem do boneco com fundo branco, ficando mal quando atravessava a ponte, por isso editei a imagem para ficar sem fundo e ativei a transparência na PicBox mas continuava a branco.

Foi então que li na net que a transparência da PicBox é relativa ao formulário (que tem fundo branco) e não aos outros objetos.

Que soluções tenho para que a imagem do boneco fique direita ao passar pela ponte?

PS: Editar a imagem do boneco para que includa lá a ponte por trás não é opção porque desta forma ia ter de fazer mais cerca de 200 imagens.

Obrigado desde já.

ribeiro55

Tem de ser mesmo em WinForms?

Poderias manter o VB e utilizar a XNA. WinForms não são desenhadas para este fim.

De qualquer das formas, sem entrar em complicações, a forma mais fácil que tens de obteres o que pretendes é desenhando as imagens, já com a transparência (PNG), directamente na superfície do form, na ordem que pretendes (via GDI+).

A transparência dos controlos é, de facto, referente apenas ao fundo do container.

Saiu alguma informação relativamente a GDI+ na edição 31 da revista PROGRAMAR, pág. 36:

http://www.revista-programar.info/?action=editions&type=viewmagazine&n=31

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

NCPereira

Pois, foi o que eu tinha pensado, só não sabia se havia outra forma.

Quanto ao XNA, não sei C#, só C e não muito.

ribeiro55

Eu disse: "poderias manter o VB".

XNA já suporta VB :)

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

NCPereira

Eu disse: "poderias manter o VB".

XNA já suporta VB :D

Não sei se devo colocar isto aqui, já me estou a desviar do assunto inicial um pouco, mas pode me explicar melhor o XNA e como o posso utilizar em VB? E ainda como o devo começar a usar e algumas dicas?

Obrigado