NCPereira Posted April 11, 2012 at 03:11 PM Report #448611 Posted April 11, 2012 at 03:11 PM Estou a fazer um jogo em VB .net e tenho uma parte onde tenho 2 Picture Boxes, uma para o boneco controlado pelo jogador e outro para uma ponte. Tinha a imagem do boneco com fundo branco, ficando mal quando atravessava a ponte, por isso editei a imagem para ficar sem fundo e ativei a transparência na PicBox mas continuava a branco. Foi então que li na net que a transparência da PicBox é relativa ao formulário (que tem fundo branco) e não aos outros objetos. Que soluções tenho para que a imagem do boneco fique direita ao passar pela ponte? PS: Editar a imagem do boneco para que includa lá a ponte por trás não é opção porque desta forma ia ter de fazer mais cerca de 200 imagens. Obrigado desde já.
ribeiro55 Posted April 11, 2012 at 03:20 PM Report #448613 Posted April 11, 2012 at 03:20 PM Tem de ser mesmo em WinForms? Poderias manter o VB e utilizar a XNA. WinForms não são desenhadas para este fim. De qualquer das formas, sem entrar em complicações, a forma mais fácil que tens de obteres o que pretendes é desenhando as imagens, já com a transparência (PNG), directamente na superfície do form, na ordem que pretendes (via GDI+). A transparência dos controlos é, de facto, referente apenas ao fundo do container. Saiu alguma informação relativamente a GDI+ na edição 31 da revista PROGRAMAR, pág. 36: http://www.revista-programar.info/?action=editions&type=viewmagazine&n=31 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
NCPereira Posted April 11, 2012 at 04:13 PM Author Report #448622 Posted April 11, 2012 at 04:13 PM Pois, foi o que eu tinha pensado, só não sabia se havia outra forma. Quanto ao XNA, não sei C#, só C e não muito.
ribeiro55 Posted April 11, 2012 at 07:10 PM Report #448653 Posted April 11, 2012 at 07:10 PM Eu disse: "poderias manter o VB". XNA já suporta VB 🙂 Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
NCPereira Posted April 12, 2012 at 06:21 PM Author Report #448825 Posted April 12, 2012 at 06:21 PM Eu disse: "poderias manter o VB". XNA já suporta VB 😄 Não sei se devo colocar isto aqui, já me estou a desviar do assunto inicial um pouco, mas pode me explicar melhor o XNA e como o posso utilizar em VB? E ainda como o devo começar a usar e algumas dicas? Obrigado
ribeiro55 Posted April 17, 2012 at 11:47 PM Report #449643 Posted April 17, 2012 at 11:47 PM Dá uma vista de olhos nesta edição da revista PROGRAMAR (34) Sérgio Ribeiro "Great coders aren't born. They're compiled and released""Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"
Recommended Posts