Jump to content

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal

Precisava de ajuda a resolver o problema neste trigger.

Pretendo verificar se o valor IVA é diferente de 0.06, 0.13 ou 0.23. Criei este trigger para verificar e em caso de o valor ser diferente dar a mensagem de erro "Taxa de IVA errada."

Porem, o que acontece é que o trigger dá sempre erro e não consigo descobrir o problema.  :wallbash:

Alguém pode ajudar-me?

CREATE TRIGGER ValidaProduto BEFORE INSERT ON Produto
FOR EACH ROW
BEGIN
DECLARE DADOS_INVALIDOS CONDITION FOR SQLSTATE '45004';
/* ---------------------------------------------------- Verifica a taxa de IVA  */ 
IF NEW.IVA <> 0.06 AND NEW.IVA <> 0.13 AND NEW.IVA <> 0.23 THEN 
	SIGNAL DADOS_INVALIDOS
	SET MESSAGE_TEXT = 'Taxa de IVA errada.';
END IF;
END//

Posted

Se multiplicares por 100 e comparares dois numeros inteiros continua a acontecer?

Pergunto porque, possivelmente, os valores 0.06, 0.13, e 0.23 nao sao completamente representaveis em binario --- sendo qualquer coisa como 0.1299999999999999998564352.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Posted

Depois do esclarecimento anterior ocorre-me perguntar-te, qual o formato dos dados dos campos que utilizas para guardar o IVA, é que essa comparação só vai funcionar se os campos forem numéricos... caso contrário vai estourar porque ele não aceita essa comparação para strings...

PS - isso dá alguma mensagem de erro?

Quando te pedirem peixe.... ensina-os a Pescar!!Hum..lálálálá!!

Posted

Depois do esclarecimento anterior ocorre-me perguntar-te, qual o formato dos dados dos campos que utilizas para guardar o IVA, é que essa comparação só vai funcionar se os campos forem numéricos... caso contrário vai estourar porque ele não aceita essa comparação para strings...

PS - isso dá alguma mensagem de erro?

O formato é float e não dá erro nenhum, só diz "Taxa de IVA errada.", só que essa mensagem só deveria aparecer quando o valor não fosse um desses três.

Posted

Então essa condição é impossível..repara lá bem... tu queres que o IVa responda a TODOS os teus critérios....

Parece-me que isso resultará com or's...

Posted

Se multiplicares por 100 e comparares dois numeros inteiros continua a acontecer?

Pergunto porque, possivelmente, os valores 0.06, 0.13, e 0.23 nao sao completamente representaveis em binario --- sendo qualquer coisa como 0.1299999999999999998564352.

Mesmo multiplicando por 100 continua com o mesmo erro de validação.

Posted

Experimenta:

FOR EACH ROW
BEGIN
        /* ---------------------------------------------------- Verifica a taxa de IVA  */ 
        IF (NEW.IVA <> 0.06 OR NEW.IVA <> 0.13 OR NEW.IVA <> 0.23) THEN 
                SIGNAL DADOS_INVALIDOS
        END IF;
END//

Posted

Então essa condição é impossível..repara lá bem... tu queres que o IVa responda a TODOS os teus critérios....

Parece-me que isso resultará com or's...

A condição não é impossível, pois a mesma está a ocorrer e só o deveria fazer quando NEW.IVA não fosse igual a uma das três condições.

Já testei a condição em C e funciona, em MySQL não consigo que funcione.

Posted

Experimenta:

FOR EACH ROW
BEGIN
        IF (NEW.IVA <> 0.06 OR NEW.IVA <> 0.13 OR NEW.IVA <> 0.23) THEN 
                SIGNAL DADOS_INVALIDOS
        END IF;
END//

Continua com o mesmo problema...

Posted

Experimenta usar inteiros para isso.

Agora muda isso tudo para inteiro (não só multiplicar por 100) (inclui a coluna da tabela).

FOR EACH ROW
BEGIN
        IF (NEW.IVA <> 6 AND NEW.IVA <> 13 AND NEW.IVA <> 23) THEN 
                SIGNAL DADOS_INVALIDOS
        END IF;
END//

Com OR e <> ele retorna sempre true.

Com AND e = ele retorna sempre false.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

Posted

Infelizmente não posso mudar para inteiro, tenho que seguir as seguintes regras:

singular, obrigatório, formato: em percentagem, regra de validação: um de {0.06, 0.13, 0.23} (ie, 6, 13 ou 23%), valor pré-definido: 0,23 (ie, 23%)

Posted

podes sempre tentar fazer round dos valores para perceber se o problema é do valor novo:

FOR EACH ROW
BEGIN
        IF Round(NEW.IVA*100) = 6 OR Round(NEW.IVA*100) = 13 OR Round(NEW.IVA*100) = 23 THEN 
                SIGNAL DADOS_INVALIDOS
        END IF;
END//

Posted

podes sempre tentar fazer round dos valores para perceber se o problema é do valor novo:

FOR EACH ROW
BEGIN
        IF Round(NEW.IVA*100) = 6 OR Round(NEW.IVA*100) = 13 OR Round(NEW.IVA*100) = 23 THEN 
                SIGNAL DADOS_INVALIDOS
        END IF;
END//

Também já tinha tentado essa possibilidade e não funcionou.

Entretanto já resolvi o problema, alterei a formatação do IVA na tabela de float para float(3,4).

Assim passou a funcionar.

Quero deixar aqui o meu agradecimento a todos os que me tentaram ajudar.

Posted

Um pequeno à parte, não verifiques isso de forma hard coded.

Verifica contra uma tabela de valores uma vez que o IVA muda de tempos a tempos.

Algo do tipo:

select count(*) from tabela_iva where valor = NEW.IVA

E se o valor for > 0, então o IVA é válido. Podes até complementar com intervalos de data, do género: o IVA é válido se a data de compra do produto se enquadra no intervalo de datas de validade do IVA.

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Caro M6,

Uma boa programação seria fazer como dizes, só que neste caso eu tenho que seguir regras do enunciado e no qual a finalidade era verificar os meus conhecimentos de trigger's